Falta de planejamento gera engarrafamentos

Falta de planejamento gera engarrafamentos
O primeiro debate realizado hoje (18) na Biblioteca Juracy Magalhães sobre os engarrafamentos no Rio Vermelho mostrou a dimensão e a complexidade do problema que tende a se agravar se não houver uma intervenção do poder publico criando novas alternativas para dar vazão ao grande fluxo de veículos que circulam na área. O debate contou com a participação do ex-secretário de Transporte Miguel Kertzman, que considerou o problema como consequência da falta de planejamento urbano e crescimento desordenado dos bairros. Segundo ele, a realização da Copa em 2014, pode representar uma grande chance de se avançar, desde quando, uma das condições para a realização do evento, é a questão da mobilidade urbana.

Com relação ao Rio Vermelho reconheceu que é um problema complexo dado às características do bairro e disse que uma das alternativas para reduzir o chamado “gargalo” na Mariquita seria a desapropriações de casas da Rua do Meio para o alargamento da pista. A arquiteta Arilda Cardoso apresentou o trabalho realizado em 2005 e entregue ao prefeito João Henrique , onde se assinala que “A preservação do patrimônio histórico arquitetônico e paisagístico do Rio Vermelho e da qualidade de vida de seus moradores, tem prioridade sobre um tráfego de passagem de veículos individuais”. Nesse mesmo documento foram sugeridas melhorias para o bairro, incluindo algumas modificações no transito, com desvios para a Garibaldi.

Lucas Jerzy Portela que faz parte de uma ONG que defende o uso de bicicleta como forma de diminuir o número de veículos nas ruas, disse que o bairro tem características adequadas para o incentivo ao uso desse meio de locomoção e que é uma alternativa fácil de ser implementada. Diante das inúmeras observações e sugestões e considerando a complexidade do problema foi sugerida a realização de uma nova reunião inclusive na perspectiva de se organização de um amplo seminário sobre o Rio Vermelho para que o bairro seja olhado como um todo, evitando intervenções pontuais improvisadas que prejudicam mais do que ajudam. 

O encontro contou com as presenças do Administrador Regional, Senhor Casqueiro, do Presidente da Colônia de Pesca Z1, Branco, o ex-vereador João Dantas, que representou o vereador Pedro Godinho, líder do governo municipal na Câmara, Silvana, vice-diretora a Escola Casa da Amizade, Dona Eneida da Biblioteca Juracy Magalhães, lideranças do bairro e antigos moradores como Sarnelli, Pino, Cristiano, Jacy, entre outros. 

O Blog entende que o primeiro debate alcançou o objetivo de iniciar uma reflexão sobre o problema e agradeçe a participação de todos, em especial a Miguel Kertzman, dra Arilda e Casquiro, que abiram espaços em suas agendas para comparecer à reunião , ao vereador Pedro Godinho, que não esteve presente mas mandou representante , e a direção da Bibliteca Juracy Magalhães, na figura de Dona Eneida, pelo apoio .
Tópicos:

Postar um comentário

8 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Foi muito interessante o encontro que discutiu os engarrafamentos no bairro, várias propostas foram apresentadas, agora é continuar a discussão e apresentar o resultado - que deverá expressar a opinião dos moradores do Rio Vermelho - a quem de direito.

    ResponderExcluir
  2. ENCONTRO MENSAL COM O ADMINISTRADOR REGIONAL
    Ficou acertado que o sr. Roberto Casqueiro estará presente toda última quinta-feira do mês no Centro Social Amilcar Marques (Antiga igrejinha de Santana), a partir das 16:30h, para tomar conhecimento das reinvindicações do. moradores do Bairro.
    O 1º encontro acontecerá dia 29 de outubro e quem quiser pode aparecer e apresentar sua reclamação ou sugestão.

    ResponderExcluir
  3. É Pino, você sintetizou bem. Não passa por nossa cabeça a pretensão de querer resolver um problema tão complexo como esse, o nosso objetivo é entender o que está acontecendo e levar para os poderes competentes, aqueles que decidem, as nossas preocupação, inclusive com o futuro do bairro. Eles é que terão que se debruçar sobre o problema e encontrar uma saída que leve em consideração as preocupação dos moradores. O que não devemos e não podemos é ficar de braços cruzados , tal qual a Carolina de Chico Buarque, que o tempo passou na janela e só ela não viu.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, minha gente ! Aquela nossa primeira impressão de que não conseguiríamos uma boa reunião, felizmente, foi por água abaixo ! Conseguimos colocar em evidência um problema que todos conhecem , mas que estava sendo empurrado para a frente , quem sabe até quando e para onde...
    O encontro teve o mérito de abrir as portas para novas discussões e possibilitar um interesse maior da comunidade nos assuntos do seu interesse. Há quém diga que o Rio Vermelho não é um bairro de passagem , mas eu efirmo que é sim. Vimos ontem , após a reunião, como o engarrafamento se prolongava ( só neste pedaço ) da sinaleira da Mariquita até o início da Av.Getúlio Vargas ( Oceânica )...
    É mais um tento do Blog do Rio Vermelho que está no ar para tornar públicos os problemas que nos afligem para que , quém de direito , resolva-os. Este é o trabalho a que o blog se propõe !
    Parabéns, Carmela, Obrigado Dra. Arilda , Dr. Kertez e Sra. Eneida e quém mais colaborou direta ou indiretamente para o sucesso da missão, que, dizendo de passagem, está no começo. Precisamos da colaboração de todos.

    ResponderExcluir
  5. Lamentei muito não ter participado desta reunião, por conta do meu trabalho, principalmente pela oportunidade de ouvir Miguel Kértzman, sem dúvida um dos mais importantes secretários de transporte de Salvador, que na gestão de Lídice da Mata fez intervenções significativas na cidade, como a Ligação Iguatemi Paralela, a rótula Vasco/ Garibalde e outras. Parabéns Carmela, pela grande iniciativa do blog.

    ResponderExcluir
  6. AINDA SOBRE O ENCONTRO destaco a participação de Lucas fervoroso adepto do uso da bicicleta como alternativa de deslocamento.
    E talvez o cerne da discussão seja:
    Considerar o bairro como passagem e alargar as ruas derrubando o que estiver atrapalhando o fluxo dos veículos, ou desviar o fluxo dos veículos que estão só de passagem para a Av. Garibalde, Rua do Canal e outras internas deixando o trecho final da Av. Oceânica, e ruas da Paciência, Guedes Cabral, João Gomes, Odilon Santos, etc para serem utilisadas somente por quem se dirige ao Rio Vermelho.

    ResponderExcluir
  7. Carmela,

    amanhã, dia 22 de setembro, é Dia Mundial sem Carro.

    Lá no Planserv, farei palestra sobre mobilidade urbana. É aberta pra quem quiser ir: http://www.planserv.ba.gov.br/noticias.asp?pagina=1&cod_noticia=462


    Ademais, valia a pena uma chamada sobre isso no seu blog: "deixa o carro em casa, e vai degustar sua cidade!".

    ResponderExcluir