Esse não é o Rio Vermelho que queremos

Caminhando hoje pelo Rio Vermelho conclui que apesar de inúmeras reuniões e audiências públicas, estamos remando contra a maré. O cenário é sempre o mesmo: passeios tomados por lixo e entulho, a Praia de Santana imunda. O esgoto que continua correndo na parte do fundo da Casa do Peso exala um fedor insuportável e emporcalhando toda a areia onde os devotos passam para fazer suas oferendas aos orixás. Esse pedaço do bairro por sinal é um capitulo à parte, todo mundo acha o local mágico, mas não se faz um intervenção séria para mudar a realidade da área, e o que se vê é uma degradação que se aprofunda a cada dia. São roupas estendidas em varal improvisado, uma fogueira usada para preparar alimento, tornando a balaustrada preta de tanta fumaça, e os boxes que vendem peixe desafiam a saúde pública e o pescado é comercializado sem as mínimas condições de higiene, as pititingas no chão e as viceras de peixes jogadas nas escadarias. Mas quando vamos falar, dizem que faz parte da tradição. Na minha ignorância, não sei desde quando porcaria faz parte de tradição.

Entretanto os problemas do bairro não se resumem a esse local , a praça do lado oposto que foi cercada pela Paróquia e que a Prefeitura deu uma “arrumada”, colocando bancos e alguns brinquedos infantis, está servindo de sanitário público, sem falar nas grades todas enferrujadas. A cratera da Paciência, apesar das promessas de intervenção, continua chegando cada vez mais próximo da pista. Por todas as ruas do bairro, fios soltos, mostram que tem alguma coisa errada nesse setor de iluminação pública. Ainda na Paciência, lâmpadas queimadas em vários postes e a quadra que desabou, continua sem solução.

A Mariquita, local onde alguns historiadores garantem que Caramuru foi encontrado, transformou-se em um grande canil a céu aberto. A prometida requalificação da área restringiu-se à construção de um novo mercado, repleto de problemas e vai ficando por isso mesmo. Nesse processo só quem se deu bem mesmo foi a cervejaria que construiu o mercado em uma parceria com a Prefeitura e ganhou exclusividade para a negociar o seu produto.


Passando pela Juracy Magalhães Junior encontramos vários trechos do Rio Lucaia sem as grades de proteção sendo o caso mais perigoso a ponte próximo ao estacionamento da Faculdade Salvador, onde, por sinal, um estudante já caiu. Um pouco mais adiante a imensa árvore que sombreia a praça à entrada da Rua Caetité, onde várias galhas já caíram, continua sem que a Prefeitura dispense nenhum cuidado. Os cupins praticamente tomaram conta da árvore e o risco de novos galhos cairem sobre as pessoas que passam pelo local é real. Essa em rápidas pinceladas que desenha o quadro dos trechos mais visíveis do bairro. Se entrarmos pelas ruas transversais, os problemas se multiplicam. Com a administração omissa que se instalou no Palácio Thomé de Souza e a falta de compromisso de muitos moradores e comerciantes com o bairro a sensação é de que infelizmente vamos ter que conviver com essa situação por muitos anos.

Postar um comentário

25 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Se o Centro Historico vai se emancipar, ou ter gestão do estado, vai ser o mesmo caso para o Rio vermelho ou a orla da cidade.

    ResponderExcluir
  2. Coincidentemente, Carmela, parece que combinamos o dia para manifestar o nosso desbafo . Foi ficando mais claro , para nós, a cada dia que passou, que tudo foi e está sendo enrolação e que a cidade , comprovadamente , está à deriva ... Acho que estamos dando murros em pontas de facas , pelo menos, enquanto não mudar dministração que aí está e que já deveria ter se tocado , ele , apanhado o bonezinho e se mandado de fininho...

    ResponderExcluir
  3. Será possível que nós todos juntos, Fórum Permanente, AMARV, CP Z1 e alguns moradores não vamos conseguir melhorar nada em nosso bairro???? o prolbema do lixo em particular, acho que os proprietários de restaurantes e bares poderiam amenizar mais a situação(se quiserem conseguem), fora isso, os outros problemas devemos ficar no pé dos orgãos competentes assim engavetam e protelam mais ainda...o faxinaço propopsto por Pino, o qual concordo, já acho que se não houver, deveríamos pelo menos uma semana antes do dia 02 fev, realizar na Paciência e Santana, essas questões estão ao nosso alcance os mais complexos,e não tanto, como disse anteriormente, cobrar,ficar no pé, ir até os orgãos. Se não agirmos e ficar esperando a boa vontade do poder público, bla blau, vamos correr atrás da Vereadora Aldalice, quem quer que seja...o bairro não pode ficar nessa situação que se encontra..porque não fazer uma audiência pública só com a Limpurb/Revita, políticos, proprietários de bares e moradores, isso tudo pra ontem, o movimento mairo no bairro é justamente a partir de agora,vamos fazer alguma coisa, por menor que ela seja, já adianta alguma coisa. O Rio Vermelho tem que permanecer sendo reconhecido pelo que ele propõe para a população em geral e não pelas suas deficiências.

    SE ELES NÃO FAZEM, FAÇAMOS NÓS.

    Abraços e boa semana a todos.

    ResponderExcluir
  4. Amigo João eu estou à disposição para ajudar, mas tenho a impressão de que para mudar a atual situação do bairro só fazendo muito barulho prá ver se o eco chega até p Palácio Thomé de Souza.

    ResponderExcluir
  5. João, a questão não é tão simples assim. Em primeiro lugar, como disse a Carmela , é preciso fazer muito barulho para que chegue aos ouvidos do prefeito, se é que , quase em fim de mandato, ele se importa com isso. A questão do lixo é, também, assunto de Saúde Pública e onde anda a Secretaria da saúde municipal ? Não é a prefeitura que libera os alvarás após o OK da sanitária , para os restaurantes ? Eu vou lhe mandar um endereço em separado por mail, para você ler um artigo que coloquei no ar em um blog meu e entender melhor a situação e as suas implicações , que não são tão simples assim. E fica a pergunta: e quém vai fazer tudo o que o ímpeto da sua juventude propõe ? Deveria ser a AMARV ! A próxima reunião do Fórum permanente será no dia 22 deste. Esperemos uma boa presença , mas precisamos de gente que possa fazer as coisas já que no grupo tem várias pessoas com o prazo de validade vencido, como eu , que sou um deles e só posso oferecer ideias e ou sugestões. Apenas coméntários sobre uma ou outra notícia ou denúncia , não vão nos levar à lugar algum ! Às vezes , nos pomos a comentar comentários e isso não nos levará a parte alguma. Como você diz, é preciso ação , e, isso , é trabalho para uma ala jovem. Estou pensando que poderíamos até lançar uma campanha para convocar mais pessoas para o nosso grupo, jovens principalmente. Precisamos de força ( Carmela, me desculpe , mas acho que lhe tomei a palavra !)

    ResponderExcluir
  6. Concordo Sarnelli, é isso, fico impressionado como tem tanta gente que reclama, cobra, esculhamba, opinam e na hora "H", somem. Sabemos que vcs com certeza na época da juventde fizeram algo, reconheço também que o "prazo de validade" estar por vencer e aí eu pergunto agora, os descendentes das famílias Sarnelli, Talento e muitas outras, não poderiam colaborar auxiliando-os?????...gosto de beber minha cerveja também, me divertir e tudo mais, só que acho que a juventude do Rio Vermelho pode ajudar bastante, dar tempo para todos se divertirem, trabalhar, etc...é só querer, ter força de vontade que consegue. Como postei anteriormente, a questão do lixo, do faxinaço, pelo menos esses dois se tivermos um pouco mais de vontade e organização, acho que conseguiremos realizá-los.

    Abraços e boa noite....e obrigado mais uma vez.

    ResponderExcluir
  7. Já coloquei a ideia de ação de pintar de vermelho ou fazer placas de cuidado.. é só marcar reunião e melhor dia para fazer as intervenções (mas hj estranhamente parecia tudo diferente... grama aparada mas cheia de lixo... faixas de pedestre e controles de velocidade. no posto macdonalds)

    ResponderExcluir
  8. Amigo João , infelizmente a família Sarnelli , não dispõe de mão de obra. Como sempre eu disse, cabe toda num Fusca ! Um pouco apertadinho, mas cabe ! Somos eu, minha mulher e uma irmã , todos com prazo de validade vencido. Tenho um filho com 50 , que está no interior e outro que mora em Salvador ( 55) , mas muito ocupado com o trabalho na Petrobras e com as duas filhinhas, uma de 3 e outra de 5 aninhos , que lhes dão muito trabalho e não tenho mais parentes. Minha Nora,que é argentina, não tem família aqui . A única única irmã da minha mulher mora em S.Paulo e está ocupada com uma legião de filhos e de netos. A casa dela é o quartel general, ou, se preferir, uma grande creche , da família. Ah, sim, minha irmã é solteira. Acabou aí a família Sarnelli, infelizmente ! Na verdade, esta situação eu sempre lamentei... Para completar, o meu concunhado também é de uma família de três pessoas. Ele, a mãe , claro que com prazo de vencimento bastante esticado e uma irmã ! É tudo ! Na verdade eu sou um cara solitário. Já me viram em companhia de alguém que não fosse a minha própria mulher ?
    É exatamente a juventude do Rio Vermelho e aquelas pessoas ainda válidas que precisamos convocar. A lei natural da vida é essa e queira ou não, estamos dando espaço para os que vieram atrás de nós , que já tivemos a nossa oportunidade de fazer alguma coisa, mas no passado. O futuro , pertence aos jovens e aos ainda válidos e aos que virão ...

    ResponderExcluir
  9. Este é o problema, todos são muito ocupados para se preocuparem com uma coisinha à-toa.
    Marta

    ResponderExcluir
  10. Complementando porque me esqueci de um detalhe importante: a irmã da minha mulher, conseguentemente o meu concunhado e o restinho de família que tem, mora em S.Paulo ...

    ResponderExcluir
  11. Sarnelli obrigado pelos esclarecimentos, sei que se pudessem estariam fazendo algo, só quis passar a nescessidade de termos mais jóvens para ações mais específicas, de qualquer forma obrigado.

    Minha Amiga Marta, bom dia.
    Coisinha à toa não, é inadmissível vc morar em um bairro do qual vc passa sua vida, cresce, vive, se alegra, se entristece,se diverte, faz suas compras ou seja, leva o cotidiano como todo nós, achar e menosprezar seu próprio bairro, se é que aqui vc mora.Todos, disse todos, independentemente de classe social, posição profissional, se quiserem ajudar e participar acabam arrumando um jeito de fazer.
    À toa vai ficar a vida de muitos se não fizerem nada para ajudar o bairro onde moram, o futuro pertence aos jóvens, ou não???? Como diz o ditado: "O normal são os filhos enterrarem os pais e não o inverso", do jeito que está e se deixar À TOA COMO VC DIZ, aí sim vamos contra este diatado, mais marginalidade, drogas e tudo mais.

    Abraços, um bom dia a todos.

    ResponderExcluir
  12. João fico feliz em ter no Blog uma pessoa consciente como vc e acho que é por mentalidade como essa de Marta que o bairro está na situação em que se encontra. Pessoas que só querem fru-fru, ou seja, só enxergam a badalação que o bairro proporciona, mas até isso, se continuar esse processo de deteriorização, sem manutenção e entregue ao Deus dará, até mesmo o charme e a badalação, vai acabar.

    ResponderExcluir
  13. é dificil falar que o futuro percence aos jovens, hoje em dia, quem estuda e trabalha, provavelmente tem mais horas de trabalho do que o seculo xix. Então, fica dificil, eu vejo mais o futuro no pessoal de 30 a 50 do que nos jovens. Até pq antigamente os jovens eram maioria, e agora a maioria será da terceira idade.

    então, temos é que nos organizar para dividir tarefas, de logistica e ação. e até que possa ter alguma troca em beneficio espiritual já que perderia na vida economica, como o apoio mutuo das feiras de trocas de alimentos, de roupas etc.

    ResponderExcluir
  14. JOão, não tem nada a agradecer. Aliás, eu aproveitei mesmo a oportunidade que se me ofereceu para esclarecer a minha situação.

    Anônimo : você deu um bruta fora com esta inserção, mas esclareceu algo : que não podemos contar consigo,inclusive , porque o pensamento da maioria das pessoas não casa com o seu ...

    Não concordo com a sua classificação do bairro como sendo uma coisinha a toa e concordo em gênero , número e grau com o que disseram Marta e JOão, além de parabenizar Carmela pelo apoio imediato em defesa do bairro, que dito de passagem, é a testemunha da nossa vida ! Cada um de nós, pelo sim pelo não, devemos ter feito alguma coisa por ele !

    Anônimo, seja lá quem você for, perdeu uma grande oportunidade de ficar na sua e acabou de demonstrar que não tem o menor amor e carinho pelo bairro . Para você, tanto faz como tanto fez... Já eu e outro moradores , somos apaixonados por ele. Me criei nele, nas praias de Ondina , da Paciência , de Santana e já mudei de casas "N" vezes . Na atual rua Pedra da Sereia, em cima de um açougue na Av. Oceânica, na Bartolomeu de Gusmão, no alto de São Gonçalo e ainda naquela casinha já na Paciência, fim da Av. Oceânica que hoje promove eventos , em frente a vidraçaria e onde foi o armazém do Apolinário , se não me escapam outros endereços. NO meu atual, que todos conhecem, estou há 52 anos...
    Durante este tempo todo , completei os meus oitenta anos vendo sempre o mesmo céu, o mesmo o mar azul ora verde em várias nuances , as mesmas tempestades , as mesmas pedras e a pedra dos Pássaros, a Pedra da Concha , tomando banho de mar no Taboleiro ... O nosso bairro famoso, sendo desvirtuado , em nome de uma boemia , de farras , de lixo nas esquinas, de carros por todos os cantos , inclusive sobre os passeios e você sendo obrigado a usar o asfalto para andar ....
    Não, o lugar onde passamos uma vida inteira, onde os nosso filhos e os nossos netos nasceram, não é " uma coisinha a toa " . Pense bem : ele guarda toda a nossa história há gerações... Pense bem e melhor !
    O que é que você pode fazer por ele, além de apenas comentários escondido atrás da sigla do anomimato ? Tome como exemplo que, todos nós que expressamos as nossas opiniões , sempre assinamos em baixo , mesmo que digamos bobagens . Elas também são boas e até podem ser aproveitadas !

    Sabe o que vou fazer no final da tarde ? Ver o por do sol da praia de Santana , um espetáculo que não tem preço e , veja só, é de graça !

    ResponderExcluir
  15. Meu amigo Sarnelli e Carmela, conte sempre comigo, no que eu puder ajudo, se não, também não atrapalho.... Sarnelli, NÃO É A TOA que vai ver o por do sol...dessa COISONA gostosa que é viver no nosso Rio Vermelho.....
    Marta não estamos aqui pra brigar com ninguém, discutir, debater, tudo bem bem, afinal pra isso existe a democracia e não pense que a queremos como rival e sim como nossa aliada, agora seus pensamentos para com o bairro, esse sim somos contra.

    Paz, ajayô...olhe o Gandhy aêeee

    Abraços e bom feriado para todos, lembrando que hj às 19:00 hs tem reunião da AMARV, na Denytur.

    ResponderExcluir
  16. Oi João, mande informações sobre a reunião da Amarve.

    ResponderExcluir
  17. Ok, Carmela, mando sim....semana passa não pude ir, foi meu aniversário, não fiz nada mas, minha irmã e alguns parentes ficaram de passar aqui pra me dar um abraço justamente pela noite..a de hj eu vou.

    Abços...

    ResponderExcluir
  18. Quando propus, após a última Audiência Pública que fosse deflagrada uma campanha, com título sugerido "SOS RIO VERMELHO", para ter como objetivo uma mobilização ampla, com participação da mídia, no sentido de questionar os poderes públicos sobre o estado de completo abandono em que se encontra o Rio Vermelho, voces mesmos acharam que seria mais adequado revitalizar "O RIO VERMELHO QUE QUEREMOS", ação já anteriormente pensada e que não foi pra lugar algum. Avisei de antemão, que todos os problemas que provisoriamente conseguimos debelar, retornariam todos, pois não havia um planejamento de continuidade nessas ações. Desculpem meus amigos, sei que todos tem ótimas intensões, todavia, política é uma atividade para profissionais, sem chance alguma para os amadores, não importa se são jovens ou mais idosos, não faz a menor diferença. Nesse post contei 17 comentárisos, sendo que, um único de uma moça chamada Vanda, que não faço a menor idéia de quem seja, que por sinal, ironiza o fato da prioridade dos afazeres, em detrimento do enganjamento e compromentimento com as ações políticas para beneficiar o bairro, nem mesmo uma simples ironia foi identificada pelos amigos, entretanto, todos os outros comentários (16), resumiram-se em trocas de opiniões de quatro pessoas.
    Companheiros, Carmela nos disponibilizou uma ferramenta poderozissima, para que possamos através desta, ter a capacidade de articulação e mobilização instantânea, temos muito a agradece-la, contudo, precisamos focar que este espaço, é de fato uma ferramenta crucial, para levarmos adiante as demandas, com objetividade.
    Temos um problema gravíssimo no bairro, "A SEGURANÇA". Hoje, em pleno meio-dia, uma Agencia de Turismo que funciona no Sobrado da Esquina foi assaltada por criminosos fortemente armados, levaram uma grande quantidade de pertences. A Polícia do Rio Vermelho, definitivamente não tem compromisso com o bairro. O tráfico de drogas está em plena atividade diariamente debaixo das barbas da 7ª delegacia e da 12ª CIPM, entretanto o que vemos é uma permissividade total. Ora, se pode vender drogas, pode assaltar tranquilamente, essa é a lógica do criminoso. Tinhamos uma agenda com o Secretário de Segurança, articulada por Carmela, pela sua amizade com Pelegrino, porém o protocolo foi extraviado e até hoje a agenda não foi resolvida. Quanto a Prefeitura, esqueçam, esta administração está completamente comprometida. Temos que direcionar nossas ações parqa o Governo do Estado, talvez aí, podemos obter algum exito. Antecipadamente peço desculpas a todos !

    ResponderExcluir
  19. Só para dar mais um pitaco, acho pouco relevante essa discussão se são os mais velhos ou os mais novos que devem se mobilizar. Na minha opinião a luta por um bairro melhor tem que ser de todos, independente de faxa etária, cada um é claro, com suas limitações. Eu mesma posso ter mais anos de vida do que muitos, mas não me considero velha não, como costuma se dizer, ainda estou com todo o gás para continuar brigando, um pouco desanimada é bem verdade, mas tal qual os escoteiros, sempre alerta! Boa noite e um bom feriado. Vamos despertar a criança que existe dentro de cada um de nos e comemorar, com as bençãos de Nossa Senhora Aparecida, é claro.

    ResponderExcluir
  20. Parece que vocês não entenderam quando falo da juventude , daqueles que irão nos substituir, pois é a lei natural das coisas, abir espaço para as novas gerações, para novas administrações, que é que vão ficar com a cidade e o bairro , e ainda dar espaço a quem tem gás suficiente e que pode realizar ações que outros , não conseguem...
    Nós temos nos reunido ,denunciado , planejado, comentado , feito esforços , reuniões diversas , mas, ações efetivas , na realidade , não aconteceram. Alguma coisa , por um ou outro motivo, sempre falha Eu daria tudo para poder consumir as minhas energias , atrás de alguma coisa e fazer acontecer : de um processo pleiteando alguma coisa em benefício do bairro , mas não dá mais. Fiquei impressionado com o " desabafo de FabricianoKc , principalmente, com o seu relato sobre o coco atirado à rua através da janela de um carro de luxo! Um belo exemplo ! E eu , que relutava , não queria me convencer, de que vivemos misturados com um povo mal educado em todas as esferas da sociadede , que não colabora. Minha mulher acaba de voltar do seu cooper, realizado na orla do Rio Vermelho, indignada com a sujeira que reina no Largo de Santanna onde bares e uma baiana que vende acarajé e refrigerantes , transformam, diariamente, o pedaço num verdadeiro chiqueiro, fora " aquele cantinho "que já virou mictório oficial "...O largo é lavado todos os dias. É usado uma caminhão tanque , são utilizados três funcionários e detergente cheiroso , tudo por conta dos moradores, uma vez que, quém fatura no losal, só se interessa mesmo pela grana , deixando a sujeira para a Limpeza Pública , que esta sustentada no nosso IPTU na taxa de limpeza. Não seria o caso de colocarem uma taxa pesada sobre o serviço para que, pelo menos , aprendam a manter o Largo limpo ? O lixo não é responsabilidade de quem o produz ?
    Aliás, não esquecer que a área tem nome e a placa está lá na parede da Igrejinha : " Largo de Santana" , e que ele é um espaço público !
    Ademais, ainda no relato do Sr. Fabrício , há algo de muito verdadeiro. O povo precisa ir para as ruas, mas eu pergunto: quem liderará essa movimentação , se está tudo dominado ? MInha gente, o problema é mais sério do que podemos imaginar. Soluções à vista ? Nem com uma luneta !

    É aqui que volto a encaixar aquela minha conversa de uma ala nova, de ação , pois o que eu posso mesmo é só oferecer são idéias , apoio e sugestões, lamentando o fato de que me criei num Rio Vermelho e mesmo numa cidade que não mais reconheço !

    Só sei que tudo mudou !

    ResponderExcluir
  21. então, sarneli, eu fabricio e outros estamos nos organizando, nos conhecendo, mas as coisas não serão mais como eram antigamente. precisamos nos integrar. Tanto os novos como os antigos. Até pq o pessoal não tem preparo, é dificil. dia 15 de outubro vai ter uma ocupação das praças no mundo inteiro, do que vem acontecendo na espanha desde 15 de maio e desde 17 de setembro em wall street. o democracia real já. criando um forum de discussão popular. com assembleias horizontais...

    leia mais sobre:
    http://www.democraciarealbrasil.org/?page_id=612

    ResponderExcluir
  22. E para hoje, não está marcada uma outra concentração no Campo Grande ? Aliás, no Brasil inteiro. Pelo menos , até onde eu sei, deve acontecer; Folgo em saber que estão se organizando.É isso mesmo. Quando desejarem, se já não me conhecem é só marcar um encontro. Não sei ao certoo se já os conheço pessoalmente. Teria imenso prazer em fazer isso acontecer. Bom feriado .

    ResponderExcluir
  23. Eu vou lá hoje, é no morro do cristo até ondina, palacio do governador. Mas essas marchas de corrupção não leva a nada. vou mais para ir conversando com as pessoas e apoiando os movimentos que tem acontecido.

    Já me conhece sim, sou colaborador, e tenho tentado me inteirar sobre os assuntos.. só tentamos o debate na rua fonte do boi, mas deixaram a praça ficar feia daquele jeito..

    ResponderExcluir
  24. Wagner sobre mobilização em praça pública, peço que tenha o cuidado de comunicar ao batalhão da PM da área via oficio. Diante disso eles criarão uma segurança maior na área. Sugiro que no ofício além da descrição do ato tenha também uma previsão da quantidade mínima de pessoas. Pense na necessidade de banheiros e grandes lixeiras. Lembre-se que o direito de ir e vir deve ser respeitado.
    Tenho uma barraca que não uso há muito tempo. Está ai uma ótima oportunidade...

    ResponderExcluir