A Biblioteca Juracy Magalhães Jr, do Rio Vermelho, em sintonia com as datas relevantes do mês, incluiu na programação do mês de setembro o tema do suicídio para a realização de uma palestra. Intitulado de setembro amarelo este é o mês que acontece em todo o mundo a campanha de prevenção ao suicídio, com a realização de várias atividades. A sala onde a palestra foi realizada na Biblioteca ficou lotada.
Suicídio é um tema ainda considerado tabu e pouco se discute sobre ele, mesmo com as estatísticas mostrando a elevada incidência, sendo inclusive uma das maiores causa de morte entre jovens na faixa etária de 15 a 29 anos, de acordo com o Sistema de Informação de Mortalidade. O setembro Amarelo é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV) do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria
De acordo com dados disponibilizados no site do CVV, 32 brasileiros se suicidam diariamente. No mundo ocorrer uma morte a cada segundo. Aproximadamente um milhão de pessoas se matam a cada ano e o melhor caminho para evitar esse tipo de atitude é a prevenção “.A primeira medida preventiva é a educação. É preciso perder o medo de se falar sobre o assunto. O caminho é quebrar tabus e compartilhar informações. Esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço para campanhas contribuem para tirar o assunto da invisibilidade e, assim, mudar essa realidade” diz o site.
Existe uma convenção na imprensa de não noticiar casos de suicídio, só em casos excepcionais essas informações são divulgadas, se for uma personalidade pública, por exemplo. As razões para esse acordo são muitas, uma delas é não levar ainda mais sofrimento aos familiares que vivencia uma situação trágica como essa e a crença de que a divulgação incentiva a novas práticas. Mas uma coisa é certa, o tema precisa ser tratado com responsabilidade, buscando opiniões de especialistas e estudiosos para melhor informar. São muitas as pessoas que precisam de ajuda e somente com conhecimento é possível mudar essa realidade. De parabéns a Biblioteca por incluir esse teme tão relevante em sua programação cultural.