Será que vão acabar também com os coqueiros?

A bonita imagem dos coqueirais da orla de Salvador pode estar com os dias contados.As novas mudas distribuídas pela cidade não conseguem sobreviver. Sarnelli, nosso colaborador, tem demonstrado grande procuração com isso e tem fotografado com insistência as espécies murchas em vários pontos da cidade, a exemplo dessas das fotos que foram plantadas na praça do Padre, ao lado da Igreja de Santana. Se continuar nesse processo, com certeza teremos dentro de pouco tempo a redução drástica do número de pés de coqueiros, determinando a  mudança completamente das características da orla já bastante degradada.
Como plantar as mudas
Para ajudar os técnicos da prefeitura de como fazer o plantio correto, fiz uma rápida pesquisa na internet e encontrei a seguinte orientação : “Proveniente do viveiro a muda ideal deve ter 1m. de altura (da noz à folha mais nova aberta em posição normal), com 5 a 7 folhas vivas, coleto com 15-18cm. de circunferência, a planta livre de pragas e doenças. Entre a retirada da muda do viveiro e o plantio não deve permear muito tempo; a muda de raiz viva deve estar abrigada, sob sombra, nesse período.
Do fundo para a superfície enche-se a cova com casca de coco (voltada para cima) com altura de 30cm., segue-se camada de 20cm. de mistura de terra de superfície e matéria orgânica (15l. de esterco curral ou 3Kg. de torta de mamona), 800 gramas de superfósfato simples e por fim terra de superfície.
No ato do plantio se a muda tiver raiz longa deve ser podada, centraliza-se a muda na cova, deixando-se a parte externa do coleto (início do caule) voltada para os ventos dominantes. O coleto deve ficar ao nível do solo e a terra ao redor da muda deve ser bem socada mantendo-o na posição vertical. Deve-se colocar terra sobre a noz somente para recobri-la sem que o coleto fique enterrado.Em seguida irriga-se a cova com 15 litros de água e cobre-se em volta da noz, com cobertura morta num raio de 80cm.”

Tópicos:

Postar um comentário

2 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Eu que não entendo de agronomia e quase nada de coqueiros, estou, no entanto, acostumado desde criança, como milhares de outros baianos, a ver coqueiros sadios espalhados pela nossa bela Salvador , o que é uma característica da cidade, que não deve desaparecer. Desde que vi as primeiras mudas transplantadas, da Barra à Itapoã , me preocupei com a possibilidade de estar-se criando um problema. Detectei , com a minha quase nenhuma experiência, de imediato, que a maioria das mudas " estavam doentes, principalmente raquíticas " e apostei comigo mesmo que elas não vingariam, o que está realmente acontecendo. Será que os agrônomos e ou técnicos da prefeitura não perceberam que estavam recebendo mudas inadequadas para o replantio ? Eu sempre vi mudas a partir das nozes secas. Foi, agora, a primeira vez que tomei conhecimento da " tecnica " de transplantes de mudas de um ambiente para outro...e, pior, sem maiores cuidados.
    Na Avenida Dorival Caummi, o problema pode ser notado em palmeiras imperiais
    ,onde aconteceu a mesma coisa. Dinheiro do povo que foi para o ralo, na compra das mudas que nunca serão conqueiros. Note-se que a cada dia se vê menos coqueiros na nossa paisagem e os que se vêem estão envelhecidos , em fim de vida.
    Aliás, sobre o assunto, há algum tempo, através deste mesmo Blog, foi ao ar um alerta.

    ResponderExcluir
  2. Já esperneei por causa de gente incompetente e ignorante que faz a poda das árvores nesta cidade!
    É PODA! exclamei daquelaq época.
    Agora, depois de colocarem aqueles postes de luz altíssimos em vias públicas, perceberam que não estavam iluminando as ruas, muito menos os passeios e sim a parte de cima das copas das árvores. Que inteligência estonteante! Parabéns Prefeito!
    Mentes brilhantes da administração pública logo acharam a solução para que chegasse a luz até o passeio, até a rua, afastando quaisquer perigos... Fizeram o que? Podaram as árvores, rapelando as copas de árvores frondosas!
    É PODA!!
    Cadê os nossos ambientalistas chapa branca para coibir essas sandices???
    Já não basta que a prefeitura, em vez de isolar os cabos que passam perto de galhos de árvores - como é feito em outras cidades da união - passem o facão, a motoserra, essa gente sem noção atende a qualquer cidadão idiota que pede para cortar um galhão ou uma árvore inteira, não mostrando nenuma pena com o nosso verde.
    O resultado são copas de árvores desfiguradas escandalosamente. Uma vergonha!!!
    Pudera, essa gente que faz a poda por aqui não mora na Barra, nem na Ondina, nem em outro bairro nobre de IPTU caro.
    Dá vontade de cortar o pinto desses ignorantes!
    e teno dito
    Reinhard Lackinger pagador de IPTU caro de bairro nobre, indignadíssimo!!!

    ResponderExcluir