As manutenções realizadas incluem troca de lâmpada, reparo de braçadeira, luminárias e postes de iluminação pública em toda a capital baiana. O serviço é feito não só através das solicitações recebidas pelos canais da Prefeitura, mas também nas rondas realizadas pelos profissionais da Dsip na cidade.
A vistoria é feita em pontos críticos, a exemplo das avenidas Luiz Viana Filho (Paralela), Mário Leal Ferreira (Bonocô), Miguel Calmon (Vale do Canela), Lafayette Coutinho (Contorno) e Centenário. Nestes locais, o vandalismo é a principal causa das manutenções promovidas e, como há grande fluxo de carros e pessoas, as equipes estão sempre a postos para evitar a falta de luminosidade.
Além disso, a diretoria promove manutenções preventivas, de forma a manter a cidade sempre acesa, garantindo a segurança da população e evitando acidentes.
“Pensamos na segurança dos cidadãos que transitam nestes locais, seja de carro ou a pé. Quanto mais a cidade estiver iluminada e fizermos o nosso serviço, maior a segurança de todos”, disse o gerente de Monitoramento e Manutenção da Dsip, Leonardo Pimentel.
De acordo com Pimentel, Salvador possui hoje quase 180 mil pontos de iluminação. Mais recentemente, o órgão instalou iluminações provisórias no entorno de centros comerciais da cidade, reforçando também a ação em pontos de ônibus próximos aos estabelecimentos, devido à movimentação provocada pelas compras de fim de ano.
Telegestão – Para reforçar a agilidade no atendimento das demandas, a capital baiana tem utilizado a telegestão para acompanhamento de luminárias da cidade. O sistema gera alarmes de notificação de lâmpadas apagadas, instabilidade e fornecimento de energia, que são enviados para o celular e e-mail da equipe. Pelo sistema, é possível ainda fazer um monitoramento em tempo real, criando interatividade com o controlador.
Solicitações – Os serviços do órgão podem ser solicitados através dos canais da Prefeitura,
no Disque Salvador 156, no site https://falasalvador.ba.gov.br/portal/portal/ e também pelo app Fala Salvador Cidadão. Além disso, a Dsip recebe solicitações emergenciais, que envolvem apagões, postes dando choque ou caídos em via ou fiação exposta, através do WhatsApp (71) 98549-8728. De imediato, as demandas são encaminhadas para atendimento e o cidadão tem até 48h para receber um retorno da Dsip.
Foto: Bruno Concha/Secom
Foto: Bruno Concha/Secom