Qual a sua opinião sobre as feiras de artesanato do bairro?

Tanto no Largo da Mariquita como em Santana nos finais de semana são montadas barraca, em tese para a venda de artesanato. Entretanto são muitos os questionamentos sobre a qualidade dos produtos comercializados e do aumento considerável de barracas que vendem comidas e até bebidas. Outro aspecto diz respeito à quase privatização das praças, na medida em que sempre as mesmas pessoas que ocupam as barracas. Na Mariquita inclusive tendas são montadas sobre os canteiros. Algumas entidades começaram a discutir essa questão e defendem que é preciso um ordenamentos e que deve haver um revezamento para dar oportunidade a outras pessoas de mostrarem seus trabalhos além da ampliação dos espaços para que esse tipo de atividade seja desenvolvido em outras praças do bairro. O Blog tomou conhecimento dessa discussão e quer colocar o tema em debate. Dê a sua opinião.

Qual a sua opinião sobre as feiras de artesanato do bairro?
Na Mariquita barraca montada sobre o canteiro que já está todo destruído. 

Qual a sua opinião sobre as feiras de artesanato do bairro?
Feirinha no Largo de Santana
Tópicos:

Postar um comentário

9 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Na minha opinião, um bairro como o Rio Vermelho, conhecido principalmente por reunir boêmios, artistas e turistas, não poderia deixar de ter em seu âmbito, uma manifestação cultural tão expressiva como são as feiras de artesanato. Além do que, tais feiras, trazem ao local mais uma opção de lazer e compras para moradores e visitantes. Quanto à questão de quais artesãos participam e que produtos expõem,creio, não cabe a ninguém interferir,apenas as coordenações das empresas privadas que as gerem são responsáveis por essas escolhas. Acredito que os bairros tem questões mais relevantes e urgentes(segurança, por exemplo)para serem discutidas.

    ResponderExcluir
  2. Na Feira do Largo de Santana, o artesão tem o direito de ir e vir.
    Pelo que sei,não autoriza venda de bebidas alcoólicas e as barracas de alimentos são limitadas.Com relação ao produtos comercializados,existe a preocupação que o material seja feito pelo artesão.
    A inscrição para participar, acontece, uma vez por semana. Tem por objetivo dar oportunidade a artesãos da região e adjacências.
    A Praça utilizada é cuidada e preservada.

    ResponderExcluir
  3. A feirinha no largo de santana, dar mais vida ao espaço.Apoiamos a iniciativa, pois frequentamos e nos sentimos seguros.

    ResponderExcluir
  4. Apoio a permanência da feirinha no largo de santana.

    ResponderExcluir
  5. Sou favorável, a permanência da feirinha do largo de santana;grupo harmonioso, educados,talentosos e preço acessível.

    ResponderExcluir
  6. As feiras são sempre bem vindas em nosso bairro, desde que preservem o local, respeitem o espaço público e a comunidade local.

    ResponderExcluir
  7. Quando tem feiras, o bairro fica ainda mais alegre. Não sou chegado a bebidas e além dos bares, o bairro não oferece nenhum outro tipo de lazer.

    ResponderExcluir
  8. A feira no Largo de Santana é uma feira que existe há mais de 10 anos, se tornou um marco do Rio Vermelho. Dentro da sua organização, a responsavel, tem cuidado com a limpeza e seguranca do local. Alem de que a movimentação do fim de semana gera segurança para quem visita o Rio Vermelho. As barracas de alimentos nao podem comercializar bebidas alcoolicas e os alimentos vendidos sao todos preparados de formas seguras. Ja as barracas de artesanato é imprescindível que sejam feitos pelos proprios expositores. Desta forma, vejo que a feira deixa o ambiente do Rio Vermelho mais bonito, seguro e culturalmente marcante.
    Angelica Mazucato, artesã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a feirinha do Largo de Santana é bem organizada e tem acrescentado muito ao bairro.
      Porém, os grupos de feiras itinerantes que estão usando o Largo da Mariquita para expor seus produtos tem deixado a desejar na organização, limpeza, padronização, e principalmente em ficar colocando músicas ao vivo que não condizem com o ambiente. Fica parecendo mais seresta/pagodão para atrair gente e vender cerveja.

      Excluir