Pedra da concha

Pedra da concha Por falar em Caramuru, entre as muitas versões sobre Diogo Alvares Correia, uma delas é de que foi encontrado nessa pedra em forma de concha, que fica na Mariquita, bem em frente onde o Rio Lucaia desemboca. Quanto a alcunha que recebeu, alguns atribuem ao fato de ter sido encontrado pelos indíos no fundo de uma loca, e por essa razão foi chamado de Caramuru, uma espécie de peixe que vivia em meio às pedras. A outra versão é de que ele ao ser avistado deu um tiro deixando os nativos apavorados. Fatos ou versões a realidade é que se realmente houvesse uma politica voltada para o turismo na cidade, a administração pública se apropriava melhor desse acontecimento dando uma atenção maior à Mariquita para estimular a visitação dos turistas. Quantas pessoas não estariam dispostas a tirar uma foto na pedra onde supostamente Caramuru foi encontrado?

Postar um comentário

7 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Sabe de uma coisa, Carmela ? A sua queixa é pertinente . Todos nós estamos vendo como funcionam as coisas que andam aos descuidados da Prefeitura. Realmente, o Rio Vermelho poderia ser promovido no sentido de atrair, pelo menos , uns minguados turistas, mas não badernas... Os que passam por aqui, apenas se hospedam e vão passear e gastar a maior parte da sua grana , na cidade e em outros locais. Continuamos com aquela vergonha da praia de Santana para a qual ninguém liga. Temos a Pedra da Concha com a sua história,os restos do fortim sobre o qual está a igreja, quem sabe mais o que . Somos o bairro dos artistas , do acarajé da Dinha ... !
    É só descobrir mais coisas... Enfim, já que há gente que muito se interessa sobre o Rio Vermelho, até uma Central de Associações, que não sei coisa fazem, bem que podiam tomar a si colocar o bairro em evidência e consertar alguma coisa ... ainda mais agora que temos um representante oficial na Câmara dos Vereadores. Com a palavra, quem de direito.
    Tudo isto , sem esquecer que é aqui que acontece , no dia 2 de fevereiro de todos os anos, a segunda maior festa depois do carnaval. E viva o Rio Vermelho! Só falta mesmo quem cuide dele de verdade !

    ResponderExcluir
  2. Pedindo licença a Sarnelli complemento, temos também:
    ... a pedra da sereia, a praia da paciência ou praia da bomba, a praia do buracão, a pedra dos pássaros, a piscina no tabuleiro da paciência, a praia da torrefação(em frente a biblioteca e ponto de mergulho e surfistas na maré de março), o S do mercado do peixe e tantas outras belezas.

    Desabafo de um amigo:

    “Ah Rio Vermelho, resistirás aos desmandos de seus filhos ou daqueles que se dizem ser?

    Nâo se deixe abater um dia deixarão a ignorância de lado, te darão mais respeito e valor.

    Seja perseverante, como já és majestoso, charmoso, esplendoroso, boêmio, romântico, efervescente de hitória, cultura e lazer...

    Lutaremos juntos amigo.”

    ResponderExcluir
  3. MEMORIAL CARAMURU
    O Memorial Caramuru é uma idéia de Ubaldo e que foi apresentada à Acirv, entidade que ele preside; depois, numa reunião quase secreta - onde só foram chamados aqueles que convinham ao presidente - foi apresentado à secretária municipal Kátia Carmelo, no salão Paroquial de Santana. O projeto foi encampado pela prefeitura que prometeu realiza-lo - no que eu realmente não acredito. Mas na semana passada o prefeito João Henrique esteve no mesmo salão paroquial onde lançou a pedra fundamental. Tirando o detalhe do local previsto para o Memorial ficar há cerca de 300 metros de onde teria sido lançada a pedra fundamental, parece que a prefeitura quer mesmo dar andamento ao projeto, e como o projeto, a meu ver, é quase desconhecido proponho que o mesmo seja mais divulgado entre os moradores.
    Estou dando minha contribuição divulgando o que está postado no site da Acirv:

    Perfil do Memorial Caramuru
    O desejo da Academia dos Imortais do Rio Vermelho (Acirv) é no sentido de que o Memorial seja um complexo dinâmico, para funcionar como centro de difusão histórica e cultural. Para isso, deverá congregar uma combinação de vetores, tais como:
    a) Museu: para abrigar o acervo histórico (memória de Caramuru e do Rio Vermelho), iconográfico (registros fotográficos do Rio Vermelho) e artístico (obras de autores com laços no bairro).
    b) Salão de eventos: para lançamentos literários e exposições temporárias, de fotografias e artes plásticas, principalmente dos valores emergentes, ainda sem acesso às galerias de arte do circuito comercial. O Rio Vermelho goza, desde 1950, de status de ser “o bairro dos artistas”.
    c) Auditório multiuso: para exibição de vídeos, realização de palestras, recitais, reuniões e outras ações culturais.
    d) Arena ao ar livre: para apresentações de grupos de capoeira, shows folclóricos, corais, etc.
    e) Jardim oceânico: para o lazer contemplativo do mar de Caramuru e promoção de feiras de artesanato e outros eventos ao ar livre.
    f) Equipamentos de apoio: balcão receptivo, loja de souvenires, sorveteria, cafeteria, bar e restaurante panorâmico.
    g) Setor administrativo: para gerenciamento do Memorial.
    h) Espaço para interação com a comunidade: local para um escritório da Acirv, que deseja se integrar na gestão do Memorial, como parceira efetiva e ativa.
    i) Galeria dos imortais: memorial para perpetuar personalidades, vivas ou falecidas, que residiram ou residem no bairro. O Artigo 3º dos Estatutos da Acirv, relacionou alguns nomes de pessoas que alcançaram projeção em suas atividades profissionais e fazem parte da vida do Rio Vermelho, de ontem e de hoje.

    ResponderExcluir
  4. Finalmente o bom senso prevaleceu, parabéns a Pino por mais este esclarecimento, pois o filho não se deu o trabalho de explicar.
    Sr. Ubaldo Neto, depois não venha ironizar nem negar o fato do Memorial ser atribuído a sua família de presidenciáveis, que como já está explicado, a idéia foi de sua família, a mesma exerceu e vem exercendo influência para a realização inclusive a divulgação, mesmo que seja num site, também idealizado e criado pelo seu clã. E ainda vem falar em grande divulgação!
    Outra, apesar da idéia ser ótima, quero levantar mais uma dúvida:
    A manutenção de todo este complexo será administrado por quem?
    Será que o seu clã(corrente, família, como você quiser) também terá sucesso nesta administração?
    Agora, se depois de dez anos nada mudar, ai por favor, agüente as críticas, e o mais importante tente crescer com elas. Depois não diga que sou complacente!

    ResponderExcluir
  5. DIVULGAÇÃO URGENTE!
    Se a pedra fundamental - segundo o site da prefeitura - já foi lançada, então o projeto já deve estar pronto, que apresente-se o mesmo aos moradores.
    Poderia ser no Salão Paroquial, no Centro Amilcar Marques ou até na sede da Acirv. O fato é que precisamos conhecer esse projeto antes das obras começarem.

    Pelo que está proposto o valor desse empreendimento ficaria em torno de três milhões de reais com um custo de manutenção girando pelos cinquenta mil reais/ mês

    Pergunta-se:
    De onde sairão os recursos para sua execução?
    Uma vez executado quem iria administrar esse complexo?
    De onde sairiam os recursos para essa administração?
    Não haveria coisas mais importantes e prioritárias no bairro onde esses recursos pudessem ser aplicados?
    Estamos aguardando as respostas.

    ResponderExcluir
  6. SOBRE O MEMORIAL CARAMURU
    Tive acesso a parte do projeto do Memorial Caramuru.Está bastante diferente do que Ubaldo idealizou. Pelo que pude observar a prefeitura retirou quase tudo do que tinha sido proposto, mas existirá uma estátua de Caramuru, uma em homenagem aos Tupinambás, um local para comercialização de artesanato indígena, mirante, esses equipamentos estão programados para serem inaugurados dia 5 de outubro.
    Volto a insistir para que o projeto seja apresentado aos moradores do Rio Vermelho. O projeto existe. Todos devem ter acesso a ele.

    ResponderExcluir