O favelão da praia de Sant`Anna voltou a se instalar com tudo que um moquifo tem direito: trapos, lixo, barcos transformados em moradia, cachorros, galináceos, uma verdadeira imundice. E pensar que o Administrador Regional, Casqueiro, que o Prefeito resolveu exonerar, estava conseguindo manter a praia limpa, depois do mutirão que ajudou a realizar, colocando um ponto final no abandono de décadas.Infelizmente o Rio Vermelho é um bairro desmobilizado, exceto uma ou outra voz que se levanta, mas sempre de forma isolada, sem articulação capaz de reverter as decisões. È nesse vazio que os desatinos administrativos são cometidos, sem qualquer reação da comunidade. Em outros bairros as tentativas de exonerar os administradores atuantes e técnicos foram barrada porque houve mobilização. O resultado dessa apatia é o que estamos vendo à nossa volta, um bairro sem manutenção, esquecido, abandonado. Ontem, dia da Festa de Sant`Anna, as pessoas que acompanhavam a procissão da balaustrada, mostravam-se surpresas com a situação da praia.
Postar um comentário
16 Comentários* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
O engraçado ou triste em tudo isto é que nada disso deveria acontecer com o bairro, que conta com uma estrutura legal , administrativa , que deveria cuidar de tudo. No entanto ...
ResponderExcluirNão resta que ficar de olho nas coisas, inclusive na praia , e reiniciar as denúncias, que é o verdadeiro papel do blog...É a velha mania varrer a sala uma vez e esquecer a vassoura atrás da porta pelo resto dos tempos !
Vou fazer a minha parte levando a companheira fuxiqueira no bolso , com as pilhas bem carregadinhas.
É como dizia o radialista , no seu programa , que chegou a ser Prefeito de Salvador. Ele matava a cobra e ,mostrava o pau...
A propósito, segundo estou informado, o nome da Administradora da área , que mora no Caminho das Árvores ( mas não tenho o endereço ), é ELIANA MASCARENHAS .
Os seus telefones, são: fixo: 3451-6282
81512176 ( móvel )
Chamei para os dois - São 11,50 , e ninguém atendeu o fixo .
Disquei para o móvel e aquela vóz desagradável e mecânica , me informou que a mensagem estava sendo encaminhada para a caixa de mensagens...
Não faz mal. Vamos continuar tentando.
O cabo eleitoral deve estar muito ocupada...não pode atender a estes pedidos sem muita importância.
ResponderExcluirComo os comentários anteriores comprovam, é pura maquiagem, não existem departamentos efetivos no sistema público seja ele municipal, estadual ou federal.
Salvador, 27 de julho de 2010.
ResponderExcluirPOLÍTICA
DATAFOLHA: JH TEM A PIOR NOTA ENTRE OS PREFEITOS
Pesquisa aponta o prefeito de Salvador, João Henrique (PMDB) com a pior avaliação entre as capitais pesquisadas: nota 4,5.
Os entrevistados nessa pesquisa foram bem generosos, quatro e meio é muito.
ResponderExcluirIsso mesmo Brasileiro Nativo. Confrontado com outros prefeitos, sete, ele conservou a nota 4,5 mantendo a sua posição na lanterninha , da qual não abre mão , para a nossa infelicidade.
ResponderExcluirÉ meio desagradável, a todo o momento, ter que tecer algumas considerações, entretanto em decorrência da manutenção dos fatos, somos obrigados a fazê-las mesmo a contragosto. De modo que vamos lá;
ResponderExcluir1 – Não foi o Casqueiro que estava conseguindo manter a praia limpa. Todas as solicitações as Secretarias da Prefeitura e ao Governo do Estado para a realização da limpeza das praias do bairro, foram feitas pela Colônia Z-01, inclusive a presença da Policia Militar para garantir a segurança dos executores. Temos protocolado todos os ofícios encaminhados, solicitando as ações referidas. O Dr. Roberto Casqueiro foi e é um grande parceiro, nutrimos uma profunda admiração pelo seu trabalho e caráter, entretanto acreditamos em um modelo de gestão participativa, conjunta e coletivada. Porém não se trata de quem seja o executor, o que precisamos é replicar os bons resultados, cobrando as instituições executoras, prestarem os serviços a que são destinadas.
2 – Em relação ao bairro ser desmobilizado, sem dúvida temos de concordar, todavia, as vozes isoladas que se levantam, não serem capazes de reverter as decisões, já não é bem assim. Por duas vezes consecutivas obstruímos a ação do Prefeito de tentar exonerar o Casqueiro. Reunimos um considerável número de entidades representativas da SIGA VII em uma reunião com a presença da imprensa, que derivou em três cartas abertas e endereçadas ao Prefeito, a Primeira Dama e ao Vereador Pedro Godinho, repudiando a substituição do Administrador Regional e demonstrando o sentimento geral de satisfação que sentíamos, pela permanência do mesmo.
3 – No que diz respeito a referida “apatia”, e “abandonado”, o que podemos informar é que, mesmo sem o Casqueiro e sem a sua substituta, (que até hoje desconhecemos), estamos em processo de elaboração de mais uma ação muito mais ampla, juntamente com a SETAD e mais outras entidades institucionais, para sanear definitivamente esta ferida social, que por hora, encontra-se na praia de Santana.
4 – Concordamos que todos deverão lutar pelas melhorias das condições de habitabilidade do nosso bairro com responsabilidade, com boas ações, inclusive no tocante a questão socioambiental. Também acreditamos, que a prática de limitar aos muros de cada entidade representativa que existe neste bairro, a responsabilidade dessas ações e, por conseguinte, a segmentação de cargos públicos, que não seja, estritamente com a finalidade de prestar o serviço ao cidadão, deve ruir. Essa deve ser a nossa luta, essas devem ser as mudanças.
Então tá.
ResponderExcluirPapo Furado...Temos que protestar mesmo e não inventar desculpas para o que esta errado e foi feito no passado, se tivesse sido bem feito com planejamento, segurança eles não teriam voltado. Não adianta da um dinheirinho para eles e falar...
ResponderExcluir" Vai rolar um multirão aqui vcs dão uma saidinha de 2 semanas mais depois vcs podem voltar"
Bricadeira Tudo incompetente.
corruptos...
E nois ficamos aqui esperando por Deus.
RI
O fato é que - coincidência ou não - bastou Casqueiro ser exonerado do cargo para tudo voltar ao que era na praia de Santana.
ResponderExcluirE os amigos das praias do Rio Vermelho que fim levaram?
ResponderExcluirÉ uma pena e Amaralina está entregue ao lixo! À noite ou até mesmo durante o dia, nas esquinas, os sacos e caixas de lixo ficam amontoados à espera do caminhão. Não há lugares apropriados para que a população jogue o lixo diariamente. Está uma caos
ResponderExcluirALÔ VANDA: Os amigos das praias sumiram. Tentei criar esse movimento mas não obtive nenhum apoio dos moradores do bairro, e como estou muito velho para ficar dando murro em ponta de faca...
ResponderExcluirSe eu fosse moradora do Rio Vermelho você podia contar comigo,mas moro na Barra e aqui já temos problemas demais para administrar.
ResponderExcluirÉ Vanda , sabemos dos problemas da Barra , que paga o preço por ser bonita e o da irresponsabilidade de quém, ao envéz de conservá-la , faz de tudo para acabar com o que a natureza nos deu.... Vocês têm mesmo é que fazer muito barulho e até irem ao ministério público pedir socorro.
ResponderExcluirAcabei de saber, há poucos instantes, que o MP acabou com a música ao vivo em todos os barzinhos que existem aqui no Rio Vermelho na rua Fonte do Boi. Os moradores se reuniram, recorreram ao MP, e este resolveu a questão. Se não temos prefeito, temos o MP que está fazendo um belo trabalho em todo o Brasil. Nós mesmos, aqui no Parque Cruz Aguiar, estamos de olho em certas " coisinhas " , para não deixar prosperar. Temos mesmo é que estar atentos e já que o poder público não fáz, reclamar e usar todos os recursos disponíveis. Salvador está totalmente abandonada. Vou repetir: confrotada a atuação do nosso prefeito com outros seis , ele ficou em sétimo lugar e garantiu a lanterninha como o pior prefeito do Brasil, com a nota 4,5 - na escola e na vida pública, " já tomou pau " ... Quando aparece , promete fiscalização nisso e naquilo e até prender quem faz pipi nas ruas , numa cidade na qual não existem sanitários públicos. Ele, JH, sabe disso... Onde estão os fiscais para prenderem os mijões ? E, por aí vai...
Como diz o PINO, quando a gente tenta formar um grupo. está todo mundo ocupado , e só consegue mesmo é se unir à um amigo e ou a uma amiga. De resto , muita gente aparece para criticar as postagens , que visam denunciar , na linguagem popular, botar a boca no trombone , e dizer o que tem e como ser feito , mas não ajuda sem denunciar e só criticando aqueles que bem ou mal reclamam e apresentam idéias, pelo menos para estudo. Mas, até outubro , os políticos estarão ocupados. No entanto, navegar é preciso, quero dizer, protestar e denunciar é indispensável para manter a nossa voz viva !
Quisera as pessoas fossem como as abelhas e as formigas ... !
Obrigado pelo apoio, Vanda!
ResponderExcluirPara fazer justiça devo dizer que sempre contei com o apoio de Carmela, Sarnelli e Branco que compareceram aos encontos dominicais na praia de Santana, depois quando fizemos o mutirão de limpeza das praia do Rio Vermelho (27/09/2009) várias outras pessoas, alem das citadas acima, e entidades tambem participaram. Mesmo correndo o risco de esquecer alguem posso nominar o prof. Hélio Campos, Fredão, Rui Santana que criou a camisa alusiva ao evento patrocinada pelo hotel Pestana, Paciência Viva e Colégio Guiomar Pereira, contamos tambem com o apoio de Roberto Casqueiro, da Limpurb, da Salvamar e da Polícia Militar.
Sugiro que façam outro muitirão assim que a chuva der uma trégua, passei hoje pela manhã andando no calçadão de Santana e a praia está mesmo um lastima, isso sem contar com barcos cheios de água ,se for da chuva é um perigo para a proliferação de dengue, fiquem atentos!
ResponderExcluir