Berçário do Zoo garante sobrevivência dos filhotes

O Zoológico de Salvador, localizado no bairro de Ondina, passou a contar com o apoio de um berçário para garantir a sobrevivência dos filhotes. Capivara, veado catingueiro, jacaré, jaguatirica, onça, veado sambar e macacos são alguns dos animais que já passaram pelo berçário. Esses cuidados não se restringem apenas aos bichinhos abrigados no zoo, mas também aos que estejam aos arredores do lugar. “Muitas vezes, passarinhos recém-nascidos caem dos ninhos, nós pegamos e cuidamos deles”, disse a bióloga Ana Celly Lima.

No berçário, o trabalho começa logo após o parto. Essa preocupação toda não é em vão. Esses animaizinhos fazem parte de um programa de conservação do Zoológico de Salvador. De acordo com o veterinário Vinícius Dantas, quando o filhote é levado para o berçário há um êxito de 90% de sobrevivência. “Quando nós trazemos, por exemplo, um lobo-guará, pensamos na reprodução e na conservação dessas espécies. Esses filhotes têm um valor muito grande na preservação e melhoria do nosso plantel”, explicou Dantas.
Medicina preventiva, ambiente e alimentação são os principais fatores para o bom desenvolvimento do filhote.Desde que o zoológico implantou o trio, o número de nascimentos aumentou. De 2005 a 2006, foram 32 nascimentos; em 2007, passou para 74. Já entre 2008 e 2009, esse número triplicou para quase 120. O Zoológico de Salvador abriga 1.069 animais de 142 espécies, sendo que 22% correm risco de extinção.( informa Agecom)


Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.