De acordo com a prefeitura, o Bike Salvador, sistema de bicicletas compartilhadas, atingiu a marca de 3 milhões de viagens realizadas desde 2013, quando foi inaugurado o projeto, juntamente com o Movimento Salvador Vai de Bike. As laranjinhas, como são conhecidas, vêm desde então contribuindo com a estratégia de disseminação e incentivo ao uso da bicicleta na capital baiana. No total, o sistema possui 400 bikes e 50 estações distribuídas pela cidade.
O habito de pedalar é saudável e ajuda ao meio-ambiente o problema é que muitos ciclistas não respeitam os espaços dos pedestres nos passeios, ainda mais quando são estreitos e circulam em velocidade como se estivessem em ciclovias. Muita gente pensa que é só pegar a bicicleta e sair por ai pedalando, mas não é bem assim, existem regras! No trecho da Curva da Paciência, no Rio Vermelho, tem sido constante a desavença entre pedestres e ciclistas. O problema é que a ciclovia acaba e eles seguem pelo passeio no mesmo embalo. Se houvesse uma sinalização adequada muitos problemas poderiam ser evitados, mas tudo por aqui é feito pela metade e cada um tem que ir se virando para não ser atropelado, mesmo no passeio! Haja paciência !
A ciclovia acaba e os ciclistas seguem no passeio sem se preocupar com os pedestres
A curva é perigosa e a ausência de continuidade da ciclovia expõe os ciclista a um risco de acidente fatal. Claro que não defendo o ciclista trafegar em velocidade, deveria andar devagar, desviando dos pedestres, uma vez que a prioridade naquele espaço é do pedestre. Infelizmente por uma falha da Prefeitura (responsável pela obra) a calçada tornou-se compartilhada entre ambos.
ResponderExcluir