Criada para preservar a história é a memória de Nelson Maleiro, considerado o primeiro artista negro protagonista do Carnaval de Salvador a “Associação dos Amigos de Nelson Maleiro”, completa 23 anos neste mês de agosto. Para celebrar a data, a instituição mandará celebrar na Igreja de São Pedro, (Piedade) uma missa, no próximo dia 28, às 15h. Foi de autoria desse artista o carro alegórico do último desfile do Bando Anunciador realizado no Rio Vermelho em 1972.
Nascido no distrito de Santo Amaro da Purificação, hoje cidade de Saubara, Nelson Maleiro, que ficou conhecido como “O Gigante de Bagdá” mantinha na Barroquinha a sua oficina multiuso de investigação musical e pedagógica sendo a primeira do gênero na cidade na década 30 e foi sem dúvida p percussionista que revolucionou o Carnaval de Salvador. Colecionou cinquenta e três Carnavais. Em 1953 criou o Bloco MERCADORES DE BAGDÁ e em 1959 os CAVALHEIROS DE BAGDÁ.Nelson Maleiro morreu em 9 de junho de 1982, aos 73 anos,
Associação foi fundada em 96 na Cantina da Lua
Os irmãos Ivan Lima e Ivete Lima, esta afilhada de batismo do artista, em 28.08.1996, com mais 10 ( dez) amigos fundaram a Associação na Cantina da Lua , com o objetivo de preservar a memória do Músico e Carnavalesco divulgando sua obra. Durante os 23 anos a Associação tem atuado pelo reconhecimento da importância de Nelson Maleiro no cenário cultural e artístico da Bahia, e em especial de Salvador.
Nesses anos de luta para preservar o legado do "Gigante de Bagdá" Associação obteve alguns resultados positivos a exemplo do nome de Nelson Maleira para um logradouro no Bairro do Curuzu, Projeto de Lei do Vereador Germano Tabacof em 1996, além de outras ações afirmativas, entre elas Trabalho Acadêmico do Prof. LÉO MENDES, em sua Pós Graduação em Estudos Liniguísticos, na UFBA “Nelson Maleiro “O Gigante” da Mil e uma Criações, em 2004; Sessão Especial na Câmara de Vereadores pelo Centenário de Nascimento, em 2010, O Prefeito João Henrique sancionou um Projeto de Lei do Vereador Pedrinho Pepê, nomeando a Passarela NELSON MALEIRO, no circuito Osmar Macedo, no Campo Grande, em 2011 e Inauguração da Escola do Alto da Cachoeirinha, NELSON MALEIRO, por indicação do Vereador Pedrinho Pepê, em 2016.
Nelson Maleiro em sua oficina na Barroquinha (foto Google) |