Nelson Cadena lança hoje no Red River o livro História do Carnaval da Bahia

Nelson Cadena lança hoje no Red River o livro História do Carnaval da Bahia

O pesquisador e jornalista Nelson Varón Cadena lança, nesta quinta-feira (13), no Red River Café (Rio Vermelho), o livro “História do Carnaval da Bahia - 130 Anos do Carnaval de Salvador”. A noite de autógrafos será das 18h30 às 21h. De acordo com Cadena, a obra de 280 páginas remonta as origens do Carnaval da Bahia (fincadas nos séculos XVI e XVII) e percorre os elementos rituais de raízes que mais tarde influenciaram o surgimento de blocos e batucadas; faz uma incursão pelo entrudo de rua e entrudo de salão; registra os primeiros bailes de máscaras e as músicas de época de influência eslava, portuguesa e italiana e conta o papel da mídia como agente repressor do carnaval espontâneo de rua.(Bahia Noticias)

Nelson Cadena lança hoje no Red River o livro História do Carnaval da Bahia
Tópicos:

Postar um comentário

1 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Na linha sobre a história dos Carnavais da Bahia, apresento um outro livro:
    Feijão & Samba - histórias de um cantor de Blocos Afro, de Paulinho Feijão.
    O autor, que cresceu entre o Engenho Velho da Federação e o Rio Vermelho, enfatiza um período exuberante da cultura negra baiana contemporânea. Mostra como o canto negro responsorial (vissungo) foi impulsionador da população negra pela superação do racismo institucional, bem como fomentador da resiliência nas pessoas.
    É um livro de memórias com uma linguagem humorada que recupera partes fundamentais da história dos Blocos Afro Melô do Banzo e Ilê Ayiê (Salvador-BA), bem como das festas de largo. Todas as histórias que foram vividas por Paulinho Feijão nas quadras de ensaios, situadas nos guetos negros, ou na Avenida, cantando com o Bloco Afro, nos carnavais.
    O livro também resgata da invisibilidade social muitos dos compositores e músicos, autores dos manifestos por igualdade racial em forma de canções. Vale a leitura! (www.feijaoesamba.com.br)

    ResponderExcluir