Foto/ Blog/RV
Na cadeira cativa no bar do Manu, no largo da Mariquita, onde os biriteiros tradicionais do Rio Vermelho se encontram, um colecionador de personagens desfila suas histórias. É o ator baiano Wilson Melo(foto), com mais de 60 anos de profissão e uma centena de trabalhos no teatro e no cinema. Cabelos prateados, camisa semi-aberta, mas parece um personagem saído dos livros de Jorge Amado, talvez isso explique a sua presença quase que indispensável em filmes ou peças baseadas nas obras desse extraordinário autor baiano, como “Dona Flor e seus Dois Maridos”, “Tenda dos Milagres” e “Jubiabá”, “Quincas Berro D´Água”, aliais, Wilson Melo foi o ator que mais interpretou esse personagem. Entretanto, no teatro e no cinema já interpretou de tudo, perdeu a conta de quantos, pelo alto, diz que foram mais de 90. Quantas vezes já subiu aos palcos de tratros por todo o país? mais de uma centena. Seu último trabalho nos palcos da Bahia foi a peça Lábios que Beijei contracenando com a atriz Nilda Spencer, recentemente falecida, e outro ícone do teatro baiano. No cinema, viveu um médico em Cascalho, de Tuna Espinheira, e teve participação em Cidade Baixa, dois dos seus últimos trabalhos. Agora se prepara para o desafio de viver um homossexual, em um filme que começou a ser rodado em Salvador que ele não lembra bem qual o nome, mas isso não faz diferença alguma, a importância desse extraordinário ator baiano já é parte da história do cinema.
Assim é o Rio Vermelho, desde quando Caramuru chegou por essas bandas, há 500 anos, uma história, um personagem em cada esquina, basta circular pelo bairro, para aprender e entender porque ele é, sem dúvida, um dos pontos mágicos de Salvador.
Assim é o Rio Vermelho, desde quando Caramuru chegou por essas bandas, há 500 anos, uma história, um personagem em cada esquina, basta circular pelo bairro, para aprender e entender porque ele é, sem dúvida, um dos pontos mágicos de Salvador.
BRAVO!
ResponderExcluirUm brinde a esse grande grande ator baiano com quem tenho a honra de conviver e tomar algumas no bar de Manu!
Palmas para ele que ele merece!
Realmente esse blog está mostrando um bairro que o dia a dia não deixa agente ver. De um lado os problemas de outros grandes figuras como esse excelente ator que anda anonimamente pelas ruas do Rio Vermelho. Como o amigo disse muito bem no comentário acima, um bride para ele e ponto para o blog.
ResponderExcluirSupimpa( veja que sou antigo) essa postagem de Wilson Melo,eu também gosto de tomar minhas biritas pelo Rio Vermelho, pouco, mais constantemente e já tive oportunidade de ver o nosso ator no bar praticando o levatamento ao copo.
ResponderExcluirGostei dessa postagém, uma bela homenagem a esse ator que apesar de ter interpretado tantos personagens é essa simpliciade sem afetação de uns e outros que aparecem na TV ou no cinema uma vez e andam como se estivessem com o rei na barriga. Viva a simplicidade.
ResponderExcluir