Ainda sobre os 500 anos do Rio Vermelho

Infelizmente o 5 de outubro passou em brancas nuvens. Se não fosse uma faixa colocada pela Colônia Z-1 e pela AMARV ninguém saberia que nesse dia prentendia-se comemorar os 500 anos do Rio Vermelho O que me deixou pasmo foi o silencio daqueles que idealizaram e organizaram essas comemorações. Nenhuma palavra, nenhuma linha para justificar o fato de não ter acontecido nada nesse dia.

Para refrescar a memória deles transcrevo parte da matéria publicada na Tribuna da Bahia (o artigo completo está no site da Acirv) que junto com dezenas de páginas no chamado “jornal oficial do bairro” nos bombardeou com notícias e planos sobre a dita comemoração:

"UM BAIRRO COM 500 ANOS DE HISTÓRIA - MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL TRIBUNA DA BAHIA (25.07.09), ASSINADA PELO JORNALISTA NELSON ROCHA.
...............................................................................................................................................

Como não há registro da data exata do descobrimento, a Associação dos Moradores e Amigos do bairro, resolveu considerar o dia 5 de outubro, de falecimento de Caramuru (1557), como o Dia do Rio Vermelho. Será quando ocorrerá o ponto alto dos festejos do quinto centenário da localidade, uma das mais católicas de Salvador, onde desde 1870 a comunidade reverencia a padroeira Senhora Sant’ Ana.

Exposições fotográficas, de artes plásticas, de carros antigos, feiras de artesanato, festival gastronômico, apresentações de filarmônicas, baile, concurso literário, palestras, recitais, lançamento de livros, shows folclóricos e música ao vivo nas ruas, são eventos que fazem da celebração dos 500 anos do Rio Vermelho completados em 2009. Tudo isto sem contar a tradicional festa de Yemanjá, em 02 de fevereiro, que desde 1924 reúne os pescadores locais numa bela homenagem à rainha do mar.

A construção do Memorial Caramuru já é uma realidade. A Prefeitura de Salvador iniciou uma ampla reforma no bairro e contemplará o local também com uma completa revitalização, incluindo obras de infraestrutura, instalação de mirante e até uma concha acústica, além da reestruturação do Mercado do Peixe e da colônia de pescadores. Um novo Rio Vermelho surge na beira do mar. "

Estamos todos aguardando uma explicação e eu particularmente estou esperando um pronunciamento de Sidney Resende o presidente da comissão organizadora das comemorações: O que é que houve Sidney? O povo do Rio Vermelho quer saber!

Postar um comentário

3 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Realmente é preciso dar uma explicação ao bairro.Essa é mais uma promessa não cumprida que vai para o placar.

    ResponderExcluir
  2. Esse costume de prometer e não cumprir parece que está se alastrando em todos os níveis, uma verdadeira epidemia. Na minha cidade do interior isso tem um nome, infelizmente não posso dizer aqui por que a dona do Blog vai achar que é ofensa pessoal e vai recusar meu comentário.

    ResponderExcluir
  3. A COMISSÃO GERENCIADORA DOS FESTEJOS DOS 500 ANOS DO RIO VERMELHO é composta das seguintes pessoas:
    Barreto Junior, Cláudio Barreto, Clóvis Bezerril, Dina Rachid, Ítalo Dattoli, Marco Gavazza, Nelson Taboada, Otto Pipolo, Pedro Costa, Reginalçdo Santos, Renatoto Lima, Ricardo Franco, Roberto Menezes, Santiago Campo, Sônia Morelli, Ubaldo Porto e Sydney Resende (este último presidente da comissão).
    Se você, caro leitor ou leitora, conhecer alguma dessas pessoas, por favor, pergunte-lhes quando acontecerão as exposições fotográficas, as exposições de artes plásticas, a exposição de carros antigos, as feiras de artesanato, o festival gastronômico, as apresentações de filarmônicas, o baile, o concurso literário, as palestras, os recitais, os shows folclóricos e a música ao vivo nas ruas?

    ResponderExcluir