Qual a sua opinião sobre o novo circuito para blocos sem trio no Rio Vermelho?

Na próxima quinta-feira será oficialmente inaugurado um novo circuito do Carnaval para blocos sem trio em nosso bairro, a partir das 18h. Os moradores como sempre ficaram de fora da decisão, mas o Blog do Rio Vermelho quer saber sua opinião. A folia será no trecho da orla entre a Paciência e a Rua da Fonte do Boi. Você é contra ou a favor dessa iniciativa?
Tópicos:

Postar um comentário

28 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Gosto desse tipo de Carnaval mas tenho procupação com os transtornos especialmente no transito, afinal, quinta-feira ainda é dia de trabalho para muito gente, inclusive para mim.Não seria melhor na sexta ou no sábado?

    ResponderExcluir
  2. Circuito???? que circuito????
    É, infelizemnte não estou sabendo de nada, como acredito que a maioria do bairro também. Sei o que vai ter os fantásticos do PAROANO SAI MILHÓ em Dinha, ou não vai mais????ou eles vão participar deste circuito saindo aqui da Paciência, por sinal onde moro, será que é isso mesmo???? gostaria da confirmação, pois, já marquei com amigos(as) justamente lá em Dinha, eles estão cientes do Paroano lá em Dinha, ou estou equivocado???? Quanto a minha opinião, acredito que "gradativamente" podemos chegar lá, aos poucos, com organização e muita divulgação, sem trio elétrico e sem carro também, assim haja poluição, o tráfego tem que ser modificado como no Carnaval, o desfile dos Palhaços do Rio Vermelho foi bom, só que infernizou o trânsito todo, tem que haver organização.

    ResponderExcluir
  3. Oficializar vai trazer um transtorno imenso em futuro próximo. Nada de trio nem carros, deixa o povo fazer sua festa organizadamete!! é assim com a Festa de Yemanjá, foi assim com o Bloco Palhaços do Rio Vermelho!!

    ResponderExcluir
  4. Acho um equívoco esse circuito, tenho a impressão que poucos moradores concordam com isso, se querem realizar um Carnaval que seja em local fixo, sem percorrer as ruas do bairro

    ResponderExcluir
  5. Pais é João, nem você nem ningúem ficou sabendo, mas Paulinho Boca de Cantor, em entrevista a TVE estava anunciando a novidade, é por essa razão que o Blog está querendo discutir o assunto.

    ResponderExcluir
  6. Sem ter tido o tempo suficiente para uma maior divulgação e a opinião da cumunidade, visto que a definição por parte dos organizadores foi muito em cima da hora, acredito tratar-se de um evento positivo para o bairro.
    Dará certo,ou não ?
    A comunidade dará a resposta.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com Clovis, vamos deixar rolar para ver o que acontece. Depois vamos avaliar.

    ResponderExcluir
  8. O Blog vai acatar o que for melhor para o bairro e para os moradores.

    ResponderExcluir
  9. Tudo bem Carmela,só quero confirmar se o Paroano vai estar presente nesta quinta-feira, dia 03abrindo o Carnaval aqui no Rio Vermelho, como foi mencionado aqui no blog, mesmo porque tem gente chegando inclusive na quinta-feira e estão querendo conhecer o nosso carnaval aqui do bairro com o Paroano.
    Desde já, obrigado pela informação...

    ResponderExcluir
  10. João o Paroano está confirmado sim quinta-feira na Praça de Sant´Anna.

    ResponderExcluir
  11. Prezado Senhor:
    FOLIA AZUL DO RIO VERMELHO
    Projeto Especial
    UM OÁSIS ACÚSTICO SEM CORDAS E SEM TRIO

    No Largo de Santana, famoso pelo acarajé de Dinha, espaço historicamente festeiro, propomos um novo modelo de festa capaz de atender a demanda de gerações que não mais brincam o carnaval. Carentes de um outro formato folião capaz de remeter aos eternos carnavais, com sua aura de poesia e romantismo, centenas de famílias, pais, filhos e netos poderão brincar juntos outra vez com segurança e descontração.
    Artistas notoriamente vinculados ao modelo acústico e moradores do bairro, com suas manifestações momescas já existentes, a exemplo do bloco Palhaços do Rio Vermelho, zelarão pela programação e pelo absoluto respeito aos moradores que não serão penalizados em nenhum momento pelo projeto que ora propomos. Os eventos terão duração previamente especificada e absolutamente cumprida.
    Do pôr-do-sol às 22 horas, Walter Queiroz e a Banda Azul Turqueza, com artistas convidados, comandarão e animarão a festa. O projeto abrigará seis eventos, sendo três ensaios e três bailes-shows durante o carnaval, preferencialmente, sábado, segunda e terça. Os ensaios serão realizados às quintas-feiras das 17 às 2ohs.
    POR QUE WALTER QUEIROZ E QUEM SERÃO SEUS CONVIDADOS.
    Um dos artistas mais profundamente ligados ao carnaval, autor de grandes sucessos e fundador do lendário BLOCO DE JACU e, mais recentemente da Associação Etílica Sentimental e Carnavalesca Chegando Bonito, Waltinho Queiroz, como é carinhosamente chamado pelo povo da sua terra, tem todos os créditos para ser o âncora desse novo espaço democrático, capaz de resgatar a beleza, a descontração e alegria dos tradicionais carnavais.
    Querido e respeitado em todo o país, Walter não terá dificuldades em convocar para os eventos, artistas de expressão, como Alceu Valença, Maria Creuza, Antônio Carlos e Jocafi, estes, nascidos e criados no Rio Vermelho, além de blocos acústicos tradicionais, como o Paraoano Sai Milhó, e o Bloco da Saudade dentre outros.

    INSTALAÇÃO DO PALCO, SANITÁRIOS QUÍMICOS, SEGURANÇA PARA O EVENTO E CACHÊS ARTÍSTICOS

    Estes itens serão de responsabilidade do poder público. Sem prejuízo da participação e apoio da iniciativa privada, os itens acima mencionados, são fundamentais para o êxito total dessa iniciativa.
    Os cachês deverão ser discutidos e estabelecidos oportunamente. É de vital importância a colocação à priori da proibição absoluta de entrada nesse espaço, de trios elétricos ou similares, mesmo de porte reduzido.

    Confiantes na justa avaliação dos nossos propósitos, indiscutivelmente oportunos e adequados ao um novo momento histórico de renovação do nosso modelo carnavalesco, sob pena de perdermos progressivamente espaço e importância, até por que o carnaval acústico está voltando a reinar em vários Estados do Brasil, sobretudo no Rio de Janeiro.

    Atenciosamente,

    Salvador, 14 de dezembro de 2010


    Walter Queiroz
    Cantor, compositor e folião

    ResponderExcluir
  12. Só para esclarecer esse projeto Folia Azul, não vingou.

    ResponderExcluir
  13. Esse projeto estava sendo discutido por que?Eu também não tomei conhecimento disso.

    ResponderExcluir
  14. Já que tem que ser, que seja mesmo,porém sem trios de espécie nem de tamanho algum. Nem grande, nem médio nem mesmo microscópico e que seja organizado no sentido de que os equipamentos necessários sejam colocados nas ruas e o tráfego desviado na Oceânica e monitorado. Do contrário, vai ser aquele problema!beisedsi A quinta está chegando, a festa vai acontecer, e vamos ver os problemas que vão aparecer para que não se repitam no próximo carnaval... Para mim, pelo que estou vendo, o Carnaval do Rio Vermelho já nasceu,é uma realidade , mas que seja um carnaval de bairro !Que não seja mais um espaço que o carnaval em si esteja abrindo para ocupá-lo no futuro em proporções desmesuradas.

    ResponderExcluir
  15. A minha opinião é que carnaval no bairro tem que ser com os blocos do bairro como acontece em outros locais.

    ResponderExcluir
  16. Bem minha gente o tema ficou 24h no ar e apenas oito pessoas se manifestaram o que demonstra que a maioria não está nem ai para esse novo circuito do Carnaval. Estão só nos resta botar o bloco na rua e botar prá ferver. Eu mesma de hoje em diante só vou me ocupar de cuidar de minha fantasia, e sair por ai cantando deixa a vida me levar. Fuiiiii!

    ResponderExcluir
  17. O meu medo é que essa omissão possa gerar um resultado negativo no futuro. Para mim, a discussão termina aqui ... que venha a folia , vou aproveitar para descansar e escrever alguma coisa...Vou, também, esperar a varredura do salão... Sempre aparece um assunto ou outro para comentar, criticar ou mesmo, de preferência, para elogiar !

    ResponderExcluir
  18. A comunidade não pode simplismente pensar rapidamente na euforia, tem que ter um pouco de cautela pois estamos vendo o quanto sofre os moradores da Barra e Ondina será que nós queremos o mesmo.Eu acho que o Rio Vermelho comporta um projeto como o de Walter Queroz conforme apresentamos no Jornal ou tambem musicos como Cada Ano Sai Melhor, com horários que não incomodem a população e o trafego
    do bairro.

    RICARDO BARRETTO AMARV

    ResponderExcluir
  19. SEMPRE "ELE"

    O erro de Waltinho Queirós foi falar com o pessoal da AMARV e não falar com “ELE”, como “ELE” não foi consultado se colocou contra e foi logo na prefeitura onde “ELE” tem prestígio e disse que não queria carnaval no Rio Vermelho de jeito nenhum. Já Paulinho Boca de Cantor e Gereba foram à pessoa certa e beijaram a mão "DELE", aí a coisa andou, de lambuja "ELE" já designou que o circuito se chamará Caramuru, não colocou Caramuru-mirim porque a modéstia não lhe permite.

    ResponderExcluir
  20. sou moradora do rio vermelho e totalmente a favor deste tipo de manifestação cultural. fui ao bloco dos palhaços no sabado passado e adorei! me senti segura, só vi pessoas bem intencionadas e familias completas brincando alegremente. parabens aos idealizadores de todas estas ações.

    ResponderExcluir
  21. Essa é uma prática anti-democrática dos gestores públicos (aí no caso, do pessoal da SALTUR)DE NUNCA CONSULTAREM A COMUNIDADE interessada. A ideia primeira, justiça seja feita, foi de WALTINHO QUEIROZ,que apresentou há anos um projeto à extinta Emtursa (hoje SALTUR). Nem ele foi sequer consultado sobre a decisão repentina de fazer esse circuito, sem debate prévio nem nada. Tomara que dê certo mas agora só no resta torcer para que dê tudo certo. Sugiro que logo após o Carnaval façamos uma avaliação dos erros e acertos da festa e corrijamos o que for necessário para os próximos eventos.

    ResponderExcluir
  22. Carnaval DO bairro é muito bacana. O Rio de Janeiro tem os tradicionais carnavais DOS bairros, nos quais a comunidade de um determinado bairro organiza seus blocos e ali fazem a festa. Vários bairros, tradicionalmente, disputam o carnaval mais animado.
    Aqui a proposta parece diferente: Carnaval NO bairro. Um carnaval organizado por quem? De que maneira os moradores estão integrados? A proposta aqui é mais uma ampliação do circuito do carnaval. A cidade do Salvador tem os circuitos do centro, barra-ondina e pelourinho. Agora estão incluindo o Rio Vermelho. Aí pode não ser bom.
    Sem nenhuma organização teremos um grande evento na porta de nossa casa e, sequer fomos informados ou orientados: como será disciplinado o trânsito, limpeza e recolhimento de lixo, policiamento e segurança pública, posto de saúde , etc, etc,...
    “Assim já é demais, eu não posso viver sem a nêga”. Declaro que gosto muito de carnaval, festa e alegria!

    ResponderExcluir
  23. Gostei muito desse comentário de Claúdia, é correto que o Carnaval do bairro seja feito com a participação dos moradores, no passado já foi assim A parte boa de se abrir um debate é essa, vão surgindo sempre novas e boas idéias.

    ResponderExcluir
  24. Pino Falou e disse.
    Tiro o chapeu para ele.
    Devemos tirar o nome de Circuito.
    Chame Folia Azul, Bando do Rio Vermelho ou mesmo Folia do Rio Vermelho, más não devemos usar a palavra Circuito pois ela relembra patrocinadores, camarotes privilegiados, e outras "cositas mas"

    Maneca

    ResponderExcluir
  25. Sobre o ocmentário do Pino, vou lembrar um ditado antigo que diz: Quem não tem competência não se estabelece.

    ResponderExcluir
  26. O circuito Barra/Ondina também começou assim despretenciosamente e veja ao que chegou. Na verdade, estão testando a área do Rio Vermelho como futuro circuito de trios eletricos. Apesar de no trajeto não haver residencias, o barulho atingirá os moradores do Parque Cruz Aguiar e adjacencias como já acontece quando alguem bota um som no carro no Mercado do Peixe - refiro-me aqueles carros que caregam um trio eletrico no porta malas - uma vez que não há barreiras de nenhuma especie para bloquear o som, fora o problema do trafego, violencia, etc. Esta é uma iniciativa bastante infeliz que vem mascarada de uma manisfetação pueril como uma bandinha - eu adoro bandinhas e por mim o nosso cananaval seria como o de Olinda, cheio de bandinhas. Os moradores do Rio Vermelho devem começar a se movimentar desde já para impedir que isto se repita ano que vem do contario viveremos os mesmos transtornos que os moradores de Ondina e Barra. Porque não criar mais um circuito no Comercio, onde não existem residencias? A avenida Estados Unididos tem largura o suficiente, por exemplo. A saida de bandinhas no Rio Vermelho cheira àquela velha estoria do namaorado que diz pra namorada donzela: "Eu só vou botar a cabecinha..."
    Cristiano Teixeira

    ResponderExcluir
  27. Como muitos disseram anteriormente, concordo também que não podemos ter nenhum trio aqui no bairro, sendo que, temos que tomar cuidado para não causar os transtornos conhecidos dos velhos circuitos, temos que fazer um Carnaval genuinamente de bairro, se preocupando atualmente e futuramente com sua evolução quanto às infra estruturas nescessárias para realização de um bom Carnaval, evitando as especulações carnavelescas dos camarotes e cia....Agora, sem divulgação e participação da população do bairro, fica inviável, temos que divulgar melhor e com antecedência ....

    Bom Carnaval pra todos, ajaiôooo...

    ResponderExcluir
  28. Como disse Cláudia vamos ver sai vai ser carnaval do Rio Vermelho ou no Rio Vermelho

    ResponderExcluir