É assim que se administra uma cidade turistica?

Postado por Sarnelli
No dia 20 deste, que foi um domingo , enfiei a digital no bolso e saí por aí...
O primeiro ônibus que me apareceu foi um Sussuarana que passaria pelo comércio. Tudo bem para mim .Havia saído mesmo sem destino ! Na Praça Cayru , desci do transporte e subi pelo Lacerda para me deparar com aquele enorme barracão que a Prefeitura construiu para os festejos Juninos e que toma a praça toda.
Me surpreendi ao encontrar as portas do Palácio Rio Branco abertas e recebendo turistas. Havia apenas duas salas preparadas para tal. Eu mesmo , entrei, fiz algumas fotografias da estátua original de Tomé de Souza ( Pasquale ) e me aproveitei da belíssima varanda do lado do mar, para tirar fotos, do alto, da cidade baixa, da Baía de todos os Santos, do Forte de São Marcelo, do Mercado Modelo, de navios ancorados à espera de lugar no cais , da lateral esquerda do Elevador Lacerda, etc. Um passeio maravilhoso , num dia de sol espetacular e agradável. Não era aquele sol do qual é necessário fugir por queimar demais... Não tivesse sido a constatação de que a nossa cidade está mesmo desgovernada , teria sido mesmo um passeio inesquecível.
Estou acompanhando esta crônica de duas fotos tiradas na ocasião.
No interior do barracão da prefeitura, não podia faltar o tablado para as danças das quadrilhas ( falo de quadrilhas de São João mesmo, aquelas tradicionais que só fazem alegrar as pessoas ) , uma arquibancada , e outros equipamentos como a parafernália do som , naturalmente.
Mas, a cerca de 4/5 metros das belas portas do Palácio Rio Branco, uma cena que não poderia acontecer ali , ainda mais a cerca de 80 metros do Palácio Tomé de Souza , do outro lado da praça , sede de governo da prefeitura de Salvador.
Aproveitando um tablado, pessoas desabrigadas utilizaram  para  dormir e isto às 10 h  , já com grande movimentação inclusive de turistas que por ali passavam em demanda ao Mercado Modelo ou destino ao Pelô .
Um deles , um jovem , foi alertado por uma mocinha que queria uma moeda pelas fotos que estava tirando  e ele iniciou uma série de palavrórios impublicáveis  seguido de ameaças. Por sorte , havia uma viatura policial estacionada na esquina do Palácio. Expliquei o fato ao policial e pedi que me desse cobertura para sair dali...
Não é história , é um fato verídico !

Tópicos:

Postar um comentário

1 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. A quantidade de pessoas sem abrigo que circulam pelo centro da cidade só faz aumentar. A carência de abrigos noturnos ainda não foi resolvido e a situação tende a piorar com o inverno.Vento e frio sem um tento para se abrigar é muito triste mesmo.

    ResponderExcluir