O Fórum Permanente em Defesa do Rio Vermelho em mais um reunião realizada hoje (9), na Biblioteca Juracy Magalhães Jr, decidiu entregar a Marcos Antônio(Branco), presidente da Colônia Z1, documento elencando uma série de sugestões visando melhorar a organização e limpeza da Praia de Santana. Mesmo com a desocupação dos barcos pelos elementos que insistam em permanecer no local, a praia e o entorno continuam a acumular problemas. Os integrantes do Fórum resolveram arregaçar as mangas e compor uma uma comissão integrada por Pino, Pablo, Afra e Clovis com o objetivo de ajudar o Presidente da Colônia na missão de tentar resolver problemas crônicos da área ,a exemplo da venda de pititinga no chão , estabelecer um posicionamento correto para as embarcações com o objetivo de evite o acúmulo de água, que proporciona o surgimento de moesquitos da dengue, promover uma campanha de conscientização junto aos pescadores para preservar a praia, uma ação junto à Sesp e Limpurb para retirar da areia os barcos quebrados, além de outras providências. Ficou decidido também que na próxima semana será marcada com os vereadores a audiência pública que vai tratar os problemas do bairro. Assim que a data for acertada, daremos divulgação.
Participaram da reunião Sarnelli, Pino, Clovis, Maneca, Afra, Ana, Pablo, Branco, Loly, Wagner, Carmela e Paulo Roberto Brasil.
O documento entregue ao presidente da Colônia Z-1 e assinado por todos os presentes tem o seguinte teor:
ResponderExcluirO FORUM PERMANENTE EM DEFESA DO RIO VERMELHO tem tratado desde o mês de março dos problemas da praia de Santana e do entorno da colônia, nesse período muitos melhoramentos foram conseguido porem existem coisas que dependem de uma ação mais efetiva da direção da Colônia de Pesca Z-1, por isso encaminhamos à mesma as seguintes sugestões:
1 – Determinar um prazo de 30 dias para que os proprietários de barcos leves (de alumínio e de fibra) posicionem suas embarcações no sentido vertical, encostados no muro de alvenaria de pedra e presos por correntes.
A finalidade desta medida é evitar que os mesmos sirvam de moradia e acumulem água (criatório de mosquito da Dengue).
2 – Providenciar junto às autoridades competentes a remoção dos barcos que não estão mais em condições de uso, de proprietários desconhecidos e que não saem para pescar.
3 – Não permitir a venda e uso de bebidas alcoólicas na área próxima à colônia.
4 – Fazer uma campanha educativa no sentido de não se limpar peixe nas areias da praia, na escadaria que dá acesso à praia nem no passeio próximo a Colônia.
5 – Solicitar a SESP fiscalização para coibir a venda de Pititinga na calçada próxima à Colônia.
6 – Solicitar a presença permanente da Guarda Municipal e da PM na área próxima à colônia.
7 – Fazer campanha educativa no sendo de melhorar o comportamento das pessoas que ficam em torno da Colônia.
8 – Providenciar junto às autoridades competentes uma solução definitiva para o problema do esgoto que sai da Colônia para a praia.
O “Fórum” e seus integrantes colocam-se à disposição da colônia Z-1 para ajudar no que for necessário a efetivação das medidas sugeridas.
Salvador, 9 de julho de 2011
Durante a reunião do Forum foram discutidos os encaminhamentos às questões levantadas e foi formada uma comissão com as pessoas nominadas na postagem, com a adição de João Brasil convidado por mim posteriormente, para ajudar no que for possível.
ResponderExcluirVale ressaltar a boa receptividade de Branco à proposta, o que demonstra que ele está realmente interessado em contribuir para que a Praia de Santana e o seu entorno , abandonado durante décadas, volte a ser um local verdadeiramente aprazível.Também merece destaque a participação da ala jovem do Rio Vermelho que está se integrando ao Fórum, uma galera com boas idéias e disposição para trabalhar o que nos deixa mais confiantes no sucesso dessa empreitada.
ResponderExcluirInfelizemente, devido a problemas particulares, não pude estar presente, contudo, já estou ciente da pauta da reunião tanto pelo blog como por Pinno, o qual agradeço, e só para informa-lhes, que sexta-feira agora dia 15/07, haverá uma comemoração do bicentenário da Associação Comercial da Bahia, com a presença de Dilma e com o lançamento ou relançamento, não sei direito, do livro sobre os 200 anos da ACB, cujo autor do mesmo vcs conhecem e aí eu pergunto aos senhores: será que não teremos "novidades" para com a Festa de Yemanjá devido contatos políticos e influenciadores?????
ResponderExcluirE só para começar uma semana boa e mais descontraída, pergunto também:
Vcs sabem o nome da bola da copa de 2014 aqui no Brasil?????
Respota: "JABULARMOS"...rsrsrsr qualquer semelhança "será" mera coincidência.....rsrsrrsrs