Família abre a Casa do Rio Vermelho no dia do Centenário de Jorge Amado

Família abre a Casa do Rio Vermelho no dia do Centenário de Jorge Amado
 João Jorge (o filho) com os netos de Jorge Amado, Maria João, Jorge e João Jorge Filho

 Para comemorar o Centenário de Jorge Amado na data de hoje, a família abriu a Casa da Rua Alagoinhas, 33, no Rio Vermelho onde o escritor residiu por mais de três décadas com Zélia.A iniciativa teve a finalidade de divulgar o projeto presenteado pelo governo de Portugal à família do escritor visando transformar a casa em um memorial , mas, para isso, serão necessários dois milhões e meio, recurso destinado adaptar o imóvel para a nova finalidade e uma definição de como será feita a manutenção.

 Elaborado pelo arquiteto português Miguel Correa, o projeto prevê adaptação e estruturação do imóvel para se adequar a novas funções, com novos espaços, como restaurante, exposição permanente dos objetos do escritor, além de um orquidário, tudo reunido em um museu aberto à visitação do público.

 Os candidatos à prefeitura de Salvador e o governador a Bahia, Jaques Wagner, compareceram ao evento. Wagner disse que o governo da Bahia está totalmente engajado no projeto de fazer da casa onde morou Jorge Amado um espaço aberto à visitação pública.

 Vamos aguardar os desdobramentos dessas articulações.
(fotos Aurelio Nunes) - Postagem atualizada às 14h30   

Família abre a Casa do Rio Vermelho no dia do Centenário de Jorge Amado

Família abre a Casa do Rio Vermelho no dia do Centenário de Jorge Amado

Família abre a Casa do Rio Vermelho no dia do Centenário de Jorge Amado
Tópicos:

Postar um comentário

7 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Mais uma enrolação ( vale a publicidade ) do governo , que não vai disponibilar dinheiro algum. Quando o estado estuda formas de ajudar , pode esquecer ...! Segundo me consta, houve um café da manhã, com direito a rua fechada pela Transalvador...

    ResponderExcluir
  2. Eu me esqueci de perguntar: por que dois milhões e meio de reais ? Não é muito dinheiro ? Será dinheiro público ? Acho que sim . porque dos bolsos das pessoas envolvidas e interessadas não vão sair...

    ResponderExcluir
  3. Espero realmente que o projeto sai do papel e que a Casa seja realmente aberta à visitação a exemplo das casas de outros grandes escritores em vários países. O Rio Vermelho e a cidade só terão a ganhar com isso.

    ResponderExcluir
  4. Sarnelli, esses políticos acham que todos nós somos desmemoriados por isso falam aquilo que sabem que não vão fazer. A estátua com Jorge e Zélia sentados num banco que seria colocada no largo de Santana e que seria confeccionada por Tati Moreno para comemorar o centenário de Jorge também até agora não saiu da intenção. Eles podem enrolar outros, não nós.

    ResponderExcluir
  5. Nesse caso especifico da casa de Jorge Amado não depende exclusivamente do governo, mas de uma equação a ser definida com a família.O governador já demostrou toda a disposição de resolver o problema, inclusive o processo para a desapropriação do imóvel estava pronto, entretanto, os familiares entenderam que esse não era o melhor caminho. São coisas que não se resolvem da noite para o dia ainda mais quando tem família envolvida. Quanto à estátua dom Jorge e Zélia, também não é um projeto do governo e sim dos amigos de Jorge Amado. Acho que as criticas são todas válias, mas também não dá para sair jogando pedras a torta e a direita.

    ResponderExcluir
  6. Mais um detalhe, a iniciativa de hoje foi dos familiares de Jorge Amado, eles que convidaram os políticos para um café da manhã, quando mostraram o projeto para a Casa, presente do governo de Portugal, oportunidade em que o governador, mais uma vez demonstrou interesse em ajudar a viabilizar.

    ResponderExcluir
  7. O problema é que quando se perde a credibilidade, como é o caso do nosso governador, fica difícil acreditar que algo saia do papel. O governador e os candidatos a prefeito tentaram tirar sua casquinha capitalizando o evento para si. Sobre os candidatos a prefeito não entendi porque só 3 compareceram, será que os outros não foram convidados?

    ResponderExcluir