Haverá premiação em três categorias: ensaio fotográfico e de reconstrução histórica com o tema Ancestralidade e Representação; ensaio fotográfico Documental de tema livre; e ensaio de Inovação e Experimentação fotográfica, tema livre.
O fotógrafo vencedor de cada categoria receberá premiação pecuniária de R$ 30 mil. Além destes, outros 12 serão selecionados para compor o Catálogo do Prêmio e participar da Exposição Coletiva que acontecerá em Salvador.
A premiação visa incentivar, valorizar e divulgar os trabalhos fotográficos que tenham se destacado no cenário nacional e que sejam inéditos. Até agora, 165 candidatos de quase todos os estados do país já se inscreveram nesta edição.
Inscrição – A primeira etapa da inscrição é online através da página de editais do site da Funceb www.fundacaocultural.ba.gov.br. Em seguida, o candidato deve enviar à Funceb, em meio físico e envelope lacrado, os ensaios fotográficos a serem inscritos, devidamente identificados com o nome do autor, técnica e título, sendo este último opcional. As fotografias devem ter no máximo formato 20x30 centímetros, impressas em material de preferência do candidato
Resultado - A lista com as propostas habilitadas será divulgada em 10 de junho no site da Funceb. Os candidatos que tiverem as propostas indeferidas podem solicitar recurso até o dia 15 de junho. O resultado final será divulgado 30 dias após expiração do prazo de recurso.