Sem participação não tem solução

Por  Hendrik Aquino

Boa noite Amigos do Blog do Rio Vermelho,

A boate "071", localizada no Parque Júlio César - Pituba, já foi citada diversas vezes nas reuniões do Conseg-Pituba (Conselho Comunitário de Segurança da Pituba). No dia 01/08, (quinta-feira), mais uma vez a referida boate foi "lembrada", agora na presença de um representante da Sucom - Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município, que participou da reunião a convite da diretoria do conselho.

Tanto a boate como outros estabelecimentos comerciais da região, precisam ser vistoriados pelos órgãos responsáveis porém, a comunidade, através das associações, conselhos ou mesmo da imprensa, também pode colaborar informando possíveis irregularidades. Os documentos dos estabelecimentos precisam ser verificados e as normas exigidas para funcionamento precisam ser rigorosamente atendidas.

Existem queixas de moradores quanto a instalação de novos estabelecimentos comerciais sem que se ofereça o mínimo de vagas para os veículos dos clientes, transformando as ruas em estacionamento, dificultando e causando lentidão no trânsito além de aumentar o número de pessoas consumindo bebidas alcoólicas e atravessando as ruas gritando. O som alto de alguns carros, também são alvo de reclamações. Por falta de vagas, veículos de clientes são estacionados em locais que antes eram ocupados apenas por veículos de moradores e existem serviços sendo prestados em desrespeito as leis ambientais.

As questões estão diretamente ligadas a falta de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), previsto no Estatuto da Cidade (Lei Federal nº 10.257/2001), e que visa garantir o direito à qualidade urbana de quem mora ou transita no local.

Quem se lembra do incêndio na boate Kiss, ocorrido na madrugada de 27 de janeiro deste ano? A tragédia matou 242 pessoas e feriu 116 em uma discoteca na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Após o ocorrido, a notícia circulou rapidamente por todo o país porém, nada garante que o fato não se repita, uma vez que pessoas continuam priorizando o lazer e a diversão, frequentando estabelecimentos sem aparentemente se preocuparem com as instalações e normas de segurança.

Estas e outras questões ligadas ao Rio Vermelho precisam ser discutidas em nossas reuniões de condomínio, nas reuniões das associações de moradores e nos conselhos comunitários. Lembrando que os conselhos de segurança, por exemplo, não devem ser sobrecarregados com temas que não esteja diretamente ligados a segurança pois a falta de foco nas reuniões também é um dos motivos do esvaziamento dos fóruns de discussão.

Precisamos que mais cidadãos participem para que amanhã, não se repitam casos como o da boate Kiss, afinal, nada mais poderá ser feito para trazer de volta as 242 pessoas mortas naquele terrível incêndio.

Que tal ler a notícia abaixo e me enviar a sua opinião?

Juntos somos fortes!
Um abraço
Hendrik Aquino

Postar um comentário

4 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Bom dia ! Concordando com tudo o que foi colocado nesta postagem , sugiro que a prefeitura através dos seus diversos órgãos não se esqueça de que todo o Rio Vermelho precisa também ser vistoriado. Em especial o Parque Cruz Aguiar, onde a situação é a mesma relatada na matéria. Aqui cada um faz o que quer, inclusive plantam coqueiros no passeio para demarcação de espaço e colocam cones reservando espaço público para si e seus clientes. Estacionamento sobre os passeios ? Ora, isso é rotina. Importante é a verificação da situação legam de cada estabelecimento instalado no Rio Vermelho, em particular, na parte baixa do Parque , que parece ser a menina dos olhos de todo comerciante que deseja se instalar por aqui, aproveitando a fama de que ´Rio Vermelho é um bairro boêmio. O pior é que eles vêm, ganham dinheiro aqui e vão aplicá-lo em outras plagas...

    ResponderExcluir
  2. É interessante como nos momentos importantes, poucas pessoas emitem comentários ou transmitem idéias, A maioria dos comentários que aparecem no blog não têm conteúdos... Coisa estranha, nao é ?

    ResponderExcluir
  3. Mais um vez venho me manifestar para concordar com o Sr. Sarnelli. Realmente muito pobre o debate nesse Blog que levanta questões importantes do bairro. As manifestações aparecem mais em temas sem grande relevância.Vamos debater mais, trocar ideias.

    ResponderExcluir
  4. Olha Rita, a proposta do Blog é exatamente de provocar o debate entre os moradores.

    ResponderExcluir