É sempre a mesma ladainha

É impressionante,  toda eleição é a mesma coisa: unanimidade entre os candidatos de que é preciso priorizar a educação. No debate da Band entre os presidenciais agora à noite, a situação não está sendo diferente. Todos defendem interiorização da educação, mais universidades, aumento para os salários dos professores, qualificação, cursos de profissionalização, creches, etc, etc, etc. Quando chegam no governo esquecem tudo. A prova está no montante de investimento feito no setor, pouco mais de cinco por cento do PIB. A Suécia, que nem de longe tem os problemas que se enfrenta no Brasil na educação ,o investe é de cerca de 8% do PIB. Durma-se com um barulho desses.

Postar um comentário

5 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Festa



    São Bartolomeu chegou da Baía
    Coberto de flores e cheio de alegria



    Maragojipe tá ali pertinho. Aquela cidadezinha estilo medieval administrada pelo negão Ataliba do PT dá exemplo de respeito e cuidado com as tradições culturais. Dá exemplo, não; dá show. Aquele carnavalzinho, que Cachoeira tinha e lá persiste, agora é patrimônio imaterial do Estado da Bahia. A festa de São Bartolomeu, com exagero e tudo, convida 60 mil devotos de Oxumarê no mês de agosto. Número infinitamente maior do número de visitantes que assiste a festa da Boa Morte, realizada no mesmo mês aziago de agosto em Cachoeira. Isto tem uma explicação.


    A festa de São Bartolomeu é, na verdade, a festa de agregação da sociedade maragojipana. Trata-se de uma festa religiosa de manifestação da maragojipaneitude local. Zé manés e coronéis, doutor e pé rapados interagem votivamente nos dias de festa do santo padroeiro. Bartolomeu é gente da casa, um político populista, o gaiato da cidade, um Salu da farmácia, o pai de todos, um ACM ao avesso. Já viu lá sua estátua? Ele é o maior de todas as figuras de formato humano, falantes e mudos, existente na cidadela medieva. E mais: para consolidar a sua humanidade, ele não está num pedestal, numa redoma, numa charola. O cabra está pisando no chão como um transeunte qualquer. Um santo.
    Vá falar mal de Bartolomeu. Os milhares de Memeus de lá tomarão as dores, sentarão um pau no centro da cara do incauto. E não brinque com o povo de Maragojipe porque ali era rota de fuga de escravos. Maragojipe era um quilombo , e hoje um quilombo urbano e a Fundação Cultural Palmares nunca percebeu porque ela não percebe nada. Maragojipe é cidade ousada, aguerrida, resistente. Petista.


    Estou a falar isto, tecendo elogios, para sublimar minha inveja dessa cidade que devia ser Cachoeira. Queria que tudo o que acontece de bom em Maragogó acontecesse aqui nesta infame jungla. Ah, se todos nós junglianos malditos amássemos a Senhora do Rosário como os maragojipanos amam Bartolomeu Oxumarê. Até evangélicos de última hora lá tem filho chamado Antonio Bartolomeu da Conceição, apelidado Memeu , ou Bartô, ou Bartola (baitôla, não) e, no fundo no fundo, a crente acende sua velinha de sete dias no quarto de lá de dentro da casa pertinho do quintal. Como seria bom se a Senhora do Rosário não fosse tão elitista, racista, seletiva, etc., etc., etc... Oh, Nossa Senhora do Rosário de Todos os Pretos, que divino e maravilhoso seria a Senhora do Rosário de Todos os Senhores de Engenhos daqui fosse celebrada e reverenciada durante todo o mês de outubro com músicas, danças, doces, gentes a mancheias vindas de todos os quatro cantos do mundo...
    E que as danças não fossem danças das Descaradas, de tchecas ralando no asfalto, de bundas celulíticas batendo palmas, de homens rebolando, empinando a bundinha. Que as músicas não fossem músicas de garrancho, de Seu Maxixe, ao excelentíssimo mau gosto do cara e do “grupo”. Ah, Nossa Senhora do Rosário de Todos os Pretos, como seria bom se Nossa Senhora do Rosário de Todos os Senhores de Engenhos fosse querida por todos daqui como é São Bartolomeu querido por todos os brancos e pretos de lá...

    ResponderExcluir
  2. Voltando ao debate, a pérola foi a Plínio: "É por isso chamam o Serra de hipocondríaco, ele ´só fala de saúde".

    ResponderExcluir
  3. Mesmo falando um monte de bobagem, coisas impossíveis de serem concretizadas, Plinio Arruda salvou o debate. Dilma e Serra pareciam duas mumias. Alias os discursos de Dilma, Serra e Mariana, são muitos semelhantes.

    ResponderExcluir
  4. Achei Dilminha paz e amor, muito nervosa e com dificuldade de argumentar. Serra com aquela cara conhecida de vampiro brasileiro, no final ainda disse que a filha chamou atenção porque ele não sorriu, ainda bem! e Marina coitada, quase entrou muda e saiu calada. Plinio Arruda com as orelhas de perdino no espaço, tirou sarro de todo mundo.Em sintese, esse primeiro debate para mim não acrescentou nada.

    ResponderExcluir
  5. Nos comentários percebemos, estamos preocupados como fulano estava, se sorriu, se estavam feios ou bonitos etc.

    Viram ouviram falar realmente de plano de governo?

    Divulgaram algum site, jornal, panfleto que aborde o projeto de governo por quatro anos?

    A palavra é engessado... estavam todos engessados em um formato de programa engessado.

    ResponderExcluir