A praia dos complexados

Intrigado com  a referência que fizemos à  “Praia dos Complexados”  Edmilson mandou e-mail para o Blog perguntando onde fica  e o motivo do nome.Na verdade  eu nem lembrava disso,  foi João morador do bairro, que em  comentário postado fez referência  a ela.  A  praia fica entre a Paciência e Sant`Anna e era chamada assim pela turma  da Praia da Paciência, uma provocação aos que optavam por um local menos exposto para se banhar. Muitas mães também  levavam  os filhos pequenos devido as piscinas naturais que se formavam entre as pedras.Hoje as pedras tomaram conta de praticamente toda a praia (foto)e já não se vê quase  ninguém frequentando  a não ser  pescadores .

Postar um comentário

9 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. É nessa praia que mais cedo ou mais tarde vai desabar a encosta (o buraco se transformou numa cratera imensa). Ai vai mudar o nome para a Praia do Desabamento.

    ResponderExcluir
  2. Positivo Edmilson,é isso mesmo, inflizmente hoje em dia só tem pedras, impedindo que vc vá com sua família ou até mesmo sozinho e estenda uma toalha na areia, cadê areia????? se foi..... Esta praia foi um local fundamental pra a minha geração nos anos 80 em diante, sendo também da geração logo anterior, principalemtnet nas férias, aos sábados e domingos era o locla preferido para encontro de todos do bairro, moradores daqui da Paciência, Parque Cruz Aguiar, Ipase, Carddeal da Silva e até do Cj Santa Madalena e adjacências. Passamos bons verões nesssa praia com muitas paqueras, muito frescobol, eu memso, modéstia parte jogava muito bem e era um exímio "fominha", isso tudo saboreando sempre um picolé de "geladinho" com quem tínhamos até conta e depois pagava, muitos e muitos fizeram isso, foi uma época muuito boa. Como vc disse que tem trinta anos, eu tenho 47, talvez seus pais ou familiares sejam até alguns desses frequentadores dos complexados, seria uma lista interminável para colocar aqui, só alguns frequentadores até mesmo pelo apelido, talvez vc conhece alguns:
    Eu é claro, conhecido mais como joão gordo, Tilico, Luiz Azeite, Marcos Robot, Marcos Boneca, Zelitão, André "Catapão" (IM), Cacau, Eduardo Valu, Evandro Neilton (IM), Cristina, Mônica, Simone Caaldeira, Américo,Deraldinho, Valtinho,Márcia, Rita, Ana Angélica, Alberto, Pinra,Arizinho, Cabral,Totinho, Pedrinho, Luciano, Jegue,Grosso, Marcelo Cego, Dudu gazu, Osamar, Osni, Miltinho, Pelé, Nenga, Daniel, Guga, Mister Ed (IM), Pedroca, Nona, Mônica, Paola, Gilberto, Nina, Cláudia, Andrea, Edgard Cravo, etc...posso ficar o dia toda aqui relacionando, tem muito e muito mais gente. Como falei anteriormente, praticamente, 90% virou pedra, infelizmente, aonde você não pode nem esticar uma toalha para tomar um sol. É isso, espero, aliás sempre foi uma vontade minha, que ela retorne ao que era, ou até mesmo, fazer como fizeram na piscina de Ondina, pelo menos uma parte dela, formaria suas piscinas e aí teríamos local bom pra tomar banho.

    Abraços e para os mais velhos, informo que fui acompanhar mais uma vez o Paroano no sábado de Carnaval no Pelourinho, simplesmente maravilhoso.

    ResponderExcluir
  3. A praia em frente à Biblioteca Juracy Magalhães Jr, que muitos moradores frquentaram também acabou tomada pelas pedras, com isso hoje no bairro restaram duas em condições de uso, a Paciência, com o esgoto que a Embasa afirma ser de água potável, e a do Buracão. A de Sant`Anna que poderia ser uma boa opção de lazer, virou um favelão.

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito quando vocês trazem à tona fatos que revelam o Rio Vermelho do passado. Mas como disse Carmela até as opções de praia estão acabando.

    ResponderExcluir
  5. Engraçado !...
    Será que toda aareia que a maré andou retirando de outras praias foram levadas para a da Paciência ? Para quem não viu e não sabia, as ondas iam bater na muralha da praia e, em dias de mar revoltado, até água jogava na avenida sobre pessoas e carros que passavam. Para quem não sabe, na base daquela muralha que sustenta a avenida , há uma sapata que a areia cobriu, com o passar dos anos , que é bastante alta. Hoje, entre o paredão de pedras e a maré , há uma elevação de areia que a própria maré levou de outro lugar. Parte dela, com certeza , da praia dos complexados que, confesso, não sabia que tinha este nome. Nela, na " praia dos complexados " , costumávamos eu e a minha mulher, levar os nossos filhos devido às pocinhas e à segurança que isto representava. Ainda mais: o " Taboleiro" , apesar de ter muito tempo que não vou a ele,vejo de longe quando a maré está baixa, também sofreu alterações. Antigamente, o seu fundo era só pedras, tanto que em um dos meus mergulhos, bati o rosto numa delas e fiquei tonto dentro da água. Há fotografias da muralha da praia da Paciência na Biblioteca Juracy Magalhães Jr.,. que mostra a sapata e ainda que nos horários de maré cheia, as ondas iam tranquilamente até a mesma... O mar não ficava, portanto, tão longe da muralha, para melhor esclarecer...

    ResponderExcluir
  6. Essa praia foi por muitos anos a preferida da galera "descolada" do bairro. Pena que até nisso estamos perdendo a nossa memória. Muitos namoros e casamentos começaram nas areias mornas (sumiram!!), nas manhãs de verão, o pequeno espaço era disputado. As turmas (do Parque, Ipase etc... )ficam em lugares separados. Que saudade...

    ResponderExcluir
  7. Da praia dos Complexados se mergulhava no canal para chegar a Padra dos Passaros, até uma vez ou outra me aventurava nessa travessia.

    ResponderExcluir
  8. Graça Vilas Boas,boa tarde e muito prazer em conhechê-la, via blog.
    Pelo menos na minha época, muita gente do Parque e do Ipase frequentavam esta praia. O Buracão existia, porém, muitos moradores tanto do Parque como do Ipase aqui vinham para se reunir com os amigos(as) do resto do bairro.

    Abraços.....

    ResponderExcluir