Coqueiros em extinção

Coqueiros em extinção

Em toda a orla atlântica de Salvador os coqueirais compõem a bela, mas maltratada paisagem. Entretanto, chama atenção a grande quantidade de mudas que são replantadas para substituir as árvores mais antigas, que não conseguem vingar. Uma situação preocupante diante de possibilidade de não termos a plantação renovada e as lembranças dos coqueiros, em pouco tempo, fiquem apenas na música de Caymmi. Os responsáveis técnicos pelo paisagismo da cidade (se é que eles existem) precisam verificar com urgência o que está acontecendo, até porque, são muitas, e a Prefeitura pode ter comprando gatos por lebres quando adquiriu essas mudas.

Postar um comentário

4 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. É verdade ! Num passeio que fiz pela orla, verifiquei que, a partir da Barra até Itapoã , existem dezenas e dezenas de mudas que, com certeza ,não vingarão. Aliás, na av.Dourival Caymmy, existem também mudas de palmeiras imperiais que estão na mesma situação ... não há outra solução que substituir, agora, as mudas doentes e sem possibilidade de desenvolvimento , para que possamos ter, em alguns anos , uma orla ornamentada por coqueiros,o que é uma característica da terra . É preciso lembrar de que temos uma promessa de que, em pouco tempo , teremos uma orla igual à de Miami. Tem gente contando o tempo que falta...Quem viver, verá

    ResponderExcluir
  2. Somente para ressaltar, mudas de outras espécies também estão no mesmo estado. Alias, o verão está acabando e nada avançou em relação à revitalização da orla. As barracas continuam como sempre estiveram. Vamos ver o que vai acontecer durante este ano.

    ResponderExcluir
  3. Estimada Carmela e Sarnelli, qualquer desavisado por maior que seja sabe que ao ser transplantada uma muda de qualquer espécie vegetal ela necessita nesse momento crítico de rega ou seja água, mas parece que esqueceram de avisar esse detalhe ao responsável pelos parques e jardins da cidade. Por tal razão vemos pela cidade a esse morticínio de mudas, não basta plantar e deixar ao Deus dará, tem que regar dias alternados por pelo menos 2 meses até que elas se reequilibrem na nova situação.

    RL

    P.S Nunca vi caminhão pipa regando as mudas de coqueiro plantadas na altura do espanhol e estão todas morrendo, também nunca vi rega nas mudas recém transplantadas para o trecho entre os fortes na Barra, mas parece que aquela espécie de árvore resiste mais ao abandono do órgão competente por sua manutençã, já que mesmo sem água sobrevivem...

    ResponderExcluir
  4. Olha eu de novo, passeando por aqui. Boas as observações . Isso nos leva à conclusão de que as mudas, já que não podem ser regadas constantemente, estão sendo transplantadas em épocas erradas,de muito sol e calor. Ainda mais os coqueiros , que sofrem com o corte das raízes . O certo ,seria , então , esperar tempo propício, temperatura amena e de chuvas , para fazer esse trabalho. Na minha opinião, muitas mudas não são saudáveis. É um dos problemas.
    Será que os responsáveis não percebem ? O fato é que precisa replantar centenas de mudas que não vingaram , que não vingarão,e que já estão sofrendo de raquitiquismo , ou seja, nunca serão palmeiras !

    ResponderExcluir