Policiais da 12ª CIPM em menos de 15 dias atenderam a duas ocorrências envolvendo proprietários de animais, situação que acendo um sinal de alerta para o fato de que pessoas que se propõem a ter um bicho de estimação não estão atentas aos cuidados e responsabilidade que devem ter principalmente quando os animais são conduzidos em via pública. Outro aspecto é o desconhecimento por parte de alguns do Artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (nº 9605), de 1998, que considera crime no Brasil, maus-tratos a animais. A pena é detenção de três meses a um ano, aumentada de um sexto a um terço em caso de morte do animal.
Na sexta-feira dia 13, A dupla de policiamento a pé que atua entre a quadra da Paciência e Largo de Santana , deteve um homem morador da Av. Vasco da Gama, por ter agredido com socos o cavalo que estava sob sua guarda. O indivíduo foi conduzido para a 7a DT.
Na última quarta-feira (18) Por volta das 17h30, a dupla do policiamento a pé da rua Osvaldo Cruz, que estava na Base Móvel, foi informada por transeuntes que no ponto de ônibus da Rua Odilon Santos, próximo ao Supermercado Bom Preço, uma pessoa teria sido atacada e mordida por um cão da raça Pitbull. No local encontraram o homem morador da Boca do Rio, sentado no passeio com a perna esquerda na altura da panturrilha dilacerada. O animal estava sem focinheira. A vítima foi socorrida pelo SAMU e levada para a UPA de Itapuã para onde foi regulada. O proprietário do cachorro juntamente com a pessoa que estava transitando com ele em via pública, foram conduzidos a Central de Flagrantes