Um pouco de história

Amanhã (25) a cidade de Cachoeira, a 111 quilômetros de Salvador, no Recôncavo Baiano, passa a ser sede provisória do Governo da Bahia, pelo terceiro ano consecutivo. O ato cumpre o que está previsto na Lei 10.695/07, que determina que todos os anos, no dia 25 de junho, a sede do governo seja instalada no município, já que, nesta data, em 1822, os cachoeiranos deram início às lutas pela Independência da Bahia, que culminaram com o 2 de Julho. Em 2010, Cachoeira comemora 188 anos de sua independência de Portugal. A cidade abrigou pela primeira vez a sede do Governo da Bahia em 2008.

História

O dia 25 de junho é o marco das lutas de Cachoeira no processo da independência da Bahia, culminada em 2 de julho de 1823. Em junho de 1822, os cachoeiranos assumiram a liderança do movimento que deflagrou a guerra pela independência baiana, ao reagir às investidas de uma tropa de militares portugueses, a bordo de canhoeira lusitana fundeada no Rio Paraguaçu, que tentava sitiar a vila com o objetivo de sufocar a mobilização popular contra a dominação colonial. E foi no dia 25 que vereadores reunidos no prédio da Câmara redigiram uma ata aclamando D. Pedro de Alcântara, príncipe regente perpétuo do Brasil, com o povo em marcha pelas ruas da então Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira. Pelos feitos heróicos de seu povo, o imperador D. Pedro I, em 1837, elevou a antiga vila à categoria de cidade, com a denominação de Heróica Cidade da Cachoeira. As comemorações na cidade também marcam a abertura das celebrações em homenagem ao Dois de Julho no Recôncavo Baiano. Até lá, acontecem várias atividades cívicas para comemorar o 25 de junho, a data magna de Cachoeira, e a Independência da Bahia.Mais informações no Blog http://www.vapordecachoeira.blogspot.com/



Postar um comentário

5 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Parabéns , o Blog do Rio Vermelho também divulga cultura. É um blog cada vez melhor e sempre mais útil à sociedade .

    ResponderExcluir
  2. Esse fato faz parte da História da Bahia mas pouco gente conhece. A luta pela Indepedência começou no Reconcavo ,onde muitas pessoas perderam a vida por nossa liberade.

    ResponderExcluir
  3. É verdade e é por isso que eu aplaudo a iniciativa de colocar sempre um pouco de história, de cultura no blog. No caso de Pasquale , muitas pessoas comentaram comigo : e eu , que não sabia quem havia feito aqueles monumentos ? O blog está no caminho certo. Parabéns outra vez, Carmela.

    É pena que o blog não está recebendo colaboração dos leitores. A quase totalidade se limita a ler as postagens e a colocar pequenos comentários...

    ResponderExcluir
  4. A coincidência é que este ano, no mesmo dia 25 , brasileiro e portugueses se enfrentam em nova batalha, mas, felizmente, dessa feita em outro campo, o dos esportes. Pela manhã vou a Cachoeira e a tarde postarei algumas fotos dessa cidade histórica.

    ResponderExcluir
  5. Para fazer justiça, a transferência simbólica da sede do governo para Cachoeira no dia 25 de junho é uma iniciativa da deputada Lidice da Mata, como forma de homenagear a participação do Reconcavo Baiano nas lutas pela Independência.

    ResponderExcluir