Mais polêmica: Vereadora entra com representação no MP pedindo explicações sobre realização da Enxaguada em espaço público

A vereadora Marta Rodrigues (PT) entrou com uma representação junto ao Ministério Público Federal (MPF), na tarde desta terça-feira (31), solicitando explicações sobre a utilização do antigo Mercado do Peixe - um espaço público em área da União – para a realização de festas privadas, a exemplo da que ocorreu no dia 31 de dezembro com o Reveillon das Artes, e da festa programada para este 2 de Fevereiro, chamada de Enxaguada de Iemanjá.

Na representação, a vereadora questiona o fato da permissão de uso do espaço para a Enxaguada de Iemanjá, junto à Secretaria de Patrimônio da União (SPU), ainda não ter sido publicado no Diário Oficial da União, contrariando o artigo 5º, inciso XXXVI, da Constituição. “A publicidade dos atos administrativos garante a comunicação com a sociedade civil, tornando público o conhecimento do evento e é um requisito que deveria ser respeitado. Ainda não houve a publicidade do evento. Ou seja, o evento acontece e depois ele é comunicado?”, questiona a vereadora, acrescentando ainda que uma festa privada em espaço público é um desrespeito com as características e a tradição cultural da Festa de Iemanjá.

Para Marta Rodrigues, também é preciso que seja esclarecido para a população qual o destino dos valores arrecadados com a festa privada no espaço público. Desde 2010, quando foi reinaugurado sob a gestão de João Henrique com um custo de R$ 3 milhões, pontua Marta, o Mercado do Peixe tem sido alvo de intervenções desnecessárias. Em 2015, a atual prefeitura anunciou nova demolição da estrutura e a transformação dos boxes em estacionamentos e quiosques caros.

De acordo com informações divulgadas na imprensa, a Asssociação dos Moradores do Rio Vermelho (AMARV – entidade sem fins lucrativos) seria apoiadora da Enxaguada de Iemanjá. A um site local, integrante da associação disse que os lucros seriam revertidos para a revitalização do Largo da Mariquita. “No entanto, o Largo da Mariquita foi ‘reinaugurado’ pela prefeitura de Salvador em janeiro de 2016, como parte do projeto de requalificação do bairro, que custou R$ 77 milhões. Já não basta festa privada em espaço público, fato que a população rechaça, ainda não está claro o destino do valor arrecadado”, diz. "É preciso que sejam esclarecidas as declarações da AMARV, entidade sem fins lucrativos, sobre a destinação dos valores arrecadados para a realização de obras e concessões que são de responsabilidade da prefeitura”, acrescenta Marta.

Outro questionamento feito ao MPF na representação é sobre o descumprimento do artigo 11, da Portaria nº 1/2014 da SPU, que traz a obrigação do permissionário de manter no local do evento, visível ao público, faixa, placa ou similar indicando a permissão de uso do espaço concedido pela União. “Notamos que as realizações dessas festas não ficaram claras à população. Além de serem realizadas em um espaço público, descumpriram algumas determinações. Há, ainda de forma nebulosa, uma tentativa de consolidar três festas privadas no espaço público do Mercado do Peixe: réveillon, Iemanjá e São João, desrespeitando mais uma vez a população”, declara a vereadora.

Reveillon das Artes - Também foi constatado que a publicidade no DOU do Reveillon das Artes ocorreu 12 dias após o evento. Na publicação, a AMARV, entidade sem fins lucrativos, aparece como permissionária - realizadora do evento. “O Extrato de permissão de uso só foi publicado no DOU no dia 11 de janeiro de 2017, doze dias após a realização do evento".

Mais polêmica: Vereadora entra com representação no MP pedindo explicações sobre realização da Enxaguada em espaço público
Vila Caramuru, antigo Mercado do Peixe no centro de mais uma polêmica dentro da Festa de Iemanjá 

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.