Desde o início da atual gestão do prefeito ACM Neto, a Prefeitura já entregou 152 geomantas com investimento de R$ 14 milhões através da Defesa Civil de Salvador (Codesal) e estima autorização para execução de mais 28. A prefeitura investiu R$ 62.296,42 na execução desta obra, para que os moradores tenham maior segurança, principalmente no período de chuvas.
Reis ressaltou a importância dos investimentos municipais em obras e ações para proteger a população que mora em áreas de risco na cidade. Ele reforçou que a prefeitura tem trabalhado nestas regiões não apenas no período de chuva.
Casado e pai de dois filhos, o corretor de imóveis, Antônio de Jesus, 49 anos, é nascido e criado na Vila Matos. Ele conta que a obra de intervenção veio para mudar a vida dos moradores.
“Aqui era uma área de muito risco. Nós cobrávamos bastante por essa intervenção e agora ela aconteceu, só temos que agradecer. Graças a Deus não chegou a cair nenhuma casa por aqui, mas sempre tínhamos aquela aflição e o medo de acontecer algo”, contou Antônio.
Para a autônoma Dalmireide de Jesus, 43, moradora do bairro desde a infância, a entrega da geomanta na comunidade é motivo para comemoração. “Temos que comemorar, porque realmente ficou muito bom. Aqui antes estava muito perigoso, um vizinho já chegou a cair uma vez e machucou a perna”, revelou Dalmireide.
O que são as geomantas?
Geomantas são sistemas permeáveis de estrutura tridimensional ou bidimensional utilizadas no revestimento de solos para reforçar e proteger a vegetação da ação de intempéries em áreas suscetíveis à erosão. Podem ser aplicadas tanto em taludes como em áreas planas de aterros e cortes de rodovias e ferrovias, taludes de canais, rios e lagoas, taludes de pilhas de minérios e em coberturas de aterros sanitários e industriais, entre outros.
Leia matéria completa no Correio 24h.
Leia matéria completa no Correio 24h.