Hoje é dia de rezar Santo Antônio da Igrejinha


Hoje, quarta-feira (3), ás 19h, tem reza de Santo Antonio na Igrejinha de Santana. O primeiro santo a ser homenageado no mês de junho com rezas durante 13 dias.Não faz muito tempo que muitas casas do Rio Vermelho abriam suas portas para receber os vizinhos para cumprir esse ritual. O altar, posicionado com destaque na sala, era todo ornamentado de papel crepom e flores coloridas. Isso não se vê mais no bairro com a mesma amplitude de antigamente, embora algumas pessoas ainda preservem a tradição. Depois de rezar e de incensar o santo, tinha os comes e bebes, com iguarias juninas e licores, destacando-se o de jenipapo.

A tradição de santo casamenteiro tem muitas versões, uma deles é de que ajudava as moças mais pobres pedindo dinheiro para o dote, para elas conseguirem casamento. Até hoje muita gente ainda se agarra ao santo para pedir um matrimonio. Mas nem só de reza vive Santo Antônio, ele também é penalizado, tem gente sem paciência de esperar a graça e apela mesmo para a ignorância, coloca a sua imagem de ponta cabeça em um recipiente com água e só retiram quando consegue o noivo ou noiva. Isso é o que se pode chamar de desespero de causa.
Tópicos:

Postar um comentário

1 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. São inúmeras as lendas e “causos” de moças desesperadas que castigam Santo Antônio, cada uma mais absurda ou engraçada que a outra. Tenho uma amiga que roubou o menino Jesus dos braços do santo para ele atender o seu pedido e jurou que só devolveria quando isso acontecesse. Coincidência ou não, ela casou.

    Outra vizinha minha não teve a mesma sorte. Colocava a imagem do santo de cabeça para baixo pendurado embaixo da cama, pra ver ele ajudava o eterno namorado a se definir. Mas parece que Santo Antônio não se deixou quebrar pela pressão, ou ficou com raiva mesmo de tantos maus tratos e deixou o cara casar com outra.

    Das lendas da cidade, é curiosíssima a da igreja do Santo Antônio Além do Carmo. O busto do santo está encravado na frente da igreja (conheço outra igreja que a imagem fica do lado de fora do templo, que é o cristo crucificado na frente da igreja do município de Livramento de Nossa Senhora). Conta-se que o busto foi colocado na frente da igreja do Santo Antônio como vingança de uma noiva de família rica e influente de Salvador que foi abandonada no altar. Deixou o santo no tempo, exposto ao sol e à chuva para pagar por não ter ajudado a segurar o noivo. Haja desespero!

    ResponderExcluir