Tempo esquentou na eleição da Amarv

Tempo esquentou na eleição da Amarv
A proposta de uma eleição tranqüila para a escolha da nova diretoria da Associação dos Moradores do Rio Vermelho, (Amarv) não se confirmou na manhã de hoje (27). Tão logo foi composta a mesa para dar inicio à votação Ubaldo Porto (eterno presidente )comunicou a decisão de retirar a chapa por ele liderada , alegando discordância com o processo que antecedeu a convocação da assembléia e exigindo o adiamento da votação.Formou-se um bafafá, mas como Ubaldo decidiu se retirar do recinto os ânimos se acalmaram. Colocada em votação a proposta de adiamento da votação a assembléida decidiu manter a eleição. Muitos interpretaram a postura de Ubaldo como mais uma manobra para ele continuar dominando a Amarv, uma associação que faz muito tempo está envolvida em intrigas e jogadas o que impede a realização de um trabalho sério, participativo e eficaz para o bairro que vem sofrendo um processo de degradação, exatamente pela falta de iniciativa da associação para mobilizar os moradores.Por aclamação a assembléia decidiu eleger a chapa Transparência e Comunidade, com a expectativa de uma gestão diferenciada.

Confira abaixo os integrantes da nova diretoria da Amarv

Presidente- Ricardo Emanuel Passos Barreto

Vice-presidente: Lauro Alves da Matta Junior( LQLI)

Administração e Financeiro: Hélio Manoel Rosa Guimarães( Helinho)

Divulgação: Manoel Costa Sobrinho( Meneca)

Eventos: José Alberto Sena Filho

Jurídico: Aníbal de Senna Paim

Urbanismo e Meio Ambiente: Emanuel Macedo Nunes Souza

CONSELHO FISCALJoão Augusto Maia Heguet ( Fredinho)

Célia Maria Dutra Oliveira

Silvio Soares de Assis Rosas( Pelé)

CONSELHO FISCAL SUPLENTES

João Chucair Caria ( João Verruga)

Antônio Gozada Dias

Antônio Correia Cravo Neto
Tópicos:

Postar um comentário

5 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Prezada Carmela,

    Fazendo uma pesquisa sobre o Rio Vermelho, me deparei com seu belo blog. Bela iniciativa a sua, colocando de forma interativa os assuntos do bairro boêmio de Salvador. Só não entendi direito quando você coloca “Ubaldo Porto (eterno presidente)”, tendo em vista que há muitos anos o mesmo não preside a entidade. Eu colocaria de forma mais abrangente: “falta faz nosso eterno presidente Ubaldo Porto”, uma vez que nas suas gestões trouxe conquistas importantes para o nosso bairro, tais como: lançamento do Jornal do Rio Vermelho (1986), publicando as reivindicações da comunidade; construção do Mercado Municipal, hoje o degradado Mercado do Peixe; elo de ligação com a Prefeitura, na implantação de semáforos, melhorias para a Festa de Yemanjá, pavimentações de ruas esburacadas; coordenação de projetos culturais como a construção do Memorial Caramuru, lançamento do livro Rio Vermelho, dentre outras ações sempre em parceria com a comunidade.

    Discordo também quando você escreve que “muitos interpretaram a postura de Ubaldo como mais uma manobra para ele continuar dominando a Amarv”. Eu lhe pergunto: como ele pode “continuar” se o mesmo não preside a entidade fazem 12 anos?? O que ocorre é que muitos iriam votar na chapa de Ubaldo, tanto é verdade, que de última hora, ao apagar das luzes, a chapa que durante três anos nada fez pelo bairro, realizou uma Assembléia Geral convocando novos associados (coligados) para votarem na chapa da qual fazem parte, agindo de má fé e conseguindo maioria de forma ilícita. Eu que sou associado da Amarv, não recebi correspondência alguma informando sobre tal Assembléia, e no dia da votação na Igrejinha me deparei com dezenas de pessoas que não moram no Rio Vermelho e que nunca tiveram qualquer tipo de ligação com o bairro. A eleição da Amarv foi feita de forma tumultuada e ilegal.

    Vale ressaltar, prezada Carmela, que na época do “eterno presidente” a Amarv possuía sede própria, endereço fixo, telefone e secretária. As ações eram feitas de forma transparente, com os moradores indo até a sede social levar os seus anseios, críticas, sugestões e reivindicações.

    Obs: No seu blog quando você escreve que inexistem projetos culturais e sociais capazes de motivar a participação dos moradores, percebe-se que falta informação. Acessando o site www.acirv.org, em funcionamento há quase três anos, é comprovado que projetos existem, o que falta na verdade é a Prefeitura ou Governo aprovar e construir.


    Ubaldo Marques Porto Neto
    Administrador

    ResponderExcluir
  2. Muito bom você ter entrado no Blog e manifestado sua opinião a respeito da matéria publicada sobre a eleição da Amarv. Registrei exatamente o que ouvi. Quanto ao fato de não ser o eterno presidente, discordo de você, pois nem sempre a pessoa precisa estar na cadeira para mandar.Veja o exemplo do finado senador ACM, mesmo sem ter sido eleito governador por 16 anos consecutivos, ninguém duvida que ele governou a Bahia por todos esses anos, mesmo estando na cadeira de governador outra pessoa. Mas isso é o de menos, acho muito bom tudo que você relacionou como benfeitorias para o bairro, conseguidas por meio da Amarv. Foi bom ficar sabendo, entretanto, acho que seus mecanismos de comunicação não estão sendo eficientes pois me considero uma pessoa relativamente informada, resido no bairro há mais de 50 anos, freqüento igreja, bares e restaurante, padarias, mercadinhos da Vila Matos à Mariquita e essas informações nunca chegaram aos meus ouvidos. Possivelmente são encaminhas para um público mais restrito. Porém, quero parabenizá-lo pelas iniciativas e espero que continue fazendo muito mais, sem perder de vista que é preciso dar oportunidade para que outras pessoas também façam. O bom da democracia é exatamente isso, sempre tem uma nova eleição e melhor ainda quando essa eleição se realiza de maneira limpa e transparente, refletindo realmente a vontade da maioria.É isso que defendemos para o estado, para o município e para as Associações. A renovação é salutar e deve ser incentivada, nunca boicotada.
    O blog do Rio Vermelho está aberto à divulgação de todas as informações.

    ResponderExcluir
  3. CONTRA TODOS

    Não posso negar as iniciativas de Ubaldo, em benefício do Rio Vermelho. Tudo que Ubaldo Neto listou é verdade. Porem, talvez até devido a tudo que fez, julga-se uma espécie de “Mentor do Rio Vermelho” e passou a monitorar o que se faz no bairro. Tudo deve ter seu aval, senão não presta. Nas reuniões somente ele fala. Projetos e idéias válidas: só as que ele apresenta. Ele é que sabe tudo sobre o bairro, é dele a palavra final. Basta ver a relação das entidades do bairro: ele participa de quase todas seja como presidente, membro da diretoria, ou do conselho. Quando as coisas não vão como ele quer, tenta derrubar ou desqualificar.
    Por não concordar com o posicionamento de Mario Veras - ex-presidente da AMARV - comandou sua destituição chegando-se a arrombar o local onde funcionava a sede da entidade. O processo corre na justiça até hoje. Outro processo, também comandado por ele, é contra a diretoria do Conselho Comunitário de Segurança do Rio Vermelho, de cuja eleição ele discordou. Só para citar dois casos.
    Fui diretor da ACIRV - com Ubaldo presidente - durante 4 anos. Jamais tive uma proposta colocada em prática, e olhe que apresentei várias. Todas as decisões vinham prontas, só tínhamos que assinar.
    Aconteceu então, com todos, o mesmo que aconteceu comigo - cansamos.
    Noventa por cento - senão a totalidade - dos presentes à eleição de sábado passado eram (ou melhor, são) amigos dele, muitos foram fundadores da AMARV. A proposta era de uma eleição onde predominasse um clima de amizade. Bastou ele pressentir que sua chapa seria derrotada para lançar um manifesto virulento tentando desqualificar a eleição e os componentes da chapa eleita atribuindo à diretoria anterior - composta por amigos dele, repito – todos os problemas que a entidade atravessa, ele sabe melhor do que ninguém que a última diretoria não tem culpa da situação, são problemas acumulados de muitos anos.
    O que é alguém pode ter contra pessoas como Loli, Helinho, Maneca, Emanoel, Pelé, Aníbal, etc., componentes da nova diretoria da AMARV? Todos antigos moradores do bairro. Lá estavam também Zé Carlos Taboada, Rômulo Mamão, Elmar, Sid, Nagib, Raimundo Bororó, D. Arilda entre dezenas de antigos moradores e baluartes do bairro, e todos votaram na chapa eleita
    Não vou me alongar. Ubaldo precisa entender que ele não é melhor nem pior do que qualquer outro morador do Rio Vermelho e que todas as opiniões e iniciativas devem ser levadas em conta, democraticamente.
    É só ter humildade para reconhecer isso.

    ResponderExcluir
  4. Por falar em AMARV, entidade está com um problemão. Uma dívida trabalhista de mais de 40 mil reais. O caso é o seguinte: Em gestão anterior ouve um desentendimento entre o presidente e os demais diretores que culminou com a destituição do mesmo. A secretária que era pessoa de confiança do presidente deposto entrou com uma ação trabalhista contra a entidade que não se defendeu e resultou na dívida acima. Por força dessa dívida a AMARV não pode ter sede nem conta bancária sob pena de ter tudo penhorado.
    A reclamante é pessoa ligada à paróquia de Santana, mas parece que não absorveu bem os ensinamentos do "Mestre" e quer enriquecer sem fazer força, e às custas do povo do bairro.
    É preciso que aqueles que deram origem a esse problema resolvam-no de maneira que a Associação que representa (ou pelo menos deveria representar) o bairro não continue prejudicada.
    Com a palavra os envolvidos.

    ResponderExcluir
  5. Complicada essa situação.Realmente é preciso enccontar uma solução até para que a nova direção tenha tranquilidade para trabalhar.Alias, tem muita coisa estranha acontecendo no Rio Vermelho, inclusive essa tal cerca que o Padre resolveu colocar no espaço público, e que a Amarv noticiou em seu jornal como uma coisa boa uma intervenção irregular. A Prefeitura inclusive, por meio da Sucom prom eteu tomar porvidências depois que o Jornal A Tarde fez a denúncia, mas até agora nada aconteceu.Já tem gente dizendo que houve um acordo com uma churrascaria recentemente inaugurada no bairro, que financiou o cercado para garantir estacionamento dos clientes, o que é um absurdo.Vamos continuar insistindo nesse assunto, exigindo o cumprimento dá lei.

    ResponderExcluir