Waltinho sugere Carnaval Azul no Rio Vermelho

Um baile popular resgatando os antigos sambas e marchinhas de carnaval com foliões fantasiados em pleno bairro do Rio Vermelho. Essa foi a proposta que o compositor Waltinho Queiroz levou para o vice-prefeito e coordenador geral do carnaval, Edvaldo Brito, em seu gabinete. Trata-se do projeto “Carnaval Azul no Rio Vermelho”, um baile a ser realizado no largo do Mercado do Peixe a partir de novembro, com ensaios semanais e durante os seis dias da folia de 2011, que acontecerá no mês de março.
“Penso num grande anfiteatro, reunindo pessoas de todas as idades, todas as famílias, onde vamos homenagear grandes nomes de carnavais passados, como Nélson Maleiro, do bloco Cavaleiros de Bagdá, e Clélia Matos, Rainha do Rádio de 1954, e recordar os grandes desfiles do Jacu e do Barão”, diz Queiroz emocionado, acrescentando que “Salvador não pode continuar refém do modelo único e exclusivo dos trios elétricos, que está liquidando com as manifestações tradicionais da festa baiana. Veja o que está acontecendo com o Rio de Janeiro e Recife, com os moradores retomando a folia nas ruas onde moram”.
O compositor pretende realizar os bailes com convidados de todo o país, e muita gente já confirmou presença, como João Donato e Wanda Sá, Roque Carvalho e Rataplán, Cozinha Baiana, Orquestra Paulo Primo, Gerônimo e Armandinho Acústico. Nos planos está também a realização de um festival de marchas e sambas carnavalescos. “A festa começará às 16h e irá até às 22h, para não penalizar o morador do bairro, tanto que penso em ouvir a associação de moradores a respeito do projeto em reuniões que faremos durante todo o ano”, conclui Waltinho, buscando apoio público-privado para realizar o que ele acredita que será um marco histórico no carnaval de 2011.
Para o professor Edvaldo Brito, “não se trata de ideia nostálgica, mas de um poeta que tem - como todos eles - sensibilidade aos valores humanos. Lembrando a importância histórica de Waltinho Queiroz para o carnaval da Bahia e agradecendo a sugestão, farei tudo o que for possível para discutir com a comunidade e implementá-la”. (informa a Secom)



Tópicos:

Postar um comentário

4 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. O CARNAVAL DOS INSATISFEITOS
    Valtinho Queirós faz parte do grupo de insatisfeitos (no qual eu me incluo) com o rumo que Carnaval tomou. Já vi o pessoal do Paroano e J. Veloso se mostrarem favoráveis a um carnaval aqui no bairro com menos decibeis e mais neurônios. Só espero que essa consulta à comunidade, preconizada pelo nosso vice-prefeito, não seja feita no Salão Paroquial. E que não apareça ninguem prá dar esporro em ninguem

    ResponderExcluir
  2. Valter Queirós foi muito feliz em lançar esta idéia. A AMARV encampa um projeto desse, visto que o Bando do Rio Vermelho era um carnaval do bairro, independente do dia 2 de fevereiro.
    Espero que nenhum intelectual alienigena ou autoctone venha ser contra.
    Já existe um empresário do ramo de hospedagem que topa bancar o Bloco Amigos do Rio Vermelho e sua Banda,
    para animar esta folia.
    Pino, você pode dar uma grande ajuda e nós estamos precisando dela.

    Maneca

    ResponderExcluir
  3. BOa idéia e mãos a obra.

    Não deixem biógrafos se possearem mais, com teses equivocadas, mal interpretadas com um molho recheado de politicagem.

    Vamos em frente

    ResponderExcluir
  4. Oi Maneca
    Se é ajuda prá fazer festa pode contar comigo, agora isso deve ser muito bem discutido prá não virar mais um carnaval que - como nos outros circuitos - beneficie só alguns e traga um monte de transtorno aos moradores, acho até que AMARV pode tomar a iniciativa e convocar um encontro com os interessados (inclusive Valtinho Queiróz) para começarmos a conversar sobre o assunto.

    ResponderExcluir