Festival da Primavera do Rio Vermelho terá programação para a garotada com participação das escolas do bairro

Festival da Primavera do Rio Vermelho terá  programação para a garotada com participação das escolas do bairro
(Foto do Festival da Primavera de 2013) 
O Festival da Primavera terá uma manhã dedicada a atividades educativas e culturais. No dia 21 de setembro, domingo, das 9h às 13h, será realizada mais uma edição do Bairro-Escola Rio Vermelho na Praça, evento que reunirá seis escolas públicas, dois centros de referência e uma escola particular do Rio Vermelho e de bairros vizinhos.

O evento faz parte da programação oficial do Festival da Primavera e será realizado na Praça Pôr do Sol, localizada entre a Paróquia de Sant’Ana e o Teatro SESI Rio Vermelho. Todas as atividades são gratuitas e voltadas para crianças, adolescentes, jovens e famílias.

As atividades serão oferecidas por estudantes e professores das escolas municipais Ana Nery, Osvaldo Cruz e Senhora Santana, dos colégios estaduais Alfredo Magalhães, Dionísio Cerqueira e Euricles de Matos, da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (APADA) e do Centro Municipal de Arte-educação e Cultura Mário Gusmão. A comunidade do Rio Vermelho também é responsável por parte da programação, além da escola Cresça e Apareça.

Programação inclui cinema, vídeo e música
A Escola Osvaldo Cruz fará a Caminhada do Lixo, desfile pelas ruas do bairro que fará um alerta contra o depósito de lixo na porta das escolas e em outros locais inapropriados.
O grupo de percussão Batuque de Surdos, formado por adolescentes e jovens da APADA, fará uma apresentação na praça.
O Cine Educa, projeto que exibe filmes educativos e infantis ao ar livre, também faz parte da programação. Um telão móvel de LED será montado para exibir filmes escolhidos pelo Circuito Sala de Arte, pela Cipó – Comunicação Interativa e pelo SESI Cultura Rio Vermelho.
Estudantes das escolas públicas do bairro que participam da Formação em Comunicação e Mobilização do Bairro-Escola Rio Vermelho organizarão uma mostra de fotografia e vídeos. Também será apresentada a exposição fotográfica Caymmi na Lata, realizada por jovens da Escola de Comunicação e Tecnologia Oi Kabum! Salvador.
Saúde e reciclagem integram programação
A programação inclui atividades pedagógicas de ciências e matemática, apresentações de teatro, dança e karatê, oficinas realizadas por artistas e moradores do Rio vermelho, como reciclagem e papietá, produção de lixeiras com sucata e reike.
Um stand de saúde organizado pelo Rotary Clube Rio Vermelho oferecerá serviços gratuitos como medição de pressão arterial, orientação sobre saúde bucal e teste de glicemia.
O Canteiro das Artes, proposta de ocupação de espaços públicos dos Canteiros Coletivos que mistura feira de produtos com atividades, também marcará presença no Festival da Primavera.
A Praça Pôr do Sol está localizada entre a Paróquia de Sant’Ana e o Teatro SESI Rio Vermelho, em frente à Biblioteca Juracy Magalhães Jr.
Bairro-Escola Rio Vermelho
Por meio da realização periódica de atividades na Praça Pôr do Sol, o Bairro-Escola Rio Vermelho na Praça busca estimular a comunidade a transformar áreas públicas em espaços educativos para benefício da comunidade.
O Bairro-Escola Rio Vermelho é uma articulação comunitária que busca melhorar a qualidade da educação oferecida para crianças, adolescentes e jovens por meio de ações que aproximem escolas e comunidade. Sua atuação é pela implementação da educação integral inovadora na rede pública de ensino. A ideia é explorar o potencial educativo dos territórios de que as escolas fazem parte, de forma a tornar a comunidade cada vez mais responsável pela formação de crianças, adolescentes e jovens.
Serviço
Bairro-Escola Rio Vermelho na Praça no Festival da Primavera
Praça Monsenhor Antônio da Rocha Vieira (entre o Teatro SESI Rio Vermelho e a Paróquia de Sant’Ana, em frente à Biblioteca Juracy Magalhães Jr.)
Domingo, 21 de setembro de 2014
Das 9h às 13h
Gratuito

Postar um comentário

4 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Palhaços do Rio Vermelho vão participar do festival da primavera?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No blog dos palhaços , consta a nossa participação (palhaços). Concentração ás 14:30 h no campo de futebol da Rua da Paciência.


      Excluir
    2. Vejo na programação, sábado, 15 hs, "invasão de palhaços". Palhaços do Rio vermelho participam? Creio que o festival da primavera esteja aberto às todas manifestações populares.

      Excluir