Esse mês de Julho tem festa religiosa no Rio Vermelho com a celebração no próximo dia 26 da Festa de Senhora Santana, padroeira do bairro. Senhora Sant’Ana, esposa de São Joaquim e mãe da Virgem Maria. A programação começa com a novena, entre os dias 17 e 25. No dia 26, além das missas, tem procissão marÃtima, à s 11h e terrestre à noite.
De acordo com o site da Paróquia a festividade em louvor à Senhora Santana começou no final do século XIX, fora da data litúrgica, determinada pelos veranistas e acatada pela Igreja, porque no inverno a população fixa era diminuta e a maioria dos imóveis permanecia fechada, inclusive a igrejinha do Largo de Sant’Ana, que não dispunha de um padre permanente.Com o verão, chegavam os proprietários das casas, famÃlias abastadas que residiam no centro de Salvador. Os comerciantes reativavam os negócios, o dinheiro corria e os veranistas faziam festas populares e religiosas.
Somente em 1971, quando o bairro já havia perdido todas as caracterÃsticas de centro de veraneio, o Monsenhor Antonio da Rocha Vieira, que foi pároco da Igreja do Rio Vermelho durante 16 anos, resolveu, finalmente, transferir a festa para o perÃodo correto, no inverno, de 17 a 26 de julho. ( Mais informações sobre a devoção e a Paróquia acesse aqui o site)