Pra quem não vai pegar a estrada neste São João, mas não dispensa um bom forró, todos os caminhos levam ao Centro Histórico de Salvador onde os organizadores da festa garantem até que vai ser possível encontrar nas ruas com “Gonzagão”, de corpo e alma ele será encarnado pelo ator Vitório Emanuel, que já interpretou o grande mestre brasileiro no “O Vôo da Asa Branca”.
E Vitorio Emanuel garante que quem cruzar com o “Gonzagão” de 18 a 26 de junho, pela ruas do Centro Histórico, vai ouvir música, vai ouvir história, vai ouvir causos. “Luiz Gonzaga é a representação máxima do São João na música, na nossa cultura. E ainda que surjam novas canções, novos artistas, tem muito Gonzagão nas ruas, em toda festa de São João”, diz o ator que quer lembrar a todos por onde passar onde estão nossas raízes e a importância de se reverenciar elas. “É um prazer, uma responsabilidade, uma alegria poder levar para as pessoas a memória desse artista espetacular, apaixonado pelo Nordeste. Luiz Gonzaga celebra o Nordeste em suas alegria e tristezas, em sua música e poesia”, declara o ator.
O São João do Centro Histórico, que acontece de 18 a 26 de junho, tomará conta das ruas, largos, praças, dos casarões do lugar oferecendo programações em dois circuitos : o “Prá Lá de Bão”, que é completamente gratuito e o “Pra Ficá Mió”, realizado por instituições públicas e privadas, com ingressos a preços populares. Ao todo serão realizadas 165 ações gratuitas, 73 ações a preços populares, uma média de 27 eventos por dia, que envolverão 432 artistas.
O São João do Centro Histórico é realizado pelos empreendedores do Centro Histórico, através da Associação Centro Histórico Empreendedor (ACHE), e conta com o apoio da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e também de apoios da iniciativa privada – AMVOX, Shopping da Bahia, Itaipava e Rede Bahia.
É tempo de forró nas ruas do Peló ( foto divulgação) |