Calourada da Unifacs tumultua o Rio Vermelho mais uma vez

Calourada da Unifacs tumultua o Rio Vermelho mais uma vezOntem (14/09) ás 18hs quem esteve em Cira (Rio Vermelho) para comer aquele tradicional acarajé de sexta feira, deparou-se com uma bagunça sem dimensão na praça em frente ao Hotel Bahia Park Hotel. 

Som alto, uma verdadeira esculhambação, complicando inclusive o transito que ficou ainda mais caótico do que em dias normais .O "evento" era a calourada da UNIFACS. De acordo com informações a bagunça começou por volta das a 16hs. Não é a primeira vez que alunos dessa faculdade promovem esse tipo de desordem no bairro. Felizmente por volta das 19h a PM chegou e o som foi desligado minimizando os transtornos provocados.

A pergunta que muitos frequntadores da área faziam é se a Universidade pode utilizar uma praça pública para realizar um evento que tumultua toda a área e se a direção da Instituição aprova essa conduta dos seus alunos. Será que o espaço foi liberado pela Sucom?

Informações sobre a calourada encontrada na net e divulgada pelo DCE com telefone para dúvidas e texto a seguir:

"Não se trata da primeira, nem da segunda, mas da tradicional CALOURADA UNIFICADA DO DCE UNIFACS.

Desde 2009, reunindo calouros e veteranos, num grande encontro entre cursos, promovendo a integração com muita cerveja gelada e gente bacana.

Acompanhem nossas promoções e sorteios de brindes, entre eles, caixas de cerveja, pelo perfil do DCE no facebook, ou aqui na página do evento.

O quê? Calourada Unificada do DCE Unifacs.
Quando? 14 de Setembro de 2012.
Que horas? 12h
Tá com dúvida? Fale com o DCE!
3273-8584 / dce@unifacs.edu.br"


É bom lembrar que na UFBA a calourada é realizada no próprio campus.
Tópicos:

Postar um comentário

8 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Cada um é responsável por aquilo que faz, não se pode generalizar.

    ResponderExcluir
  2. Errado dizer: "na UFBA a calourada é realizada no próprio campus". O que é realizado no próprio campus da UFBA é o trote (momento em que veteranos sujam os calouros com diversos tipos de materiais, como um tipo de "iniciação"). A parte da socialização sempre é realizada fora do campus, afinal não se pode consumir álcool no interior da universidade. Errado também responsabilizar somente a UNIFACS. Os outros encontros que ocorreram esse semestre não foram de origem do DCE Unifacs. Os dois eventos anteriores foram criados por indivíduos aleatórios, que apenas fizeram chamar os amigos para se reunir no local. Como o facebook é uma rede social enorme, cada um chamado foi repassando o convite e assim resultou na reunião de um elevado número de pessoas. O DCE Unifacs apenas realiza eventos como esse uma vez a cada semestre, os demais são de outra natureza, originados por diversos outros motivos, ou até motivo algum (só mesmo querer socializar). As ruas, as praças, enfim, a cidade é pública. A questão é saber se portar. Independente de gênero, cor, idade ou seja lá o que for é preciso saber se comportar. E o fato é: tem pessoas que sabem e tem pessoas que não sabem. Não se pode generalizar e colocar a culpa em todos presentes no Largo da Mariquita na sexta 14/09/2012, ou qualquer outro dia. EDUCAÇÃO!!! Existiam lá estudantes da UNIFACS, da UFBA, de muitas outras instituições e também de instituição nenhuma... Participou quem ficou sabendo e pôde ir. Que tal votar consciente em outubro? Para tentar melhorar os recorrentes engarrafamentos e a educação na nossa cidade. E além disso começar a dar bons conselhos e EXEMPLOS dentro de casa? E que tal também se informar corretamente dos acontecimentos antes de sair publicando?

    ResponderExcluir
  3. Não esqueçam de aprovar, por favor.

    ResponderExcluir
  4. É anonimo por isso a polícia compareceu. A margem da lei, consumindo drogas lícitas ou ilícitas, todos ou alguns estavam. Não vejo erro na divulgação dos fatos e ainda com uma consequência grave referida nos links do texto. Diversão é uma coisa, baderna é outra. Se a instituição é culpada ou não, eu não sei, mas que ela originou o evento a partir da sua rede de relacionamento do DCE UNIFACS isso sim. Não tenho procuração para defender o blog mas nesse caso os fatos foram relatados corretamente goste você ou não da abordagem.

    ResponderExcluir
  5. A titulo de esclarecimento, a calourada ocorreu no mercado do peixe e contou com uma estrutura organizada inclusive solicitando apoio da PM para realizar o policiamento na região e manutenção da ordem, tudo isso em parceria com os comerciantes do mercado do peixe.

    As pessoas que estavam na praça com som de carro, não estavam necessariamente ligadas ao evento, a questão é que a calourada do DCE UNIFACS atrai estudantes de diversas instituições por ser aberta a todos. A intenção não é causar desordem, acho que deveria haver minimamente um cuidado com as informações divulgadas para bem da verdade.

    Ricardo Oliveira
    Presidente DCE-UNIFACS



    ResponderExcluir
  6. Para quem estava curtindo a Calourada pode ter sido uma maravilha, mas quem não tinha nada a ver com isso, estava voltado para casa do trabalho e ficou preso no engarrafamento, essa calourada foi realmente uma bagunça. Fiquei no trânsito por mais de 40min só de Ondina para o Rio Vermelho. Imagine só, se essa foi uma estrutura organizada. Foi realmente uma bagunça, nesta cidade cada um faz o que quer!!

    ResponderExcluir
  7. ESSA "CALOURADA" INDEPENDENTEMENTE DE QUEM ESTÁ FAZENDO É UM ABSURDO. O SR.RICARDO PODE DIZER QUE É UM EVENTO QUE NÃO CAUSA DESORDEM, POIS NÃO É O SENHOR QUEM TEM NEGÓCIO NO LOCAL E É ATRAPALHADO, NÃO TEM CARRO ESTACIONADO QUE É ARRANHADO, NÃO TEM LOJA ONDE OS VIDROS SÃO QUEBRADOS E QUE TAMBÉM NÃO ACORDA AQUI NO OUTRO DIA E VÊ O LARGO TODO DEVASTADO, CHEIO DE LIXO, GARRAFAS QUEBRADAS E AS PAREDES URINADAS. POR FAVOR, QUEREM FAZER FESTA ORGANIZADA OU NÃO, FAÇAM EM LUGARES QUE NÃO SÃO RESIDENCIAIS OU COMERCIAIS. BUSQUEM LUGARES PARA ESSA DETERMINADA FINALIDADE E COM APOIO DA POPULAÇÃO. RESPEITO É BOM E TODO MUNDO GOSTA E RESPEITAR O PRÓXIMO É SE COLOCAR NO LUGAR DO OUTRO. COLOQUE-SE MEU QUERIDO, EM NOSSO LUGAR, QUE CHEGAMOS EM CASA CANSADOS E NOS DEPARAMOS COM UM TRÂNSITO ENGARRAFADO, SEM VAGAS PARA ESTACIONAR O CARRO, QUE TRABALHAMOS E DEIXAMOS DE GANHAR NOSSA GRANA POR CAUSA DE FESTINHAS. POR QUE NÃO REÚNE OS ALUNOS PARA PROMOVER EVENTOS CULTURAIS? ONDE HÁ EXCESSO DE ÁLCOOL, DROGAS, SOM ALTO, EM LOCAL ABERTO, NÃO PODE SER ALGO QUE NÃO CAUSE ALGAZZARA POR MAIS EDUCADINHOS E BONITINHOS QUE SEJAM OS ADOLESCENTES. ESSES EVENTOS JÁ CAUSARAM ATÉ ACIDENTES DE CARRO, E NO ULTIMO ATÉ TIROS. SAUDÁVEL NÃO?

    ResponderExcluir
  8. O que se vê nessas tais calouradas é um bando de desocupados consumindo bebidas alcoólicas e drogas; usando som automotivo a todo volume, com músicas de baixíssimo nível e jovens imberbes embriagando-se e praticando vandalismo e se envolvendo em atos libidinosos em plena via pública... Uma pouca vergonha que esse DCE deveria se abster de realizar....

    ResponderExcluir