De acordo com registros históricos, o povoado do Rio Vermelho começou por causa da invasão Holandesa em maio de 1624, quando uma esquadra flamenga, composta por 26 naus e um efetivo de 3.400 homens, atacou e invadiu Salvador, aprisionando o governador Diogo de Mendonça Furtado e outras autoridades. O bispo Dom Marcos Teixeira conseguiu se safar e fugir para a aldeia Espirito Santo, atual Abrantes. Logo depois investido no cargo de Capitão Mor, voltaria para organizar a resistência e instalou-se no Morro do Conselho, com um grupo de refugiados, por ser um local com boa visão para a Baia de Todos os Santos. Se naquela época o Morro serviu de lugar estratégico para defender a cidade dos invasores, hoje não tem ninguém para defende-lo da invasão dos grandes empreendimentos imobiliários, ao contrário, os que poderiam fazer alguma coisa para preservar o pouco que resta de área verde, consideram a ocupação inevitável, dizem que é o progresso que chegou ao bairro.
Você sabia que o povoado do Rio Vermelho começou por causa da invasão Holandesa?
agosto 16, 2013
2
Tópicos:
gostei muito do relato histórico, quero colocá-lo em meu blog, vcs autorizam?
ResponderExcluirOlá Genario, cite e transcreva o conteúdo do Blog do Rio Vermelho a sua vontade, pedimos a gentileza de citar a fonte.
ExcluirNo nosso menu superior em "Sobre o bairro" você encontrará um marcador denominado de "A história", clique nele e desfrute de tudo que já foi publicado no Blog do Rio Vermelho sobre a história do bairro, existem referências curiosas e interessantes.
Lembre-se, o Blog do Rio Vermelho foi e é feito por moradores do bairro e da cidade, participe, envie novas matérias, divulgue este canal de comunicação, dessa forma seremos mais fortes e mais visíveis na resolução de nossas demandas e na admiração de nosso bairro.