Limpurb remove toneladas de lixo da Praia de Santana

Limpurb remove toneladas de lixo da Praia de Santana
Em uma ação que contou com o apoio da Policia Militar a Limpurb promoveu mais uma grande faxinaço na Praia de Santana. A operação além de recolher toneladas de lixo retirou restos de embarcações quebradas e que estavam servindo de deposito de lixo, criatório de ratos e baratas . Agora depende da diretoria da Colônia de Pesca Z1, manter a organização da praia. Carlos Alberto, chefe da operação recomendou a Branco  presidente da Colônia , reunir os pescadores e realizar um mutirão para  emborcar os barcos, evitando o acúmulo de lixo e água.  Ele também disse que vai propor a realização de um arrastão de limpeza mensalmente na Praia. Muitos moradores, além dos dirigentes da Amarv, Loly e Maneca  , acompanharam toda a movimentação, apoiando a operação. Eliane, administradora regional.  também apareceu. Confira abaixo como foi o faxinaço.

Limpurb remove toneladas de lixo da Praia de Santana

Limpurb remove toneladas de lixo da Praia de Santana

   

Postar um comentário

11 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Parabéns à Prefeitura que mais uma vez fez a sua parte, agora cabe a nós continuar com as ações para deixar a praia de Santana em condições de ser usada pelos moradores.
    Fora os sem-teto!
    Fora os traficantes!
    Fora os cachorros vadios!
    Fora os barcos que não pescam!

    ResponderExcluir
  2. Manter a praia limpa não depende só da prefeitura, depende muito dos pescadores que deveriam ter mais cuidado com o local onde tiram o sustento. Estava acompanhando a operação e fiquei impressionada com a sujeira dentro dos barcos e quantidade de baratas que saiam todas as vezes que retiravam uma embarcação do lugar para limpar. Acho que a secretaria da pesca deveria dar umas aulas de noções básicas de higiene para esses pescadores.

    ResponderExcluir
  3. Estava conversando com o pessoal que comandou a limpeza e o que disseram é que o presidente da Colônia precisa distribuir uma circular informando que os barcos devem permancer em pé, encostados na muralha. Quem descumprir terá o barco removido pela Prefeitura.

    ResponderExcluir
  4. MEIA-SOLA
    Estive na praia de Santana para conferir o trabalho feito pela Limpurb e confesso que voltei triste.
    Foram deixados pneus, água dentro dos barcos, engradados de plástico e de ferro, vários barcos sucateados, deixaram até os plásticos que os traficantes usam para se acobertar a noite. Resumindo, para a praia de Santana voltar a ficar em condição de ser usada pela população falta muito, muito mesmo.
    Quanto ao comentário de Maurício devo dizer que eu mesmo já fiz uma minuta de circular e enviei ao presidente da colônia que deverá divulgá-la nos próximos dias.
    Também concordo com o comentário de Rita, os pescadores devem ter uma atitude mais responsável.

    ResponderExcluir
  5. É como eu postei anteriormente, acho que o estatuto dos pescadores ou qualquer outro documento que seja (mais uma vez, com a palavra Branco), poderia ser revisto para com os deveres e direitos dos próprios e caso não exista nenhuma menção sobre este problema do lixo, que se inclua para assim podermos mantê-la limpa e banhável como sempre foi. Nem preciso falar mais a respeito do posicionamento dos barcos, e se por um acaso a Prefeitura não manter a faxina mensal, faríamos nós junto aos pescadores.
    Como disse anteriormente, infelizmente não presenciei pois tive outras obrigações a fazer, apesar de ter dado vontade até de desistir delas. Mesmo assim, ainda estou tentando contato com um velho amigo, ex morador do bairro, para colocar na "ponta do lápis" um projeto para essa praia, pois pelo que Pino afirmou, ainda falta muita coisa para mellhorá-la e devemos aproveitar esta oportunidade para não deixar cair no esquecimento, por isso propopnho a Carmella desde já, manter esta discussão nas pautas das reuniões futuras, todas por sinal, até conseguirmos o que esperamos por esta praia, assim foi que obtivemos vitória sobre a questão do carnaval no bairro, reunião após reunião, batendo na mesma tecla.

    ResponderExcluir
  6. A Limpurb removeu o lixo, os engradados são de propriedade dos pescadores que usam para descarregar o pescado, as lonas também foram revistadas e os pescadores justificaram a necessidade de usa-las para cobrir os barcos. Os funcionários da Limpurb não podiam e nem deveriam "confiscar" o material que tem dono. É como um dos coordenadores estava explicando, eles somente poderiam retirar da praia os barcos quebrados e outros equipamentos se o presidente da Colônia determinasse, seria uma atitude arbitraria se saissem recolhendo todo o material dos pescadores. Não resta dúvida que a Limpurb fez um excelente trabalho de limpeza na praia.Quanto aos barcos quem tem que virar são os pescadores orientados pelo presidente da Colônia.

    ResponderExcluir
  7. EU ME ENGANEI
    Pensei que a ação da Prefeitura fosse algo mais abrangente do que mais uma limpeza na praia, não que a limpeza não seja necessária, é, mas os problemas da praia de Santana vão muito alem disso, como nós todos sabemos.
    A propósito do que falou que um dos coordenadores que “eles somente poderiam retirar da praia os barcos quebrados e outros equipamentos se o presidente da Colônia determinasse”, gostaria de saber se o presidente da Colônia é o dono da praia, a meu ver deveria ser retirado tudo que estivesse sujando a praia, e que eu nominei em comentário anterior, inclusive barcos sem condição mais de navegar e que só estão sujando a praia e servindo de esconderijo de traficantes.

    ResponderExcluir
  8. Mais uma vez estão creditando os problemas da prqaia de Santana, (sujeira, tráfico de intorpecentes, embarcações em posições irregulares, prostituição, etc.), aos pescadores, o que é um grave engano. Vou tornar a repetir mais uma vez;

    a) o problema da ocupação da praia é exclusivamente de moradores sem-teto e traficantes.

    b) o problema de acúmulo de sujeira na praia, é responsabilidade dos moradores sem-teto, traficantes, recicladores e pescadores que se deslocam da rampa do mercado modelo, (para capturar agulha, como falei anteriormente), não sendo estes, pescadores da Colonia Z-01.

    c) o problema do posicionamento das embarcações, mais de 80% destas, são de pescadores amadores, que eventualmente aparecem para utilizá-las, sobretudo no inverno com o mau tempo, impossibilita que se lancem ao mar, (antes que alguem questione, é previsto no estatuto da entidade a inscrição de pescadores amadores), muitos destes, no caso específico, moradores do bairro. Porém, já as embarcações dos pescadores profissionais são na sua quase totalidade de maior porte, de modo que, pelo seu tamanho e peso, ficam excluídas da possibilidade de reposicionamentos. A propósito Maurício, não faço a menor idéia com quem voce conversou, todavia, sua colocação é completamente infundada. Na verdade, nós, (Colonia Z-01 e Amarv), é que estamos encaminhando através da Administradora Regional, (Eliana Mascarenhas), um ofício conjunto ao Prefeito, para, se já não existir, criar uma Portaria determinando o posicionamento dessas embarcações miúdas, (este é o termo), na posição vertical, escorada na parede. Quanto ao estatuto prever estas colocações meu amigo João, seria no mínimo redundante, pois já existe um estatuto em uma esfera muito superior a nossa que é a nossa Constituição.

    Para concluir, todas as ações de limpeza das praias do Rio Vermelho, foram sempre realizadas pela Colônia de Pesca Z-01 conjuntamente com a Amarv e o Blog do Rio Vermelho, (Carmela e Pino), inclusive sempre conclamando os moradores do bairro a se inserirem no contexto, e não da Prefeitura como está sendo colocado. A mesma , está tão somente atendendo uma solicitação das entidades representativas deste bairro, no que agradecemos e muito ao Prefeito João Henrique e a Presidente da LIMPURB, Dra. Ângela.

    ResponderExcluir
  9. Quando fiz o levantamento com Pino no sábado passado, realmente haviam barcos que não tinham condições se quer de estar alí, quanto mais ir pro mar, mesmo porque, como presenciamos, estavam fazendo fogueira na areia justamente com a lateral de um desses que já se encontra todo arrebentado só servindo para isso mesmo. Deveriam ter recolhido estes também, evitando dessa forma que volte tudo o que era, pelo que saiba somos brasileiros, desculpe os portugueses, parece papel de português????? E aí Branco, vamos limpar esta praia na sua totalidade???? a Limpurb já deu uma grande contribuição, cabe nós prosseguir.

    ResponderExcluir
  10. Pasei por lá hoje. Acho, também, que ainda ficou alguma coisa... É aquela minha conversa. Para fiscalizar e orientar um trabalho, é preciso algo mais...Além de conhecer, enxergar !

    ResponderExcluir
  11. Eu também acho que a limpeza não foi totalmente realizada, ontem quando fui ao fim de linha, rua Fonte do Boi, passei pela praia e vi muita sujeira ainda e os barcos ainda nas mesmas posições e além do mais, tinha um senhor, não tenho certeza que estava pescando, trocando de roupa sem cueca alguma, ou seja, ficou nú na escadaria da praia em plena manhã, logo antes das 11:00 hs. Espero que com o mutirão que Pino comentou, possamos fazer melhor pela praia.

    ResponderExcluir