Festival danado de bom

Chegou a Salvador o festival Comida di Boteco, que já passou com sucesso por Belo Horizonte e Rio de Janeiro. O evento começou hoje(5) e vai até cinco de outubro.A iniciativa tem o apoio do Senac, que, inclusive, realizou um curso gratuito, ministrado pelo professor João Gonçalves, para treinamento dos donos de botecos, garçons e cozinheiros para a disputada maratona gastronômica.A intenção do concurso é premiar o melhor bar, para isso são avaliados além do tira-gosto, a higiene, a cerveja/bebida e o atendimento.
Os concorrentes recebem votos do público durante os 31 dias de concurso e de um corpo de jurados formado por profissionais da gastronomia, boêmios, butequeiros e formadores de opinião. O Rio Vermelho, considerado o bairro mais boêmio da cidade não poderia ficar fora dessa.Confira a relação abaixo:
Boteco do França
Rua Borges dos Reis, 24A - Rio Vermelho
71 - 3334-2734
Carne seca com farofa d'água
Terça a domingo, das 12:00 ao ultimo cliente
Bacalhau de Martelo
Rua Dr. Odilon Santos, 205 - lj 14 - Shopping Rio Vermelho
71 - 3334-0458
Bolinho de Bacalhau
Segunda a sexta, das 09:00 às 22:00; sábado e domingo, das 09:00 às 17:00
Bar do Edinho
Conjunto Ceasa do Rio Vermelho, 830 - Rio Vermelho
71 - 3452-9714
Rabada com Fato
Segunda a quinta 08:00 às 18:00; sexta; das 08:00 às 20:00; sábado 08:00 às 21:00
Dona Mariquita
Rua do Meio, 178 - Rio Vermelho
71 - 3334-6947
Passarinha à vinagrete: baço de boi frito acompanhado de salada de vinagrete e farofa dfe manteira
Terça a domingo, das 12:00 às 17:00; Noite: quinta, das 12:00 às 22:00; sextas e sábado 12:00 ao ultimo cliente
Lambreta Grill
Rua Alexandre Gusmão, 70 - Rio Vermelho
71 - 3335-0107/0408 9182-9192
Sinfonia do Mar - frutos do mar com azeite extra virgem
Segunda a sábado, das 18:00 às 2:00

Para conhecer a lista completa dos participantes acesse;http://www.comidadibuteco.com.br/

Postar um comentário

14 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Oi Carmela! Que bom encontrar você, ainda que seja só na internet! Esse Comida de Buteco é mesmo PORRETA! É de deixar a gente com água na boa!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Oi Suely, que bom você ter acessodo o blog do Rio Vermelho.Essa foi uma maneira que encontrei de retribuir ao bairro onde moro há mais de 50 anos, tudo de bom que tenho vivenciado por aqui. Uma pena que o velho Red esteja tão esquecido pelo poder público.Obrigada e volte sempre.

    ResponderExcluir
  4. Tudo indica que é um Evento pioneiro aqui em Salvador, o que irá destacar bastante a culinária local, visto que cada Boteco selecionou o que tinha de melhor e mais característico, valorizando principalmente elementos regionais.
    Deverão preocupar-se ainda com elementos que tangem a Qualidade, principalmente no atendimento. Fator este de extrema relevância no setor de Serviço e que infelizmente tem deixado muito a desejar em nossa cidade.
    Ao Comida di Boteco desejo vida longa, e aos botecos participantes sucesso. E por que não, uma torcida organizada ao botecos do bairro mais boêmio da cidade: o Red River.

    ResponderExcluir
  5. São promoções como essa que movimentam a cidade.Mas uma coisa tem que ser dita: o atendimento nos botecos( que praticamente acabaram)é muito melho do que em muitos bares e restaurantes que tiram onda de chiques. Nos botecos a relação é bem mais próxima, geralemnte a clietela é conhecida e intimidade favorece a um melhor atendimento, até mesmo para manter a freguesia.Vide Manu( prá quem não conhece é um dos mais antigos que ainda funciona no Red, na Marquita)

    ResponderExcluir
  6. POR UM FESTIVAL DOS BOTECOS AUTÊNTICOS.
    Embora ressaltando a validade do festival gostaria de dizer que a maioria (talvês a totalidade) dos participantes não são botecos e sim sofisticados bares e restaurantes e que se contrapõem, evidentemente à palavra boteco. Boteco não pode ser asséptico (isso é para enfermaria!), e para tira-gosto não pode faltar ôvo cozido (de preferência colorido), calabresa e peixe frito e torresmo; algumas moscas (não muitas) circulando tambem fazem parte do ambiente. Nesse nível só conheço um no Rio Vermelho. O bar de Manu.

    ResponderExcluir
  7. Comcordo plenamente com seu comentário.Mas acho que na Vila Matos e na Rua do Canal e também em algumas transversais do bairro ainda é possível encontrar algum buteco, (com u mesmo) como se pronuncia.Vamos fazer essa pesquisa.

    ResponderExcluir
  8. CORRIGINDO UMA INJUSTIÇA
    Confesso que me precipitei ao colocar Manu como único buteco autêntico do Rio Vermelho, existem muitos outros e acho boa a idéia de procurá-los e resgatá-los antes que eles sejam engolidos pela "modernidade".

    ResponderExcluir
  9. É isso mesmo.Vamos formar uma comissão como você sugeriu para fazer essa pesquisa.Vamos catalogar e fotografar todos eles e colocar no Blog. Lógico que para essa empreitada vamos ter que provar o tira-gosto e tomar uma gelada em todos eles.Depois da selação faremos a escolha dos melhores.O blog levará um certificado para colocar nos que foram visitados.Depois da seleção faremos a escolha dos vencedores que receberão uma placa do melhor e mais autentico boteco do Red.Vou convocar Sinval, Joana e Luisa( que é dá área de turismo)para fazer parte da Comissão. Você fala com Bororó.

    ResponderExcluir
  10. Eita que esse Blog ta bombando ... rsrs... Falar de comida e bebida sempre movimenta emoções.
    Eu topo participar!

    ResponderExcluir
  11. Solange não pode ficar fora dessa comissão.Ela será a provadora oficial de tira-gosto.Se passar pelo crivo dela, está aprovado.

    ResponderExcluir
  12. Gostei da disposição Luisa. Comece a pensar em um formato para o certificado que vamos colocar nos botecos. Vou pedir a Daniel para ajudar no layaut.

    ResponderExcluir
  13. SEM FALSA MODESTIA...
    De buteco eu entendo. Afinal são mais de 40 anos de batente. Desde Gradim, passando por Diolino, Vilar, Cabelinho (na Barroquinha), Fenix e Chacrinha (no Mercado Modelo), Cantina da Lua entre muitos outros. Parodiando Jaguar: Confesso que bebi.

    ResponderExcluir