A unidade da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa) realiza um bingo junto ao Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi), órgão vinculado à Superintendência de Assistência Social Integral à Saúde (SAIS). O objetivo é auxiliar o desenvolvimento cognitivo de idosos através de um momento de lazer.
Além de brincadeiras e jogos, vai ser realizado um bate-papo com a psicóloga Cintia Lydner e a terapeuta Milene Maciel. As profissionais vão discutir sobre convívio social, memória afetiva e a importância da descontração para a saúde mental.
Segundo a servidora Maria José Leal, da BJMJr , a atividade "é importante para o desenvolvimento cognitivo dos idosos, bem como proporcionar um momento lúdico e prazeroso".
Ela ainda dá dicas de como os idosos podem utilizar as bibliotecas para além deste momento. "Os idosos poderão utilizar as bibliotecas, participando das suas atividades culturais, tais como as oficinas literárias, artísticas, musicais, e de informática, além dos saraus poéticos e das contações de histórias", sugere.
A Biblioteca Juracy Magalhães Jr Salvador (BJMJr), localizada no bairro do Rio Vermelho, oferece ao público diversas atividades culturais como contação de histórias, oficinas literárias, lançamento de livros, palestras entre outras atividades. Com um acervo estimado em mais de 25 mil exemplares, a unidade possui seis setores: Infantil, Pesquisa, Circulante, Periódicos, CDC - que oferece acesso gratuito à internet - e o Espaço Caramuru, onde os usuários encontram uma das mais importantes fontes para pesquisa sobre a história do Rio Vermelho. O horário de funcionamento é de segunda a sexta das 8h às 17h e aos sábado das 8h30 às 12h. ( com informação da Fundação Pedro Calmon)