Salvador, maio de 2018 - Viagens Errantes compõem o tema exposição fotográfica da artista Karla Brunet, em cartaz no cinema Sala de Arte da UFBA, em Salvador, entre 27/05 e 01/07. Serão exibidas 57 imagens de lugares nos cinco continentes com um linha narrativa comum. “São viagens diferentes, que as pessoas não fazem normalmente. Viagens sem destino, sem roteiro, sem plano de volta”, diz a fotógrafa, que também é doutora e professora da UFBA. Na vernissage de abertura da mostra, no dia 26/05 às 18h30, também serão apresentados trabalhos de 12 artistas convidados, em diferentes plataformas: Enrique Franco, Bruno Rohde, Cristiano Fiqueiró, May HD e Junix 11, Iara Crepaldi, Daniel Aragão, Nelson Pretto, Agnes Cajaiba, Fernanda Rebelo, Marilda Santanna e Priscila Cabral.
As fotografias de Karla Brunet fazem parte do projeto Errante (www.errante.com.br), iniciado em 2001, à época de sua viagem à Europa para fazer doutorado. “Não poderia morar na Europa sem conhecer os vizinhos da América do Sul. Quando soube que havia sido selecionada, larguei o trabalho, vendi o carro e comprei uma passagem só de ida para o Equador. Fiquei uns seis meses viajando por vários países, fotografando e contando a experiência no Errante”, lembra.
O Errante é dividido em seções: Lugares (com locais em todos os continentes); e Aventuras (com viagens de cicloturismo, mergulho, remo, trilha, vela). Além disso, reúne materiais sobre situações exóticas (comidas, bebidas, animais); dicas de livros e guias de viagens e entrevistas). Em 2018, somam-se 17 anos de viagens errantes, representadas na mostra da Sala de Arte da UFBA e também documentadas no Instagram (errante_travel).
Além das 57 fotos emolduradas, a exposição conta com três monitores de vídeo: uma tela é dedicada a fotos pessoais; outra dá espaço a retratos de indivíduos que a fotógrafa conheceu em suas andanças; e a terceira apresenta alguns vídeos de viagens. “A ideia é que as pessoas se sintam nesses lugares e tentem descobrir onde são”, convida Karla Brunet.
A inauguração da mostra promove outras atrações em diferentes formatos: três performances audiovisuais (das duplas Karla Brunet e Enrique Franco; Bruno Rohde e Cristiano Fiqueiró; Luvebox – Andrea May e Junix); somadas a duas interpretações musicais (por Marilda Santanna e Priscila Cabral); à leitura de um trecho do livro “A Travessia: Adoecer, Viver e Morrer na Marcha Imigratória para o Brasil (1989-1926)” de Fernanda Rebelo (pela própria autora); e à projeção das fotos de convidados (Iara Crepaldi, Daniel Aragão, Nelson Pretto e Agnes Cajaiba). Além disso, na área lounge, é prevista a projeção de slides vintage com imagem para as pessoas navegarem.
“Viajar é minha vida. Não consigo imaginar a existência sem as viagens. Viajar é sair da zona de conforto, arriscar, ver coisas diferentes, repensar, conhecer-se, construir-se. Viajei meses com uma apenas uma mochila, sem precisar de nada a mais, e foi a época mais feliz da minha vida.”
Exposição Viagens Errantes - com fotos de Karla Brunet
- 27/05 - 01/07 (abertura 26/05 às 18h30)
- Sala de Arte da UFBA
- http://errante.com.br/
- https://www.instagram.com/errante_travel/
Convidados da abertura (abertura 26/05 às 18h30)
- Performances Audiovisuais
- Karla Brunet e Enrique Franco
- Bruno Rohde e Cristiano Fiqueiró
- May HD e Junix 11
- Projeções fotográficas
- Iara Crepaldi
- Daniel Aragao
- Nelson Pretto
- Agnes Cajaiba
- Leitura
- Fernanda Rebelo
- Música
- Marilda Santanna
- Priscila Cabral