Bailinho de Quinta

Os bailes de carnaval! Quando se toca neste tema é inevitável que o pensamento seja arrebatado em uma viagem fascinante pelos salões cheios de pierrôs e colombinas e pelas imagens de verdadeiras cascatas de confetes e serpentinas pendurados aqui e ali. Uma festa! E assim como aquele doce perfume no ar, encontramos também exalando no baile aquela ideologia maliciosamente inocente do: “amanhã tudo volta ao normal... seja o que Deus quiser, seja você quem for”. É bem verdade que o carnaval da Bahia não perdeu seu frescor com o passar dos anos, de fato ganhou novos contornos, modernizou-se. Vimos e ouvimos recentemente uma versão “recauchutada” da alegria dos salões, de suas fantasias e das empolgantes e convidativas marchinhas carnavalescas. Tudo muito criativo, mas algo parece ter ficado de lado com tanta inovação.

Bailinho de QuintaCom isso em mente, alguns jovens músicos de Salvador resolveram não inovar e montaram o Bailinho de Quinta. Um projeto de muito bom gosto que busca reviver semanalmente a experiência dos bailes de carnaval de maneira muito criativa. Afinal é preciso muita criatividade já que, por mais estranho que possa parecer, há muito tempo a marchinha de carnaval não é a principal trilha da folia do baiano.

O Bailinho de Quinta, busca congregar e trazer para todos, alguns dos momentos memoráveis da história musical desta que é hoje a mais aguardada festa do calendário baiano. E quando o baile começa, trombone, sax, trompete, baixo, bateria, guitarra e os cantores fazem ecoar “Mamãe Eu Quero”, “Balancê”, “Bandeira Branca”, “A Banda”, “A Filha Da Chiquita”, e assim Carmem Miranda, Almirante e os compositores Eduardo Souto, Freire Junior, Sinhô, Moraes Moreira, Chico Buarque, Caetano Veloso e muitos outros são evocados para participar da folia.
A banda do Bailinho é formada por músicos bastante atuantes no cenário musical de Salvador como o guitarrista Graco Vieira (Scambo), o baterista Thiago Trad (Cascadura), o baixista multi bandas Renato Hishihara, os sopristas Léo Couto, Bruno Nery e a cantora Juliana Leite (Orquestra do Maestro Zeca Freitas).

O Bailinho De Quinta é o resultado de uma pesquisa histórica de canções e de um laboratório sonoro. Tudo feito, é claro, para que se possa experienciar aquela saudosa alegria catártica e “seja o que Deus quiser, seja você quem for”, pois afinal, a festa é toda quinta, mas o bailinho é mesmo de primeira.
O que: Bailinho de Quinta
Quando: Todas as quintas de Janeiro
Onde: Boomerangue (Rio Vermelho)
Horário: 23h
Ingressos: R$ 15

Texto  divulgação- enviado por Héllio Campos
Na foto : Thiago Trad, J uliana Leite e Graco Vieira
Tópicos:

Postar um comentário

4 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Excelente dica! O resgate das Marchinhas é muito importante para a compreensão do carnaval. parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Até para fazer um comentário desses, assinam anônimo? Não dá para acreditar. SE vocês não sabem como postar com o nome, basta clicar na bolinha nome, ai vai aprecer Nome/URL. O URL é opcinonal, que dizer, completa quem quer. Ai é só escrever a mensagem e o nome , clicar em publicar que o cometário vai. Pelo amor de Deus, parem com essas mensagens anonimas.Isso é ridiculo.Quem tem medo de aparecer fique calado.

    ResponderExcluir
  3. O Bailinho de Quinta é uma boa prévia para o Carnaval Baiano. O repertório é ótimo, os músicos excelentes o local muito agradável. É uma boa dica para todas as idades é só conferir na próxima quinta-feira.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela dica Mauricio, eu não sabia como fazer.

    ResponderExcluir