O retrato do descaso

O retrato do descaso
Enquanto  obras inúteis são idealizadas, um esgoto descarrega água podre na praia da Mariquita,  em frente ao novo Mercado do Peixe, ainda em construção, e próximo ao emissário submarino. Uma manilha de cimento que deve ter pelo menos 60 centímetros de diâmetro exposta para quem quiser ver, lança água podre e exala um fedor que se espalha por toda a área. A situação fica ainda mais critica quando chove.  Não sei precisar se é do próprio rio, se a descarga é feita pelo própria Embasa ou se trata de uma canalização dos sanitários que estão localizados na área. O fato é que essa podridão em frente aos boxes onde vão servir comida não combina.Vamos esperar que no "pacote" das reformas previstas para a área esteja incluida a solução para esse problema.

Postar um comentário

8 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. E esse não é o único descarrego de esgoto na área, existe outro - enorme - ao lado direito da passarela de pedestres, sem falar no esgoto do Hotel Pestana e da Coônia Z-1.

    ResponderExcluir
  2. É verdade ! O descarrego citado por Pino , eu o fotografei ontem no momento exato em que cumpria a sua missão de emporcalhar ainda mais as águas do rio e do mar.
    Vou mandar a foto para o blog, sem comentário. A imagem fala sozinha !

    ResponderExcluir
  3. NOTA DE EXCLARECIMENTO
    Em relação à citação do esgoto da Colônia Z-01 cabe-nos informar;
    1 – Desde Setembro de 2009, quando tomamos posse, entramos em contato com o Superintendente da SUCOP, Luciano Valadares, pedindo soluções em relação ao esgoto citado, inclusive argumentando que o fato tratava-se de um crime ambiental. Foram direcionados técnicos para analisar e chegaram a conclusão de que o esgoto deveria ser desviado para a rede do BAHIA AZUL .
    2 – Algum tempo após conversamos diretamente com o Prefeito, pedindo-lhe interferência pois algumas emissoras de televisão, inclusive o Blog, já haviam despertado para a questão. Ele prometeu-me tomar providências, inclusive destinando um de seus assessores, para acompanhar o problema. O projeto da obra foi feito pela SUCOP, que me repassou e, por conseguinte repassei a EMBASA, para que fizesse sua parte na obra, ou seja, colocação de um novo “PV” na frente da Colônia para a ligação.
    3 – Já estive ao menos 16 vezes na SUCOP solicitando andamento na obra. O Superintendente já foi rebaixado de posto, assumiu o Diretor de Manutenção em seu lugar, Dr. Tucunaré,ao mesmo, já solicitei duas audiências agendadas e ainda não obtive sucesso, pois sempre o Prefeito o convoca de última hora, e temos uma nova audiência agendada para o dia 20/07, (terça-feira), para tentar de uma vez por todas, com o novo gestor, ver se conseguimos resolver o problema. De modo que, por falta de cobrança de nossa parte, não é a razão para que a questão já não tivesse sido solucionada.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou testemunha do empenho de Branco para tentar resolver esse problema criado pela própria Prefeitura que ao fazer a reforma da Casa do Peso jogou o esgoto dos sanitários diretamente na praia, outro que tambem se empenhou foi o antigo administrator regional Roberto Casqueiro, mas até o momento todos os esforços foram em vão.
    Já os administradores do Hotel Pestana, não estão nem aí para a poluição que o hotel 5 estrelas está causando.

    ResponderExcluir
  5. E por falar em descaso bastou o Administrador Regional Roberto Casqueiro ser exonerado para a situação da praia de Santana estar retornado ao que era antes com dezenas de sem teto ocupando a areia e fazendo os barcos de dormitório

    ResponderExcluir
  6. Mais Exclarecimentos!
    Apesar do problema da ocupação da Praia de Santana pelos sem teto, não ser da nossa competência, e sim da Prefeitura, inclusive a limpeza, durante a gestão do Ex-Administrador Regional da SIGA-VII, o Dr. Roberto Casqueiro, técnico operante, e como pessoa, um cidadão extremamente solicito, podemos manter uma forte relação de interatividade, devido as suas relações de amizade, notadamente na LIPURB, entre outros orgãos. Em virtude dessa parceria, tinhamos as condições objetivas para resolvermos as demandas mais urgentes do nosso bairro. Todavia, com sua substituição, tentamos já por duas vezes contactar com a nova Administradora Regional, a Sra. Eliana Moraes Lima Mascarenhas, contudo, ocupada provavelmente como ela deve ser, não tenho a menor idéia se ela é gorda ou magra, quanto mais ter a oportunidade de solicitar-lhe uma audiência ou até mesmo uma visita, que dirá, intervenções junto as repartições públicas, para que possamos fazer o papel que compete a Prefeitura e que por hora, deixa a desejar. Por falar nisso, ninguem que conheço no bairro, conhece-a, já tive a precaução de investigar. O presidente da AMARV, Ricardo Barreto, certa vez me pediu o telefone dela, informei-lhe que o telefone corporativo que era de Casqueiro, passou a ser usado pela mesma, apesar de nunca ter falado com ela também. Oxalá que ele tenha tido mais sorte do que eu, afinal só sou um mero dirigente da Colônia de Pesca Z-01 do Rio Vermelho...

    ResponderExcluir
  7. A demissão de Casqueiro - comemorada com foguetes por aqueles que não se conformavam ter alguem indepedente à frente da SIGA (antiga AR) - está trazendo uma série de transtornos porque ele era um pé-de-boi e mesmo sem nenhuma estrutura procurava resolver os problemas que lhe eram apresentados.
    Não nos esqueçamos que a sede da SIGA VII, que deveria cuidar do bairro, fica no Caminho das Árvores

    ResponderExcluir
  8. Não sei se o meu comentário vai soar a besteira, mas, como estou ficando velho , ou melhor, idoso , acho que posso me permitir dizer uma bobagem porque sempre ouvi dizer que " o castigo não anda a pé . Sempre chega a cavalo ! ...

    Bem, procurem entender o que eu pretendi dizer .

    ResponderExcluir