Festival Transatlântico de Fotografia 2019

Salvador recebe, neste mês em que comemora 470 anos, o Festival Transatlântico de Fotografia. A mostra vai reunir, entre os próximos dias 21 e 24, na Casa de Castro Alves (Rua do Passo, 52), uma exposição com fotografias dos artistas Claudia Andujar, Mario Cravo Neto e Miguel Rio Branco, além de imagens do século XIX produzidas pelos fotógrafos Marc Ferrez e Alberto Henschel, que integram o acervo do Instituto Moreira Salles.

Com o patrocínio da Prefeitura, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur), e da Caixa Econômica Federal, o festival é a primeira atividade do Instituto Mario Cravo Neto (IMCN) voltada para o público, desde a fundação da instituição, em 2017. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. O acesso às palestras está limitado à capacidade das igrejas que sediarão os encontros.

“O festival nasce com o objetivo de fortalecer nossa plataforma de eventos, diversificando as atividades voltadas para a economia criativa da cidade. Acreditamos na fotografia como plataforma de transformação e uma área especial de arte. O incentivo é essencial para o desenvolvimento dessa plataforma, assim como para inspirar os novos talentos”, diz o presidente da Saltur, Isaac Edington.

Atividades – Na abertura, que acontece às 19h do dia 21, também será lançado o I Prêmio Mario Cravo Neto de Fotografia. A ação vai dar incentivo a um fotógrafo brasileiro ou naturalizado para realizar um projeto fotográfico que será apresentado ao IMCN. “O Festival Transatlântico e o Prêmio Mario Cravo Neto de Fotografia são os primeiros passos para recolocar Salvador na cena nacional como o centro das artes visuais”, afirma o gestor do IMCN, Christian Cravo.

Além da exposição, que poderá ser visitada diariamente das 10h às 19h, haverá um ciclo de palestras com a participação de nomes da cena contemporânea da fotografia, propondo um diálogo sobre o homem transatlântico. Ainda como parte do evento, na escadaria da Igreja do Passo, também no Pelourinho, será montada uma exposição de retratos colorizados do Nordeste, que integram o acervo do colecionador Titus Riedl. As imagens expostas serão ampliadas no formato 2m x 3m.

As palestras terão como foco temas que vão da fotografia do cinema à etnografia. Dentre os convidados estão os cineastas Sergio Machado e Marco Del Fiol; a curadora geral do Festival de Arte Contemporânea Sesc-Videobrasil, Solange Farkas; Raquel Rezende, do Instituto Moreira Salles; Silvio Frota, diretor do Museu da Fotografia de Fortaleza; Titus Riedl, dono da maior coleção do Brasil de retratos pintados do Nordeste; Lázaro Roberto, do Zumvi – arquivo fotográfico que reúne a memória do povo negro da Bahia; Walmyra Albuquerque, professora do Departamento de História da UFBA; João Machado, fotógrafo que registra as tradições do sertão baiano e Rodrigo Rossoni, professor da Facom/Ufba e criador do projeto LAB/Foto.

Programação:
  • 21/3 (quinta-feira)
    • 19h – Abertura do festival com coquetel e lançamento do I Prêmio Mario Cravo Neto de Fotografia
  • 22/3 (sexta-feira)
    • 10h30 – Palestra com Christian Cravo e Solange Farkas – “O acervo do Instituto Mario Cravo Neto”
    • 15h – Palestra com o cineasta Sérgio Machado – “A identidade visual dos filmes de Sergio Machado calcados na cultura baiana”
    • 17h – Mesa redonda com Raquel Rezende (IMS), Lázaro Roberto (Zumvi) e Walmyra Albuquerque (Ufba) – “O acervo do Instituto Moreira Salles e a parceria com o IMCN”
  • 23/3 (sábado)
    • 10h30 – Palestra com o fotógrafo João Machado – “Registro fotográfico das tradições do sertão”
    • 15h – Palestra com Silvio Frota – “O trabalho do Museu da Fotografia de Fortaleza”
    • 17h – Palestra com Marco Del Fiol, diretor do documentário “Cravos”
  • 24/3 (domingo)
    • 10h30 – Palestra com Rodrigo Rossoni – Apresentação do projeto LABFOTO da Faculdade de Comunicação da Ufba
    • 15h – Palestra com Titus Riedl – “Tradição dos retratos pintados do Nordeste”
    • 17h – Palestra com o fotógrafo Pedro Vasquez – “A obra de Miguel Rio Branco”

Entre os destaques da exposição do @festivaltransatlantico está uma série de retratos produzidos por Marc Ferrez na segunda metade do século XIX na Bahia. A palestra da pesquisadora do Instituto Moreira Salles sobre este conjunto será no dia 23 de março, na Igreja do Passo (ao lado da Casa de Castro Alves), às 15h30.

Festival Transatlântico de Fotografia 2019

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.