Da série ecos do passado, descaso no presente

Câmara de um morteiro do século XVI, da série ecos do passado, descaso no presente
foto/bt Triste BahiaPeça rara do século XVI transformada em lixão
Esse é mais um belo exemplo de como a cidade trata seu patrimônio histórico. Esse buraco que foi transformado em lata de lixo é nada menos que a câmara de um morteiro do século XVI que se encontra em frente ao Forte de São Diego, na Barra. Trata-se de talvez a peça mais rara do século XVI exposta ao ar livre no Brasil, fabricada na Europa antes da fundação de Salvador em 1549. O restaurador argentino Domingo Tellechea que morou na cidade até 2007 pretendia restaurá-lo por conta própria, de graça, mas ninguém do patrimônio histórico se interessou em autorizá-lo. A peça continua lá, servido de depósito de lixo.(bt)

Postar um comentário

5 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Infelizmente a minha opinião pode ser considerada até de interesse pessoal, por eu ser neto de um escultor que deixou muitas obras importantes em Salvador , a exemplo do Cristo da Barra , Castro Alves, Barão do Rio Branco, Visconde de Cayru e outras ,que viveu 40 anos em Salvador e aqui faleceu em 03/1943. Ele se chamava Pasquale De Chirico e foi , inclusive, professor da escola de Belas Artes.
    E por que não, se o patrimônio é nosso , do cidadão e eu sou um cidadão ? Muitas obras dele , principalmente aquelas realizadas no entorno do anfiteatro da antiga Escola de Medicina da Bahia , foram relegadas ao abandono e agora se tenta recuperar algo que tínhamos, que foi abandonado , mas, dinheiro que é bom,. não há... Uma peça como essa mostrada pelo Blog do Rio Vermelho é um preciosidade histórica que deveria ter sido preservada com muito carinho. Mas, infelizmente, em matéria de conservação dos próprios históricos, só contamos mesmo com a irresponsabilidade de todos os gestores, ligados ao assunto, passados e atuais. Qual será a alegação ? O Cristo da Barra continua sem as quatro placas de mármore negras que amigos do alheios levaram há muito tempo. O órgão encarregado do patrimônio artístico da cidade, bem que sabe... e não faz nada !

    ResponderExcluir
  2. A pior coisa que tem é uma cidade onde os que dirigem são desprovidos de conhecimento da cultura de sua terra.Tem um radialista que costuma dizer que a Bahia ultimanente anda muito mal frequanta.Sou obrigo a concordar com isso.

    ResponderExcluir
  3. Enquanto na Europa qualquer pedra antiga é valorizada e vira atração turistica,aqui, o pouco que ainda resta de história é largado no tempo como esse exemplo que o históriador e jornalista Biaggio nos mostra.Lamentável.

    ResponderExcluir
  4. A cidade de Salvador possui grandes reliquias históricas se degradando, o que se ve aos poucos e a ineficiencia dos poderes pois não é por falta de aviso que eles estão se acabando é por falta de interresse.

    ResponderExcluir