Desabafo do Sarnelli

Desabafo do Sarnelli
Por Sarnelli

Aos frequentadores do Blog

A questão das faixas de segurança, a meu ver, está ligada a todo desempenho da TRANSALVADOR que, ao que me parece, só se faz presente mesmo no trânsito quando ocorre algo que necessita a sua intervenção para liberar o tráfego, que todos nós sabemos que é um caos na cidade inteira. São carros rodando de um lado para o outro, até aí tudo bem. 

Todos os dias entram novos veículos em circulação e as estradas são as mesmas apesar de o prefeito achar que as revendedoras estão vendendo carros demais... A última tentativa de modificar o sistema de abastecimento da cidade através de uma canetada, não deu certo, porque enormes caminhões e outros tipos de veículos estão desafiando a Lei. E não podia ser diferente mesmo, porque foi uma idéia mal concebida. Aliás, até parece que idéia alguma do Sr. JH pega... Tudo, é um abacaxi do tamanho família e governar uma cidade como Salvador não é brincadeira não!
Mas o trânsito e o tráfego, está irremediavelmente ligado aos direitos das pessoas de circularem, de se transportarem em ônibus velhos e mal conservados(isso sem mencionar as paradas, os ponto ), entre elas, aquelas que têm dificuldades de atravessar uma rua portando uma bengala ou mesmo uma muleta, portadoras de deficiências físicas, enquanto o que vemos é o órgão responsável focar apenas a movimentação de veículos. Aí, entra a pergunta: e as pessoas? Mesmo as sadias, e os idosos , as idosas, os estudantes, senhoras grávidas, aquelas que têm alguma deficiência física e demais outras, são, simplesmente relegadas à própria sorte e à sanha dos motoristas apressados que se julgam donos de todos os espaços da cidade, inclusive dos passeios para estacionarem sobre eles ?

Existem leis e normas. Não fosse isso, não seria necessária a existência de um Departamento de Engenharia de Tráfego, muito menos de uma administração da cidade, cuja função é coordenar toda esta confusão que diz direito a todos. Sinaleiras adequadas que não sejam só enfeites ou estorvos e que funcionem sem medo de um ventinho a toa. Hoje, segunda, ao ouvir o rádio pela manhã, já tomei conhecimento de diversas que estão “ piscando no vermelho!... 

Em Ondina, por exemplo, existe uma sinaleira bem programada que permite, inclusive, a conversão à esquerda para quem vem pela Oceânica e precisa fazer uma conversão à esquerda para entrar na Ademar de Barros, em demando da Garibaldi, dando, inclusive, o tempo necessário para os pedestres atravessarem as duas faixas da avenida em direção à praia, com todo o tráfego parado. 10 segundos, mais já são suficientes! Já no cruzamento da Vieira Lopes com a Conselheiro Pedro Luiz, no Rio Vermelho o que acontece é mesmo uma bagunça. Um ponto abandonado, que a TRANSALVADOR não tem no seu mapa. Veículos fazem conversão à esquerda quando o sinal abre para o cruzamento da PedroLuiz em direção à João Gomes, outros fecham o cruzamento embolando tudo...Fiscalização ? Nenhuma !...

Ah, sim, ... as faixas! Neste meu comentário, estou incluindo duas fotos. Vejam se conseguem enxergar a faixa de retenção que é o limite para os veículos pararem respeitando a faixa de segurança que virá a seguir, mas, cadê a faixa? Na verdade, nem uma nem outra! Estão enxergando? Pois bem . Estas fotos foram tiradas no sábado, ali no Chame-Chame. Na verdade não oferecem perigo, só porque os motoristas de ônibus e aqueles que passam por lá parecem ter um acordo com os pedestres, onde eles são respeitados mais por educação e gentileza do que mesmo por obrigação e imposição de uma sinalização horizontal. É assim que o título de uma postagem do Blog do Rio Vermelho ficou muito bem apropriado : “ está faltando tinta, ou vontade de trabalhar ? “... Em frente ao Bom Preço do Itaigara, tem uma faixa necessitando de tinta. Se procurarmos pela cidade inteira, certamente que encontraremos...

O problema é muito sério e só será, pelo menos, atenuado, quando lhe dedicarem uma atenção que abranja não apenas uma parte dele. As pessoas precisam se locomover, têm os seus direitos, e têm que ser protegidas dos mal-educados e mal motoristas. Na Conselheiro Pedro Luiz, esquina com a Rua Cachoeira, em frente à Academia Nova Forma, há uma faixa, visível, que motorista algum respeita! No entanto, nem ao menos uma placa de alerta há no local. E diz a Lei que o pedestre tem a preferência... Ora, a Lei !... O que adianta reciclar motoristas? Uma invenção que só serve mesmo para meter a mão no bolso da gente! Fecham tudo por conta dos "Pardais " e faturam com as multas...

É o mesmo caso do lixo pelas nossas esquinas, que não é só de responsabilidadeda LIMPURB e sim , também, da DEFESA SANITÁRIA, pois a quase totalidade dele é produzida por estabelecimentos impróprios. Estabelecimentos(restaurantes, bares, galeterias, baianas) instalados em casarões antigos, onde não existem os depósitos apropriados para a conservação dos resíduos produzidos que, por uma questão de saúde pública, não podem ser mantidos dentro dos estabelecimentos, são facilmente descartados na próxima esquina (mas o lixo, é responsabilidade de quem o produz e há normas para serem seguidas ) Não na porta de quem o produziu, não dá, porque isso fica feio para a clientela. O presente de grego vai, então, para o público de um modo geral.

Enfim, o que nós precisamos mesmo é de uma boa administração pública que cuide da cidade como um todo, como da sua própria casa... Salvador não merece o que estão fazendo com ela !

E sobre os nossos cinco elevadores... Bem, vou deixar este assunto para outra hora. 

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.