De Orfanato a Escola Municipal

Você sabia que nesse casarão que na subida do Monte Conselho, bem em frente à Praia da Mariquita, onde atualmente funciona a Escola Municipal Hercília Moreira foi um orfanato para atender crianças carentes e chegou a abrigar 50 internos?

Esse bonito casarão com uma ampla área verde faz parte da história do Rio Vermelho e seguramente ainda não foi demolida e transformado em mais um mega empreendimento devido ao documento registrado em cartório datado de 1937 em que o Senhor Adolfo Moreira, dono do imóvel doa a propriedade ao “Asylo Bom Pastor”, com uma cláusula explícita de que a edificação “não pode de forma alguma ser arrendada, alugada ou doada integral ou parcialmente”. Segundo consta, ele não teve filhos e nem tinha herdeiros. A outra exigência:  a obrigação de se manter na entrada principal do prédio uma placa em mármore com a inscrição: “Fundação Hercília Moreira/Sanatório do Orfanato e Escola Asylo Bom Pastor/1937”. 

A placa ainda está no mesmo lugar e apesar do desgaste pela ação do tempo é possível ler, mas a data está coberta com um matinho que cresceu bem na frente. O prédio passou por algumas reformas, porém preserva muita coisa da construção inicial, embora percebe-se que necessita de uma boa manutenção, para que não tenha o mesmo fim de outros bonitos casarões do bairro. O nome da fundação é uma homenagem do proprietário a sua genitora, Hercília Lopes Carvalho Moreira. (Com informação pesquisada nos arquivos da Biblioteca JMJ)

A placa ainda está bem visível
A placa ainda está bem visível

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.