A Camerata da Orquestra Sinfônica da Bahia emocionou o público que prestigiou na quarta-feira(7), à noite, a abertura da programação do Projeto Luzes do Natal do Rio Vermelho, no Largo de Santana. O evento marcado para acontecer ao ar livre, em frente à antiga igrejinha, teve que ser transferido para o salão do Bar e Restaurante Parador Z1, devido ao vento forte que segundo os músicos, prejudicaria a apresentação. O espaço foi gentilmente cedido pelo proprietário do estabelecimento Silvio Pessoa, Mas a transferência de última hora não chegou a prejudicar a programação, pelo contrário, tornou o ambiente mais aconchegante.
O evento realizado pelo Coletivo Sociocultural do Rio Vermelho e Amarv, prestou homenagem ao escritor Jorge Amado, que se vivo estivesse, completaria 110 anos. O pesquisador e professor Gildeci Leite falou sobre a importância da obra do escritor que por mais de 30 anos foi morador do Rio Vermelho. Na residência da Rua Alagoinhas, atualmente funciona um memorial que se tornou um dos locais dos mais visitados da cidade. A famÃlia do escritor foi representada no evento pelo neto João Jorge , que agradeceu a homenagem.
A Camerata brindou o público com uma bonita apresentação encerrada com um pot-pourri de músicas natalinas. Os músicos foram aplaudidos de pé pela plateia. A gestora do Coletivo Sociocultural do RV, Maria José Góes, agradeceu a presença de todos e destacou a contribuição dos parceiros para a concretização do evento. Músicos e colaboradores receberam um certificado com um texto de agradecimento assinado pela gestora do Coletivo e pelo presidente da Amarv.
Participaram do evento os gestores dos Colégios Manoel Devoto, Luciano Alves e Edmilson Cardosa, do Alfredo Magalhães, professores, coordenadores da rede pública estadual, moradores do bairro, jornalistas, Inspetor Geral da Guarda Municipal, a Major Érica PatrÃcia, comandante da 12ª CIPM, Subcomandante Viviane, também da 12ª, convidados e leitores das obras de Jorge Amado, entre outros.
A programação prossegue no próximo dia 17, com a chegada de Papai Noel, desfile de Ternos e Ranchos e alunos das escolas estaduais do bairro. No dia 21, acontece no Largo da Mariquita, apresentação do Coral Tom Sobre Tom, às 20h. O encerramento será no dia 22 com um jantar solidário na Cia da Pizza, que fica na Praça Brigadeiro Faria Rocha, para assistidos por programas sociais do bairro.
A Camerata da Osba foi aplaudida de pé pela plateia |