Beleza da mulher negra em exposição


Texto Mônica Bichara
No mês da Consciência Negra, Salvador emprestará dois de seus mais belos cenário como palco para uma homenagem à beleza das negras baianas. A exposição a céu aberto Bahia Terra da Beleza Negra, no Campo Grande e na Praça Castro Alves, foi a forma encontrada pelo fotógrafo Gajé para reverenciar as mulheres negras, “essa beleza tão marcante na nossa cidade e que muitas vezes passa despercebida em nosso cotidiano urbano”.
O lançamento será na quinta-feira, dia 19, véspera do Dia Nacional da Consciência Negra, às 20h, no Espaço Unibanco, na Praça Castro Alves. A exposição vai de 19 a 1º de dezembro, com 100 banners de 1,20 m, cada um retratando uma mulher em quatro ângulos diferentes. Gajé, que é carioca mas adotou e foi adotado pela Bahia, faz questão de frisar que a beleza de suas musas é natural, dispensando maquiagens, luz artificial ou qualquer outro artifício de correção permitido pela tecnologia.
Com suas lentes ele procurou captar a diversidade da beleza estética das mulheres negras, que sintetiza como “guerreiras e valentes, que lutam para romper no dia-a-dia as barreiras do racismo, do preconceito, do machismo e da intolerância que a cercam”. Gajé foi buscar suas modelos em diferentes classes sociais, profissões e bairros de Salvador, a cidade com maior população negra fora da África, mas já programa para o próximo ano um olhar também sobre outras regiões do estado.
O fotógrafo entende que a desconstrução do ideal de beleza no Brasil precisa trilhar por outros caminhos e acredita que a fotografia pode contribuir e muito para isso, ajudando a elevar a autoestima dos negros. “Com essas fotos eu quero que as pessoas se identifiquem nas ruas e se vejam belas, percebam que não existe só um estereótipo de beleza. E a exposição a céu aberto facilita essa identidade porque democratiza, não fica restrita a quem tem a cultura de visitar galerias ou outros espaços culturais”, explica Gajé.
A exposição tem o compromisso de transformar conceitos, levantando questionamentos sobre a condição da mulher negra, como um dos elementos de formação da identidade soteropolitana.
Bahia Terra da Beleza Negra tem patrocínio da Agencia Española de Cooperación Internacional Para El Desarrollo (Aecid) e apoio da União de Negros da Bahia (Unegro) e Prefeitura de Salvador.


Postar um comentário

2 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Valeu, Carmelinha. Achei bem legal a idéia de Gajé, porque valoriza a beleza natural e ajuda a elevar a autoestima das mulheres negras. E o melhor, em praça pública, sem precisar ir para galerias ou espaços fechados e elitizados.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Também achei a ideia ótima.A beleza negra tem mesmo que invadir a cidade.

    ResponderExcluir