Participe do IV Festival Bairro-Escola Rio Vermelho

Vamos falar sério sobre melhoria da educação?

Então, não perca a oportunidade de participar do IV Festival Bairro-Escola Rio Vermelho, que será realizado no dia 10 de novembro de 2016, das 9h às 11h, na Praça Pau Brasil, rua Oswaldo Cruz, Rio Vermelho (atrás do Colégio Estadual Manoel Devoto). Professores, gestores, estudantes, especialistas em educação, moradores, parceiros vão expor de forma criativa como vem buscando melhorar o processo de ensino e aprendizagem.

O evento vai reunir diversos trabalhos resultantes de um processo educativo menos convencional e muito mais criativo e atraente para os estudantes que vem promovendo a melhoria da aprendizagem por meio de uma parceria potente entre escolas e o bairro do Rio Vermelho. Os estudantes da APADA – Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos, por exemplo, aprenderam sobre a história do Rio Vermelho visitando e fotografando o bairro e entrevistando moradores e trabalhadores. Durante o Festival, os participantes poderão conferir a exposição Fatos e Fotos, resultante desse processo.

Os estudantes da Colégio Estadual Dionísio Cerqueira estudaram ciências e discutiram impacto ambiental aprendendo a transformar materiais reaproveitados em artesanato. Eles também farão a apresentação teatral Navio Negreiro, inspirada na obra homônima de Castro Alves.

As crianças da Escola Municipal Senhora Santana vão declamar poesias no ouvido dos passantes. Vale destacar que a escola vem trabalhando muito para melhorar o aprendizado e é possível perceber nos quatro cantos da escola. O IDEB saltou de 4.5 (2013) para 6.2 (2015). E o índice não é a única forma de aferir como as crianças estão aprendendo, basta entrar na escolar e perceber a coesão da proposta pedagógica. Esse ano, os estudantes estão debruçados sobre a cultura africana e por meio dela estudando português, ciências e praticando esportes.

O Colégio Estadual Euricles de Matos fará contação de histórias e, após o término, uma sessão de abraço amigo com os personagens. A programação inclui também atividades realizadas pela comunidade e parceiros da iniciativa. As Mulekas de Ouro, grupo da terceira idade, farão uma apresentação de dança.

A Hora da Criança, que trabalha a educação através da arte com suas múltiplas linguagens (dança, música, teatro e artes visuais) traz este ano um Coral de Flautas Mix, no qual as crianças e jovens tocarão e cantarão músicas do repertório da ONG e da MPB. Sobre o Bairro-Escola Rio Vermelho É uma grande articulação comunitária que busca promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens por meio da ampliação das oportunidades educativas do bairro.

A proposta é transformar o bairro do Rio Vermelho em uma grande sala de aula, onde o aprendizado acontece a toda hora, em todo lugar e com as mais diferentes pessoas. No Bairro-Escola Rio Vermelho, todos são educadores e aprendizes.

Programação
  • APRESENTAÇÕES Espetáculo Navio Negreiro (Colégio Estadual Dionísio Cerqueira – 10h/ 20min de duração) Dança (Mulekas de Ouro - 11horas/10minduração)
  • EXPOSIÇÕES Telhas e camisetas pintadas (Escola Municipal Senhora Santana) Trabalhos artesanais com reaproveitamento de materiais (Colégio Estadual Dionísio Cerqueira) Álbum fotográfico contando a história do bairro Santa Cruz e do colégio (Colégio Estadual Dionísio Cerqueira) Fotográfica Fatos e Fotos do Rio Vermelho (APADA ) Livro de tecido sobre a história do Rio Vermelho (APADA) Maquete do bairro do Rio Vermelho (APADA) Exposição de miniaturas em papel machê (APADA) Quadros sobre a cultura culinária do bairro do Rio Vermelho (APADA) 
  • OFICINAS Experiência de produção de sabão artesanal (Colégio Estadual Dionísio Cerqueira – 9hs às 11 hs) Contação de história com abraço amigo (Eurícles – 9h às 11 hs)
  • OUTROS Sussurros poéticos (Escola Municipal Senhora Santana) Contatos: Carla Aragão – Inspirare.
 Participe do IV Festival Bairro-Escola Rio Vermelho

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.