Colecionador de personagens, Wilson Melo

Foto/ Blog/RVColecionador de personagens, Wilson Melo
 Na cadeira cativa no bar do Manu, no largo da Mariquita, onde os biriteiros tradicionais do Rio Vermelho se encontram, um colecionador de personagens desfila suas histórias. É o ator baiano Wilson Melo(foto), com mais de 60 anos de profissão e uma centena de trabalhos no teatro e no cinema. Cabelos prateados, camisa semi-aberta, mas parece um personagem saído dos livros de Jorge Amado, talvez isso explique a sua presença quase que indispensável em filmes ou peças baseadas nas obras desse extraordinário autor baiano, como “Dona Flor e seus Dois Maridos”, “Tenda dos Milagres” e “Jubiabá”, “Quincas Berro D´Água”, aliais, Wilson Melo foi o ator que mais interpretou esse personagem. Entretanto, no teatro e no cinema já interpretou de tudo, perdeu a conta de quantos, pelo alto, diz que foram mais de 90. Quantas vezes já subiu aos palcos de tratros por todo o país? mais de uma centena. Seu último trabalho nos palcos da Bahia foi a peça Lábios que Beijei contracenando com a atriz Nilda Spencer, recentemente falecida, e outro ícone do teatro baiano. No cinema, viveu um médico em Cascalho, de Tuna Espinheira, e teve participação em Cidade Baixa, dois dos seus últimos trabalhos. Agora se prepara para o desafio de viver um homossexual, em um filme que começou a ser rodado em Salvador que ele não lembra bem qual o nome, mas isso não faz diferença alguma, a importância desse extraordinário ator baiano já é parte da história do cinema.

 Assim é o Rio Vermelho, desde quando Caramuru chegou por essas bandas, há 500 anos, uma história, um personagem em cada esquina, basta circular pelo bairro, para aprender e entender porque ele é, sem dúvida, um dos pontos mágicos de Salvador.
Tópicos:

Postar um comentário

4 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. BRAVO!
    Um brinde a esse grande grande ator baiano com quem tenho a honra de conviver e tomar algumas no bar de Manu!
    Palmas para ele que ele merece!

    ResponderExcluir
  2. Realmente esse blog está mostrando um bairro que o dia a dia não deixa agente ver. De um lado os problemas de outros grandes figuras como esse excelente ator que anda anonimamente pelas ruas do Rio Vermelho. Como o amigo disse muito bem no comentário acima, um bride para ele e ponto para o blog.

    ResponderExcluir
  3. Supimpa( veja que sou antigo) essa postagem de Wilson Melo,eu também gosto de tomar minhas biritas pelo Rio Vermelho, pouco, mais constantemente e já tive oportunidade de ver o nosso ator no bar praticando o levatamento ao copo.

    ResponderExcluir
  4. Gostei dessa postagém, uma bela homenagem a esse ator que apesar de ter interpretado tantos personagens é essa simpliciade sem afetação de uns e outros que aparecem na TV ou no cinema uma vez e andam como se estivessem com o rei na barriga. Viva a simplicidade.

    ResponderExcluir