Um mergulho na história do Rio Vermelho I

O jornalista Jorge Ramos, morador do bairro nos manda uma excelente contribuição para conhecermos melhor a História do Rio Vermelho, com informações sobre o Conselheiro Pedro Luiz, que dá nome de uma das ruas mais importantes do bairro. E   anexos do  relatório  em que se refere a intervenções n o Rio Lucaia .Sem dúvida uma boa leitura para esse sábado  de muita chuva.

Além de ter relevância histórica - lugar onde o náufrago Diogo Álvares Correia, o Caramuru, teria sido resgatado pelos índios tupinambás, dando início assim à colonização da Bahia e do próprio Brasil - o nosso bairro tem aspectos que precisam ser melhor conhecidos. Uma das principais ruas do Rio Vermelho é a Conselheiro Pedro Luiz Pereira de Souza (1839-1884), uma figura que necessita ser melhor estudada. Este advogado, jornalista e poeta, nascido no Rio de Janeiro, era tio de Washington Luis, que veio a ser Presidente do Brasil entre 1926/1930.Pedro Luiz foi Presidente da Província da Bahia entre 1882/1884. Foi deputado e Ministro de Negócios Estrangeiros e, também, (interino) da Agricultura, Comércio e Obras Públicas.

Um mergulho na história do Rio Vermelho IAo assumir este cargo, nomeou um modesto funcionário de carreira do Ministério para ser seu Chefe de Gabinete. Este era , nada mais nada menos que Machado de Assis, a quem se ligou intelectualmente e de quem se tornou amigo. E aqui abro um parêntesis (Já imaginou, não é ?, que não deve ter passado nenhum ofício, relatório ou o mais simples e desimportante documento burocrático com o menor erro de redação ou concordância). Pedro Luiz foi nomeado Conselheiro do Império em 1880 e tinha uma razoável produção literária (poesia e ensaios) que anos mais tarde lhe seria útil para entrar na história da literatura brasileira. Em 1897 quando Machado de Assis e Lúcio Mendonça organizavam a criação da Academia Brasileira de Letras o nome de Pedro Luiz, que havia morrido cedo, aos 45 anos, em 1884, foi lembrado para ser o patrono da Cadeira Nº 31.

Pois bem, quando morou em Salvador, o Conselheiro Pedro Luiz apaixonou-se pelo "arrebalde do Rio Vermelho", onde vinha descansar das árduas tarefas de Presidente da Província, daí a origem da homenagem a ele. E se empenhou pessoalmente em obter melhorias, o que pode ser constatado na análise da "Fala" que dirigiu na abertura da 2ª Sessão da 24ª Legislatura da Assembléia Provincial. Ele cita as obras urbanas para melhorar as condições do Rio Vermelho. Está lá, inclusive outro nome histórico para o bairro :João Gomes. Foi um comerciante, morador do bairro, que assumiu pessoalmente o encargo de realizar as obras. Pedro Luiz, cujo quadro está no Saláo Nobre da Associação Comercial, agradece a ele na Mensagem.

Leia os anexos aqui.

Postar um comentário

4 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Pesquisando na internet encontrei esse blog e gostei muito. Como moradora tenho curiosidade pela origem dos nomes das ruas e gostei muito dessa informação sobre a Conselheiro Pedro Luíz. Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, somos necessitados e sedentos de história.

    Mas um grande GOL da criadora e editora deste blog.

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Prezada Carmela:
    Exclenmte, gostaria de ter uma cópia deste material. Me diga como.
    Um grande abraço

    MANECA
    2108-1810

    ResponderExcluir